terça-feira, agosto 11, 2009

36 O Papai adverte: a gangorra quebrou!

O ano de 2002 não é das melhores recordações para nós, colorados. Aquele sofrimento todo do Mangueirão, numa rodada em que além da vitória, precisávamos de dois, três, quatro, sei lá eu de quantos resultados paralelos para permanecermos na primeira divisão do futebol nacional, foi um sufoco pelo qual colorado nenhum quer passar de novo. Menos mal que teve um final feliz. Ainda assim, em se tratando da rivalidade provinciana, em 2002 o ano foi nosso. Sim, porque o título do Gauchão foi colorado e a vaga, bem, já há sete anos que a gente explica: vaga não é título!

Pois veio o ano de 2003. O rival na Libertadores cairia para um inexpressivo time colombiano, que por sua vez perderia para o Santos que perderia para o Boca. Nós encordoávamos o Bi do Regional, não sem antes acabar com um jejum em clássicos. Em seu centenário, o aniversário do rival ficou mais marcada por uma perspicaz e espirituosa carta de felicitações do nosso Presidente, Fernando Carvalho, que por sucesso dentro de campo ou festejos fora dele. É bem verdade que naquele ano eles escaparam do birrebaixamento e fizeram festa no final da temporada, mas o rescaldo foi um título pra cá e nada pra lá. Mais um ano vermelho.

No ano seguinte, lavada colorada! Conquistaríamos o tri-campeonato gaúcho, desta vez, sem grenal. O tricolor sucumbiria diante da poderosa Ulbra enquanto nós triunfaríamos em domínios luteranos, com um a menos em campo e gols de Edinho e Nilmar. Para completar o ano encarnado no futebol gaúcho, venceríamos o clássico do Beira-Rio com direito ao gol 1000, do estreante e predestinado Fernandão. No segundo turno do nacional, fechamos o caixão do rival em plena Azenha, com três gols que encaminharam o time azul para a segundona. Não sem antes eliminá-los na Sul-Americana.

O triste ano de 2005 ficará marcado eternamente nos corações e nas mentes tanto de colorados quanto de gremistas. No primeiro semestre, sagramo-nos Tetra do Gauchão. No segundo, seríamos campeões brasileiros em campo, mas roubados dentro e fora. Inexplicavelmente, na segundona, onde também havia árbitros envolvidos na chamada “Máfia do Apito”, nenhum jogo foi anulado. Talvez naquele fim de ano, muita gente achasse que o ano havia sido azul. A tradicional imprensa tricolor sugeria, subliminarmente, como de costume, que ser primeiro da segunda era melhor que ser segundo da primeira. Claro, para a imprensa gremista, só vale comemorar vaga se for a deles. O fato é que, passados alguns anos, hoje todo colorado ri com a Batalha dos Aflitos, enquanto os gremistas (ao menos os mais lúcidos), preferem escondê-la. Por isso, mais uma vez, eu afirmo: o ano foi colorado, sim!

Então veio 2006... Depois de escrever, ler ou pronunciar este número, todos nós, gaúchos amantes do futebol, devem respirar profundamente. Uns por deleite, outros, em agonia. Não poderia ter sido melhor!

O ano de 2006 foi de explosão em alegria tricolor na final do Gauchão. Desperdiçamos o penta, é verdade, mas alguém trocaria? Campeão da América e do Mundo, com direito a terminar o ano na frente do rival no Brasileirão, graças a uma amarelada típica da Azenha contra o poderosíssimo Fortaleza. Talvez tenha sido o ano mais colorado da história do futebol!

Já 2007, tenho que reconhecer, dentro de campo, a Azenha/Humaitá (nem eles mais sabem o que são), foram melhores. Mas em resultados, que afinal é o que conta, ainda deu Inter. Claro que sim! Um Gauchão deles contra uma Recopa nossa, agregada ao selo de qualidade Tríplice Coroa Sul-Americana, a mim não deixou dúvidas. Além disso, foi o ano da flauta máxima. Claro que nós, colorados, sofremos secando na Libertadores, mas aquela final contra o Boca continua rendendo corneta até hoje.

2008 foi o ano da Copa em Dubai, de mais um título estadual para o colorado e da inédita Copa Sul-Americana. Eles? Mais uma vez comemorando vaga, mas não sem antes nos municiarem com mais um arsenal de piadas, agora, de cavalo paraguaio, graças à inédita entregada do Brasileirão, após liderar com folga o primeiro turno. Mas a cereja do bolo foi o grenal do segundo turno do Brasileirão: 4 x 1!

E aqui estamos, em pleno 2009, ano do centenário colorado. Bi-campeões gaúchos, com três vitórias em três grenais, um deles, um dia após nosso centésimo aniversário. Neste ano, em confrontos diretos, a vantagem já é nossa. Não vieram a Copa do Brasil nem a Recopa, mas veio a Suruga, enquanto eles, eliminados na Libertadores, hoje estão 5 pontos atrás de nós no nacional, mas com duas partidas a mais já disputadas.

Mas o alerta que quero soar com a notícia de que a gangorra quebrou já faz sete anos e ninguém conserta, é de que todo esse arsenal de vuvuzelas entre rivais que descrevi acima, só serve mesmo para tirar uma onda dos rivais. Brincar em gangorra quebrada pode ser perigoso, a gente pode acabar se machucando.

Primeiro, porque as provocações entre rivais devem ser em ambiente saudável, onde todos aceitem a brincadeira numa boa, sem descambar para agressões verbais e muito menos qualquer tipo de violência.

Depois, porque se já não temos mais um rival à altura quanto falamos em títulos conquistados nesses últimos anos, devemos atentar para o fato de que nosso nível de exigência deve obedecer a novos parâmetros, sob pena de nos nivelarmos por baixo.

Portanto, aprendamos as lições desses últimos anos e nada de se contentar com vaga. Em 2005, choramos o título roubado, não comemoramos vaga. Em 2006, ganhamos o continente e o planeta. Agora, em 2009, miremos o título nacional e, se não vier, vamos buscar a América em 2010, mas sem foguetes, sem festa, sem nem mesmo flauta. Afinal de contas, colorado que se preza, só comemora de faixa no peito, bicho no bolso e taça no armário!


36 Comentários:

Fabio - Arena Vermelha disse...

Baita texto, Chiodelli...

Miremos o tetra...


ficara na frente deles mais um ano eh pouco, mto pouco...


No mais, baita jogo ontem...

abs

Onassor disse...

Vamo vamo Inter!
Quero Tetra com goiás de vice!

Victor Leão disse...

Muito, bom texto!
vamo, vamo, Inter!

m.rodrigo.oliveira disse...

No ano passado quando eu falava pra um Gremista que 2008 tinha sido vermelho aqui no RS, eles não aceitavam.

O argumento era de que eles haviam se classificado pra Libertadores.

E eu retrucava dizendo exatamente o que estás falando neste texto. VAGA NÃO É TÍTULO.

Klaus disse...

Baita texto...

Aliás, sobre a imprensa: O Eller não acertou com o Porto Alegrense? Ué, lembro dele desmentindo em entrevistas, mas que os colunistas afirmavam que ele viria para o SEGUNDINO... Assim como o J. Vagner, o Sóbis, o Tinga, o Iarley, o F. Rochemback, até o D´Alessandro!!!

Klaus disse...

Ah, e ontem:

- É assim que o Klerber tem que jogar. SOLTO!!! Aí, quem critica ele?

- E o Giuliano deveria tentar virar ala, ou um meia avançando pela direita. Tem velocidade e noção de marcação.

- Com o Eller, QUE BAITA ZAGA TEREMOS! Volta a sua saída de bola qualificada, e temos um dos únicos zagueiros canhotos do país. Aliás, para mim, ele em 2006 deveria ter ido para seleção.

Klaus disse...

Outra: O QUE ACONTECEU COM O TYSON???

Não pode ter desaprendido. Alguém deveria orientar esse menino! Quando a fase é ruim, SIMPLIFICA!!! Não tenta arrancadas, lances de efeito, chutes difíceis. FAZ O SIMPLES ATÉ A CONFIANÇA VOLTAR.

Klaus disse...

E tinha gente querendo vender o D´Ale... TEM QUE ARMAR UM ESQUEMA PARA ELE E PARA O KLEBER JOGAREM! Jogadores diferenciados é que devem ser beneficiados pelo esquema!

João Gabriel disse...

Perfeito o texto e perfeito os comentário até agora.

col disse...

Muito bom, Daniel. Falta avisar a direção, ou confirmar com ela, que esses são também os sentimentos dos dirigentes.

klauss, concordo plenamente. Mas o TT idolatra o Zerinho. D'A vai continuar no banco e em algum momento vai falar m* novamente.

jdawginc disse...

Isso mesmo, comemorar titulo de Copa Suruga com Camiseta Comemorativa e' ridiculo mesmo.

Atitude de time pequeno e presidente vileiro.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Fui olhar a nova referencia técnica do time..........argghhhh

Ele corre um pouquinho, olha o tempo todo pros lados, acho que é para mostrar os cachinhos, mas quem joga muito, já sabíamos eu e o CJR, é o Giuliano, LEMBREM QUE ESTÁ JOGANDO HÁ APENAS 03 / 04 JOGOS EM SEQUENCIA...apesar de já estar há 1,5 anos no Inter.

Ontem parece que caiu uma ficha no tt (ou foi do jogo mesmo), o Guina ficou mais preso como nº 5 (forte da marcação), o Sandro e Giuliano é quem fizrem o time andar, já o 10zinho assistiu, apenas uma 02 jogadas e no mais é bola parada, na maioria das vezes ineficaz...

Qualquer um é melhor do que ninguém (Bolivar) na LD.

Imaginem o Indio pegar um jogador bom e levar um amarelo aos 6 min. de jogo, fosse outro time, iriam cavar sua expulsão e f...o Inter !

CJR:
O problema do Cleber Santana é que o procurador é o mesmo do Magrão (Juan Figger)....

Kleber está ´picado` pelo mosquito da copa do Mundo, está jogando como sempre, bem e correndo....deu o passe perfeito pro primeiro gol, que se fosse Taison talvez não tivesse a tranquilidade para driblar e chutar.

Taison pelo menos demonstrou vontade ontem, já é um avanço...mas Edu vem aí !

Marco disse...

Devagar, gente!

Ontem foi jogo de Gauchão, metemos 3 ao natural, mas o 'excelente' Fluminense meteu 5. Não obstante, o TTK-mômetro já está quase empatando, haja beatagem!

Para mim, que moro longe de POA, imerso em um ambiente forrado de torcedores paulistas, esta comparação com o greminho portoalegrense é inútil e, mais que improdutiva, contraproducente.

Comparar-se aos piores nos joga para baixo, temos que mirar os vencedores, que são basicamenteo São Paulo e Curíntia.

O que penso do Parmêra? Um pangaré paraguaio que só está esquentando a cadeira para o verdadeiro campeão chegar e levar. Apesar de reconhecer Muricy como um grande treinador!

Aí, ou o São Paulo ganha o tetra e acaba com os pontos corridos, ou fazemos valer o EFEITO DAMON HILL e levamos a bagaça com TTK e tudo.

Marco disse...

Para fazer valer o EFEITO DAMON HILL, é fundamental:

1) Fazer uma bela estátua para Índio, pelos relevantes serviços prestados, e mandá-lo para fazer companhia a Iarley e Fernandão, ou ao sei paizão no Qatar;

2) Contratar um lateral decente, ou botar o único que está no elenco para jogar (Arilton);

3) Responder porquê Edu sumiu do site do Inter ou contratar alguém para jogar com Alecsandro. Não podemos deixar o Taison se queimando assim;

4) Escalar os melhores, independente do temperamento ou do estilo do cabelo. Time de futebol não é banda de axé, mas também não é academia de mai-tai.


Pronto!
Feito isto, a presença de TTK como dublê de porta-voz do FC e vice-treinador vira mero detalhe.
Dá até para agüentar seu discurso repetitivo e enfadonho, onde usa sempre as mesmas três palavras, seja qual for a pergunta.

Joceli disse...

Grande texto.

"Colorado que se preza, só comemora de faixa no peito, bicho no bolso e taça no armário!"

Não precisa dizer mais nada.

Anônimo disse...

O time do Inter tem mantido seu padrão de grande clube graças a essa torcida apaixonada que na noite dessa segunda contra o sport se mostrou disposta a apoiar o Inter onde o Inter estiver
sabemos o que queremos, mas sabemos do que podemos
em 2010 tudo é possível, basta cada Colorado colocar como objetivo a ser alcançado o título de Campeão do Mundo FIFA

parabéns amigos do Blog Vermelho
aguardo vcs no meu blog tbm, interlagoas.blogspot.com
vamu Inter

signori http://blogsignori.blogspot.com disse...

Curintia vencedor do que? Só da globo mesmo...

Onassor disse...

Me parece que com a saída do Nilmar o pastor teve que repensar as jogadas...
Tenho a impressão que a saída do Nilmar foi boa então!!!!!

E o nariz quebrado do Índio melhor ainda!

kkkk

cjr-sp disse...

Nelson...

A gente dizia que se o Giulano tivesse um terço das chances que o zerinho já ia dar caldo mas tiravam sarro da gente aqui...hehehe.

Foi bom tb que o Wianey forçou o FC a arrumar jogadas pela direita só por birra...aí o TTKA se viu obrigado a usar alguem que consegue ter uma vitória pessoal num drible pelo setor. Deu giulano na cabeça. Engraçado é que o zerinho nao consegue no mano a mano passar por ninguem. Repararam isso...mas o giulano tem drible e rapidez.
Os articuladores da equipe devem ser jogadores que conseguem ter uma vitória pessoal sobre um marcador, que é o chamado, limpa e bate ou cruza ou lança...e no INTER os dois que sabem fazer isso sao giulano e DALE e como ex os dois gols deles ontem.

Outra coisa boa que aconteceu para o INTER é o efeito fogo no rabo...foi só o EDU ser anunciado e o ELLER que neguinho já começou a correr dobrado, mesmo apos 40 horas de viagem. ÍNDIO véio quebrou a fuça mas já mandou dizer até sexta tá treinanando no maximo...hehhee. E tb por incrivel que pareça, conforme alguem falou aí...a saida do nilmar vai obrigar o ttka a usar os lados para cruzar...e aí na direita é giulano na cabeça.

Foi bom tb que o Kleber sifu na seleçao que agora só jogando e indo a frente(até de meia ele jogou ontem), para o duble de cantor de axé jogar bola....hehhee. Pq saber jogar ele sabe, só precisava era de um estimulo...hehehe.

Mas para o efeito DAMON HILL dar certo ainda precisamos de um extra classe que é o CLEBER SANTANA, pq chegaremos no fim com sobra sem ter que recorrer a matematica e afins....é até pscicologico para os outros times...já perdem antes do jogo começar.

Só que o CS tem o FDP do FIGUER como empresario e esse cara é um asno...mas nao entendi o pq do pifero ter segurado o magrao e agora o buneca do figuer nao quer sobreposiçao de jogadores...PQP.

DOEM O MAGRAO PARA O GOIAS PELO AMOR DE TODOS OS COLORADOS.

CLEBER SANTANA É O PLUS, É O ALGO A MAIS, É O CARA QUE É QUASE COMPLETO NO FUTEBOL MUNDIAL. CHUTA MUITO, DRIBLA BEM, TEM PORTE, MARCA MUITO, TEM FOLEGO, É O CARA...É DE SELEÇAO. É UM DIEGO SOUZA BEM MELHORADO EM TODOS OS QUESITOS. O TIME JÁ FICARIA AJEITADO PARA A LIBERTADORES...

VAMO DIREÇAO...VAMO SE MEXER E TER ASPIRAÇOES DO TAMANHO DA GRANDEZA DO CLUBE.

CLEBER SANTANA É UM JOGADOR RARO. UM DIFERENCIAL UNICO. O CARA JÁ É ENTROSADO COM O KLEBER PELA ESQUERDA...

UM MEIO COM SANDRO, GUINA, DALE E CLEBER SANTANA É UM DESBUNDE. É PARA MATAR MESMO.

A TORCIDA TEM QUE COBRAR...VAMO LIBERAR O MAGRAO URGENTEMENTE.

cancelem a IVETE e tragam o CS porra...isso sim é presente para colorado.

SDS COLORADAS.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Segundo o CJR:

Cancelem a IVETE e tragam o CS porra...isso sim é presente para colorado. [2]

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O texto está ótimo, mas o CJR escreveu aqui há uns 02 anos, o nosso rival é o SP e não o Azenha !

O SP é candidato ao Tetra !

Pedro H. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro H. disse...

Acompanho seguido, comento pouco.

O blog é bem legal, tem textos de qualidade frequentemente, mas estes comentaristas sabe tudo são insuportáveis. Que horror.

Tem gente que não se toca.

Cleber_Tapes/RS disse...

vai se acostumando El Pibe....hehehe

Marco disse...

Nelson

Foi o mesmo que escrevi acima, o SP é o concorrente, o Parmêra só está esquentando a cadeira para quem for mais competente: Inter ou SP.

O resto é figurante e aspirante a, no máximo, uma vaga na LA-2010.

Me perguntam o que o Curíntia ganhou, vou explicar mas não vou desenhar: Brasileiro-2005 e Copa do Brasil 2009. De quebra, vão disputar a Libertadores no ano do centenário.

Alguma semelhança com o que conseguimos no ano do nosso centenário?

Não pensem que falo isto com palpitações de felicidade, pelo contrário, vocês não imaginam o tanto de gozação que tive que aturar, graças ao bom pastor e suas ovelhas perebentas.

Odeio o Curíntia!

Mas não colocá-lo entre os vencedores é, no mínimo, querer tapar o sol com a peneira.

m.rodrigo.oliveira disse...

O Giuliano está no Inter desde janeiro, não há um ano e meio.

No resto, não dá nem pra entrar em discussão, pois já sei que a ladainha será a mesma da época do Alex.

Marco disse...

Faço o mea culpa público: Andrezinho está bem, me surpreende e espero que continue assim.

Se tem bola e peito para levar o Inter ao título brasileiro?

Não sei, vamos ver...

Menos que Cleiton Xavier eu garanto que ele não joga.

m.rodrigo.oliveira disse...

Poi é Marco.

É disso que eu falo.

É óbvio que em forma e com vontade de jogar o D´Ale é titular quilômetros a frente do Andrezinho.

Mas não dá pra negar que o cara está jogando bem (nem mais nem menos), enquanto o D´Ale está devendo muito em 2009.

David disse...

Cleber Santana não vem pq o magrão iria ser banco......tudo pq o pífio não quis vender o magrão ruinzão.......merece tomar na cabeça mesmo, quem sabe assim deixa de ser burro

col disse...

O Magrão não vale um saco de balas na fase atual dele. Será que o Inter não pagaria o Goiás para se livrar dele?

Vamos ver o que o Zerinho produz contra o Palmeiras, em SP, em breve.

David disse...

A fase do dalessandro é tão ruim, que ele merece ser reserva do deusinho......como o tite é apaixonado por jogador corderinho, que é craque nas entrevistas, que não reclama das suas cagadas táticas, acho q dalessandro não voltará a ser titular....só se o deusinho se quebrar, o que é dificil...por que jogador ruim não se quebra

David disse...

sandro, guinazu, cleber e giuliano seria o meio campo ideal para o inter...pro ataque falta um 9 de qualidade para fazer dupla com Edu....alecssandro é um bom reserva.....e falta tb um reseva para o Edu...taison é gozação.....falta tb um lat direito.....o inter sem dúvida tá longe de ter um grupo qualificado pra disputar vaga na LA....se seguir assim só consegue sul americana

David disse...

ah esqueci o principal, tem que ter um treinador...ficar um ano sem técnico é dose.......aliás, pior q ficar sem técnico é ter um esculhembador de time que nem o pastor...só a direção burra do inter pra permitir essa barbaridade por tanto tempo.....só que a bola pune com o tempo....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

David !

O 10zinho não se quebra porque não divide bola, NEVELLL !

O CJR escreveu anteriormente que o 10zinho não consegue vitória pessoal, como ser um ´pensador` e criador de jogadas do time ?

Ike disse...

No brasileirão nós temos:
1) Os times meia boca:
INTER, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Corintians (mesmo com as saídas), Flamengo

2) Os times falidos, com elencos limitados, menos que meia boca:
Gremio, Atletico MG, Fluminense, Goiás (que subiu de turma nos ultimos anos), Santos,

3) os cai/não cai de sempre;
Vitória, Nautico, Sport, Coritiba, Atletico Pr, Botafogo

4) Os turistas da série A:
Barueri, S Andre, Avaí

É justo que o pessoal do grupo 1 sonha com o título, vaga na LA pro grupo 2 já é motivo de festa, o grupo 3 se contenta com sula e o grupo 4 só quer ficar por aí mais 1 ano.
Qualquer coisa fora desta ordem é abominação da natureza

Ike disse...

Nosso "Tite Damon Hill" tem que se preocupar somente com os carros que podem chegar na frente dele: Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Corintians:

O piloto do cruzeiro é o Adilson Ba(RRICHELO)tista, não ganhou nada nunca, e o carro vem perdendo peças importantes pela estrada

Muricy SHUMMACHER, grande campeão das temporadas passadas está de carro novo e ainda não se adaptou bem a nova escuderia, anda rateando nos grandes premios e custa a engrenar, o carro também não é nenhuma Ferrari dos bons tempos (Obina? Cleiton Xavier? Marcão?)

Detonaram o carro do Mano menezes, parece que agora ele termina a prova com um fusca 1963 com o motor reformado

O carro multicampeão dos anos passados, trocou de piloto, Ricardo Gomes Boesel (só fez carreira na formulas européias) esta ajustando as peças ao seu feitio, a coisa não está sendo muito simples porque o carro já estava arrumadinho pro piloto anterior e as peças já estão meio desgastadas, não é mais a mesma potencia dos anos anteriores (aliás ano passado já ganhou o campeonato na última volta)

O Flamengo tem peças boas, mas a equipe é tão esculhambada que nem com a maioria do torcida, a simpatia da mídia, da justiça desportiva, dos juízes, não consegue montar um carro competitivo. No momento pegaram o mecânico e botaram de piloto, se faltar gasolina no meio da corrida ninguem vai ficar suspreso

Acho que Muricy Schummacher pela competencia e Ricardo Gomes Boesel pelo carro que tem nas mãos são mais candidatos que o nosso Damon Hil, mas sabe como é né, acidentes no caminho acontecem...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]