terça-feira, agosto 18, 2009

Sandro, Giuliano e Beckham


Estou lendo um livro novo que saiu esse mês passado sobre a "Experiencia Beckham" que trata da aposta de varios no David Beckham vindo jogar nos EUA a 2 anos. O Livro é escrito pelo jornalista esportivo Grant Wahl da revista Sports Illustrated (que é a Placar dos EUA). Ele passou 18 meses viajando com o Los Angeles Galaxy desde a chegada do Beckham até o fim de 2008 e viu em primeira mão muitas das novelas que acontecem dentro de um clube de futebol e em especial essa novela Beckham que tinha na linha Milhões de Dollars e muitas reputações, incluindo a do jogador.

Estou quase no fim do Livro e estou achando ele bem interesante. Eu não sou fã do Galaxy e nem sabia certo como foi as temporadas de 2007 e 2008 nesse clube, mas mesmo assim a gente vê como coisas podem desabar dentro de um clube rapidamente. Para os que não sabem Beckham saiu do Real Madrid e foi jogar no Galaxy ganhando $6.5 Milhoes de Dollars por ano mas com a possibilidade de ganhar um total de 250 Milhoes com bonus e publicidade em 5 anos. Chegando no Galaxy ele teria que se dar com a estrela do time o Donovan e ainda um monte de jogadores ganhando US$13 Mil POR ANO (sim 13 mil por ano enquanto ele Beckham ganha Milhoes) Mas o problema é que desde o inicio em 2007 foi um desastre apos o outro especiamente em termos de lesões com ele. Estadios lotados pra ver ele jogar e ele no Banco ou em casa...e isso só foi o começo. Boa leitura pra quem gosta de futebol e quer saber detalhes de como funciona as coisas lá dentro.

Mas aí fico imaginando, o que teria acontecido em 2007 e 2008 no Beira Rio. Seria interesante um livro sobre o assunto. Infelizmente parece que livro sobre o Inter quando sai (ou qualquer outro clube Brasileiro) é sempre livro pra contar as 1001 maravilhas da historia do Clube e coisas leves assim tipo os livros do Kenny Braga. Que eu saiba não existe nada que conta a verdade nua e crua do Inter dos problemas dos anos 80, 90 ou até do pos Mundial. Uma pena. (Quem sabe a Gente não se une e faz algo assim aqui, recuperando a Historia do Inter desde o começo da Presidencia do Fernando Carvalho até agora?)

Uma reclamação do Beckham nos EUA é que a Liga aqui não para durante eventos da FIFA, ou seja, quando seleçoes jogam e clubes aqui perdem seus astros, o clube segue jogando desfalcados. Por exemplo durante a Copa do Mundo a Liga Americana continua...o que é um absurdo.

Beckham e outros dizem no livro que um Clube não pode ser desfalcado de seus astros em momentos decisivos e que só nos EUA isso acontece. Bom o Beckham não deve conhecer o futebol Brasileiro muito bem, porque isso parece acontecer com frequencia com o Inter. Perdemos o Kleber e Nilmar num mes muito decisivo incluindo na final da CDB e agora corremos o risco de perder Sandro (titularissimo!) e Guiliano (em ascenção) por causa de uma Seleção Sub-20. Só tenho a dizer a CBF: VTNC!

Eu tenho um odio da CBF. Pra mim CBF não é Brasil, CBF é CBF. E não consigo mais torcer pra CBF, nem em Copa ou seja lá o que for. Perdi a paciência. Só tiram vantagens dos clubes e dão o que em troca? ABSOLUTAMENTE NADA. Ainda mais se tu for um clube fora do eixo.

É um lixo completo na minha opinião e já nos prejudicaram demais nesses ultimos anos, possivelmente nos custando uma Copa do Brasil esse ano alem do Brasileirão em 2005. E agora corremos risco de desandar o time por causa de uma Seleção de base!! Até quando isso vai continuar?

Quanto ao Beckham nos States a novela ainda não acabou. A temporada de 2009 pode ser a recuperação dele aqui. A dois dias, apos eu ter tido um pouco mais de interesse nessa historia toda por causa do Livro, decidi assistir um jogo do Galaxy na TV com Beckham e Donovan juntos pra ver se finalmente a Experiencia Beckham poderia dar certo. Mas Donovan, de 27 anos e um otimo jogador, (o mesmo que fez gol contra o Brasil na final da Copa Das Confederações) estava no banco pois estava se recuperando da Gripe Suina e Beckham levou um Cartão Vermelho direto logo no inicio do jogo. Pelo jeito, se continuar assim Beckham não terá um final feliz aqui como o Pelé teve quando passou 3 anos jogando nos EUA e se deu muito bem. Mas vai ser interesante ver o que acontece. Recomendo o livro é boa leitura.

O Livro em geral trata dos seguintes assunto:

- Como foi fazer o negocio pra vinda do Beckham
- Como ele iria se adaptar a Liga MLS que é cheia de regras e normas e tem pouco dinheiro.
- O relacionamento do Beckham com a outra estrela do time o Landon Donovam (que ganha 900 Mil US por ano)
- O relacionamento do Beckham com o resto do elenco que em muitos casos ganham menos de alguem que trabalha no McDonalds.
- As controversias do irreverente Presidente do Clube Alexis Lalas..sim o zagueirão de barba vermelha que depois de se aposentar dos gramados virou Cartola.
- A contratação controversial do tecnico e ex jogador lendario Rudd Gullit que venho ao Galaxy em 2008 a pedido da turma do Beckham e que acabou sendo um fiasco total.
- E o grupo atras da vinda do Beckam a compania "19" do Simon Fuller que aos poucos começou a tirar o Lalas do poder do Galaxy.
- A decisão do Beckham de voltar a Europa (Milan) no Off-Season e seu quase não retorno ao Galaxy em 2009.

Mas a historia ainda não acabou...ainda está acontecendo hoje. 2009 pode ser o episodio final..talvez.

PS:

Até Alvaro Bufalo (ex-Inter) tem menção no Livro pois jogou no Galaxy ano passado!