terça-feira, agosto 25, 2009

19 Mudanças na Regra - Versão Premiada

A FECI - Fundação de Esporte e Cultura do Sport Club Internacional promoveu um Concurso de Poseias, Contos e Crônicas, para o qual fui convidado a participar. Diante desse convite, editei a versão original do texto Mudanças na Regra, postada aqui no dia 30/12/2008, e o inscrevi no concurso. Para minha grande satisfação, a referida crônica ganhou o primeiro lugar em sua categoria. A cerimônia de premiação será amanhã, na sede da FECI. Gostaria de, hoje, dividir essa alegria com os leitores do BV, agradecendo a todos que semanalmente aguentam meus relatos, sejam eles emotivos, críticos, interessantes ou chatos. Transcrevo, abaixo, a versão premiada.

No ano do centenário colorado, aqueles que costumam debater diariamente as coisas do futebol e do seu clube do coração, pela internet, devem estar atentos para mudanças na regra que estarão entrando em vigor no primeiro dia de 2009. Mas não estou falando da regra do futebol. Essa muda pouco ou quase nada a cada década. A última mudança significativa de que eu me recordo foi a vedação ao goleiro de pegar com as mãos bolas recuadas com os pés ou advindas de um arremesso lateral. Estou falando é da reforma ortográfica. Sim, porque, se por um lado ela em nada afetará nosso vocabulário de arquibancada, certamente interferirá nos nossos debates escritos. Seja no desabafo pós-jogo, seja nas análises técnico-táticas dos dias seguintes, ou até mesmo naquela tradicional corneta virtual via e-mail para um amigo rival. Essas mudanças serão importantes porque, com isso, a Língua Portuguesa poderá se tornar um dos idiomas oficiais da FIFA, opa, quer dizer, da ONU.

Podemos começar pelo acento diferencial. Agora o jogador não pára mais a bola, nem o juiz pára a jogada. A partir de 2009, o árbitro para o jogo para o jogador ser atendido pelos médicos. Verbo e preposição estarão escritos com a mesma grafia. O acento diferencial foi rebaixado. A exceção fica com o verbo pôr. O Ronaldinho tentou pôr a bola na rede, mas ela passou por cima da barreira e foi para fora. Com isso, o colorado pôde comemorar o título mundial FIFA. Contudo, até hoje, gremista não pode.

Outro que caiu para a segunda divisão da língua foi o acento circunflexo no hiato “ee”. Isso significa que aqueles que leem este texto, agora não precisarão mais acentuar a primeira letra “e” da palavra. O mesmo vale para todos os demais torcedores que veem, creem e preveem tanta coisa sobre futebol quanto este fanático que ora vos escreve. Mas atenção: o acento circunflexo continua no plural dos verbos ter e vir e seus derivados. Então aqueles que têm suas convicções imutáveis sobre futebol, que mantêm seus pontos de vista a todo custo, não deixarão o acento para trás.

Agora, o lanterninha, aquele que foi rebaixado sem exceção é o trema. Portanto, passaremos a escrever com frequência sobre as consequências das arguições eloquentes dos nossos novos Conselheiros. Discutiremos medidas exequíveis, em debates nada tranquilos. Quero só ver quem é que aguenta. Trema, agora, só em nomes próprios de origem estrangeira.

Ainda temos a abolição do acento agudo nas paroxítonas com os ditongos abertos “ei” e “oi”. Aqui, vale ressaltar que velhas idéias sobre futebol deverão ser substituídas por ideias novas. Estas, sem acento. Neste ponto, eu gostaria de lembrar que o futebol é apenas um jogo, mas quem escreve para a grande massa deve cuidar quando o faz como quem joga para a plateia, querendo fazer de determinados jogos uma epopeia, transformando simples partidas em feitos heroicos. Na cabeça de um debiloide, a ideia de batalhas e odisseias, pode acabar incitando a violência. Ou seria eu um paranoico? Tudo sem acento, é claro.

Mas a grande dificuldade vai estar mesmo é no hífen. Em alguns casos ele caiu. Note-se que o Fernando Carvalho para muitos, será o verdadeiro presidente do Inter, mas isso será extraoficial (sem hífen). Formalmente, o mandachuva (sem hífen), continuará sendo Vitório Píffero. Isso porque o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa também com vogal. Mas, atenção! Quando as vogais forem iguais, continua o hífen. Portanto, não adianta reclamar na Social, o contra-ataque seguirá separado por este acento gráfico, por mais que desejemos uma ligação direta entre a defesa e o ataque.

Cai o hífen, ainda, quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com “s” ou “r”. Neste caso, dobra-se a consoante. Assim, podemos ter entre as torcidas gaúchas, grupos ou facções antissemitas (sem hífen), mas no Beira-Rio, eu garanto, temos uma torcida antirracismo(sem hífen). Mas cuide quando o prefixo terminar em “r” e o elemento seguinte começar com a mesma letra, pois, aí, segue o hífen. É o caso de inter-regional, só que este termo já caiu em desuso faz algum tempo. Mas se alguém ainda estiver com essa antiga provocação entalada na goela e quiser devolver aos rivais, fica a dica, façam-na com hífen: “Quem é inter-regional agora, hein?”

Por fim, vale lembrar que nos falsos prefixos, aqueles que na língua de origem (Grego e Latim) eram palavras autônomas, continuam-se usando o hífen. São exemplos: macro, micro e bi. Então, bi-rebaixado continua sendo escrito com hífen. Mas mesmo entre os prefixos verdadeiros, há aqueles que continuarão aceitando o hífen. É o caso do vice. Então, para aquele seu parente, amigo, colega ou vizinho que acha que vice é título, não se esqueça de avisá-lo que, na hora de confeccionar a faixa, coloque o hífen.

Contudo, diante de tantas mudanças, não é preciso entrar em pânico. Haverá um período de transição de quatro anos nos quais tanto a regra antiga quanto a nova serão válidas. Até lá, esperamos que a cobertura do Beira-Rio já esteja pronta. Ainda falta os membros da Academia Brasileira de Letras aprovarem o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e, enquanto isso, ainda haverá pequenas diferenças de grafia decorrentes de interpretações divergentes entre especialistas.

Tanto na regra velha, quanto na nova, pretendo continuar escrevendo e, inevitavelmente, por vezes, errando. Mas sempre aprendendo. Afinal, não sei o que é mais complicado, se a Ortografia da Língua Portuguesa ou a interpretação do impedimento passivo na imagem em câmera-lenta. Câmera-lenta? Com ou sem hífen?



19 Comentários:

Cleber_Tapes/RS disse...

Direção Incopetente....

Quem tem Sonda não precisa de sócio (2)

Rossato disse...

Ai Daniel, quatro palavrinhas pra ti.

PA-RA-BÉ-NS!!! auheuaehuaheauehae

muito massa o texto mesmo!!!!

Davi disse...

Este prêmio nada mais é que uma consequencia do teu excepcional talento Dani.

Parabens!!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Eae locao,

mto bom o texto.

Premio justíssimo.

abs

Fabiano- POA-Germany disse...

Porra meu velho, parabéns!! Este texto ficou muito bom mesmo!!!
Abração

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Elucidativo e didático!

Capim de primeira prá muito orelhudo...

rubensborges (rbfn04) disse...

Parabén cara...

Klaus disse...

Paranbéns

Klaus disse...

Ademais... Apenas eu defendo que o Inter deva contratar ao menos reservas para o ataque?

Quem é o reserva do Alecsandro?

E se ele se machuca?

Perdemos o Valter, o Nilmar e até o Leandrão. O que fez a direção? Quem contratou? Caso o Alecsandro seja expulso amanhã, quem joga no Beira-Rio, COM A 9, contra um adversário direto à vaga?

NEM PARA ISSO O F9 SERVIRIA? PELO AMOR DE DEUS!

É isso que eu cobro dessa MERDA de direção!

O "grande" elenco não tem reserva para o ataque e meio ofensivo!

Hoje, quem é o reserva do Andrézinho (que na minha opinião, já deveria ser o reserva)?

Quem é o reserva do Giuliano?

Onde estão as reposições para as perdas?

Quem pode entrar para mudar o jogo?

O Bolanos, afinal, joga originalmente em qual posição? Pelo que me lembre, o bom da LDU era o Guerron, e não o Bolanos! Estou engando?

PREOCUPANTE!

Klaus disse...

E tenho escutado que o Inter não poderia jogar no 3-5-2 por não ter alas... MAS TEMOS LATERAIS?

Para jogar no 4-4-2 PRECISAMOS DE LATERAIS!

Para mim, o Kleber é mais ala do que lateral!

Então, coloca o Kleber na esquerda e o Giuliano na direita e está pronto o problema dos alas!

O Giuliano é rápido e habilidoso. Jogaria como um meia aberto pela direita!

Ou tenta o Bolanos por ali, que também é rápido e habilidoso.

SIMPLES!!!

Coloca dois volantes para marcar por eles! Somados aos três zagueiros. CINCO PARA MARCAR NÃO BASTA? ISSO SEM FALAR QUE COM A LINHA OFENSIVA DE QUATRO, A MARCAÇÃO COMEÇA NA DEFESA DO ADVERSÁRIO, FORÇANDO BALÃO!!!

Mais dois meias-atacantes articulando com eles, e o Alecsandro enfiado na área!

Para mim, é melhor do que colocar improvisações nas laterais, que acabam virando avenidas e terminam com qualquer esquema! OLHEM O GUINA JOGANDO!!! ELE NÃO PARA DE CORRER! TENTA COBRIR OS DOIS LADOS! ESTÁ SE QUEIMANDO, E PIOR, JÁ JÁ VAI ESTOURAR!!! E AÍ, RUIM COM ELE, ESPEREM PARA VER SEM ELE!!!

Ike disse...

Caros amigos corneteiros e demais desesperados do momento:

1) Informo que pagarei as mensalidades que me cabem, incluindo aí a devida parcela ao Gil, ao Chiquinho ao Inter B, C, D etc...e exercerei o direito que me cabe nas eleições próximas. hegado o momento ( e este chegará) cobrarei um posicionamento coerente dos demais associados, não aceitarei mais o velho argumento "antes era pior", pior é ter dinheiro, 100mil associados e não ter ambição nenhuma.

2) como COLORADO ainda torcerei pelo meu time, esperando um milagre dos deuses do futebol que nos presenteie com o título ou uma vaga na LA.

3) como ser humano de inteligência regular já vou me conformando com mais um ano sem conquistas relevantes.

4) SE eu pudesse decidir alguma coisa, mandava hoje o pastor pra casa e começava a planejar a ano que vem, isentando o próximo técnico (que pode ser uma aposta também) de qualquer pressão por conquista em 2009. Vamos lançar novos jogadores, testar alternativas táticas, aprimorar os fundamentos do elenco, enfim, trabalhar pro futuro.

5) como não vamos a nenhum lugar mesmo este ano, por mim que vendam o sandro e quem mais quiserem, não adianta nada ter jogador bom e deixar na mão de um treinador de segunda categoria. Pérolas aos porcos.

6) do jeito que as coisas vão em breve teremos as "10 razões pra nãop votar na situação"

Klaus disse...

Meu time:

Cone

Bolivar, Sorondo, Eller

Sandro, Guina

Giuliano, D´Ale, Edu, Kleber

Alecsandro

Klaus disse...

Tenho a certeza que esse time que coloquei, na mão de treinadores como Luxa, Muricy e Mano seria CAMPEÃO DISPARADO!

Porque teria um sistema para o Eller sair com a bola dominada e fazer jogadas com o Guina (que roubaria a bola, executaria o passe e voltaria para a sua) e com o Kleber (que teria liberdade para chegar ao fundo e cruzar para o Alecsandro que estaria na área esperando a bola chegar).

Porque haveria um sistema para que, se o adversário marcasse a saída pela esquerda, a bola sairia dominada (e muito bem) pelo Sandro, que poderia jogar com o Giuliano (meia pela direita que poderia chegar para efetuar cruzamentos ou tabelar com o D´Ale) ou com o D´Ale (que se todas opções estivessem marcadas, PODERIA DECIDIR EU UMA JOGADA INDIVIDUAL, coisa que hoje não temos!).

O que temos hoje?

QUAL A SAÍDA TÁTICA DO TIME DO INTER? NENHUMA!

Até o SEGUNDINO tem jogadas e padrão tático! E o treinador deles chegou ONTEM!

A NOSSA MULA ESTÁ AÍ HÁ MAIS DE ANO, E O ESQUEMA DELE NÃO PASSA DO: "BALÃO PARA O NILMAR".

TEM QUE AVISAR A MULA QUE O NILMAR FOI VENDIDO!

AGORA ELE TEM QUE FAZER ALGO!

NÃO FICAR ESCORADO EM UM CRAQUE!

PUTA MERDA!

FORA ANTA!!!

Klaus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klaus disse...

Uma pergunta que justifica que essa ANTA SEJA DEFENESTRADA:

"Qual jogador melhorou de rendimento com o Tite, nesse ano?"

Resposata: "NINGUÉM!"

Ao contrário, ele conseguiu acabar com as potencialidades de nossos melhores jogadores!

Essa é a "mão" do técnico no time!

Lembro aqui: ATÉ O PATRÍCIO JOGOU COM O MANO! O SEGUNDINO CHEGOU A FINAL DA LIBERTADORES COM PATRÍCIO, GAVILAN, SANDRO GOIANO, HIDALGO, TUTA, RAMON, EDMÍLSON E MARCEU!

Minha pergunta: Onde o Tite chegaria com essa base!

FORA ANTA!!!

Fernando Moraes disse...

Daniel.
Texto simplesmente fantástico. És merecedor desde prêmio com toda certeza.

Samuel Ramos disse...

Sensacional esse texto!

Congrats!

Daniel Chiodelli disse...

Obrigado a todos!

Meio ambiente disse...

Estou preocupado com essa vontade dos dirigentes de vender os jogadores. Giuliano e Sandro são cheques em branco para os dirigentes e "parceiros" do Inter. Será que é isso que conta para a torcida também? Vender gente em vez de ganhar títulos? Se perdermos esses dois agora para a seleção de base, adeus Brasileirão 2009. Temos que mudar.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]