segunda-feira, outubro 18, 2010

12 Centro de Treinamento

Talvez o maior legado da Lei Pelé seja que, após sua criação, ainda que aos trancos e barrancos, a maioria das conquistas dentro de campo teve início fora dele, com alguma base de planejamento. A mesma lei que num primeiro momento fragilizou clubes diante dos compradores europeus; por este mesmo motivo, também forçou que estes clubes se adaptassem a novas propostas de negócios no futebol, aplicadas (principalmente) na Europa. Os que souberam interpretar e se transformaram, criaram oportunidades.

Em acordo com os reflexos positivos da Lei Pelé, na tentativa de incentivar investimentos em esportes e (ou) categorias amadoras, surge outra lei, no embalo da iniciativa cultural: Lei de Incentivo ao Esporte. Através desta, tornou-se possível destinar parte do Imposto de Renda (pessoa física, ou jurídica) a projetos de fomento ao esporte.

Mais uma vez, quem soube utilizar estes recursos, saltou na frente em qualidade e instalações. Assim fez o SPFC. Construiu um Centro de Treinamento com captação de recursos através da lei. O projeto deles contempla algumas fases. A próxima será um REFIS (centro de recuperação física de atletas) só para as categorias de base. Não tenho informações detalhadas sobre como e quando o São Paulo irá conduzir estas ampliações/modernizações. Mas fica aí o registro da iniciativa visionária.

O desenvolvimento das categorias de base do Inter não foi acompanhado pelo patrimônio do clube, devido à dificuldade de expansão (física - espacial) das instalações exigidas para estas atividades. São necessários, hoje, ao menos seis (06) campos de futebol para treinamento das categorias amadoras e será impossível implantar tal demanda dentro do contexto atual do Complexo Beira Rio. Sem contabilizar edificações complementares, tais como: alojamentos, refeitório, espaços de condicionamento e recuperação física, etc.

Portanto, espaço físico torna-se argumento determinante na urgência de se planejar a construção de um CT do Sport Club Internacional. Outros fatores integram o programa de necessidades, como a viabilização de espaços de ensino médio e fundamental, uma vez que os atletas cumprem agenda de competições que interferem no calendário escolar tradicional. Além da exposição facilitada à mídia, empresários e público, que se exagerada, provoca reflexos no desempenho dos jogadores, maioria pré ou adolescentes.

É imprescindível para o desenvolvimento do Sport Club Internacional, o planejamento e construção de Centro de Treinamento, estabelecendo objetivos que possam, inclusive, gerar negócios. O CT de um clube sede da Copa do Mundo 2014 pode receber times ou seleções de dentro e fora do país, tendo instalações alugadas para estes fins, ou similares, igualmente rentáveis. A captação de recursos para investimentos deve ser concebida através da Lei de Incentivo ao Esporte e a construção pode ocorrer em etapas, respeitando programa de necessidades, no qual estarão estipuladas prioridades.


12 Comentários:

cjr-sp disse...

O Inter deveria construir um CT mesmo e a razão pelo qual digo isso é pq é simplesmente ridiculo usar uma area ultra nobre dentro do complexo para se fazer campos suplementares para guris jogarem.

O entorno do BR no meu entender deve ser projetado com lounges, pças de alimentaçao, lojas do clube, etc, etc, etc, menos campos de treinamento para garotos.

Outra, como a propria FIFA já disse semana passada e eu venho dizendo a 5 anos aqui...as rampas de acesso do BR são ridiculamente estreitas. Chega a ser um absurdo. É um dos principais problemas do BR.

Portanto, que tal ao inves do campo suplementar em cima do estacionamento garagem projetado paralelamente ao guaíba, se fazer no local uma area de apreciaçao do rio, de evacuaçao rápida do estadio no mesmo plano de altura das rampas, de colocaçao de uma pça de alimentaçao decente com amplos espaços, lojas, etc...onde bastaria o usuario do estadio caminhar da rampa, emendado num plano igual de altura e chegar ate o o teto do ed garagem e lá usufruir de uma vista maravilhosa, etc, etc,...

Ou seja, nao faz o menor sentido um campo suspenso numa area nobre para guris sub15 sem contratos ainda por cima jogarem....

E os demais campos tb nao se aplicam na area do complexo, pois é um tremenda desperdício economico. Quem tiver meio neuronio e entender parcamente de valorizaçao imobiliária sabe que a area do entorno e em cima do estacionamento nao pode ter campos de 110x68 = 7480m2 de area util em cada campo.

Entao...que se construa um CT nos arredores da cidade...e se planeje melhor a area do projeto gigante para sempre.

A parte do edificio de medicina esportiva é perfeita assim como o clube usar alguns andares de um possível hotel no complexo para ser sua concentraçao dos profissionais tb. Talvez...ate um campo suplementar já que o Inter(profissionais) concentraria no mesmo complexo, talvez seja aceitavel, alem da cx de areia, muito usada hoje em dia. Já os demais campos suplementares nao fazem sentido mesmo.

Por essas e outras sempre achei o Sr. Afatatto e o seu mestre de obra auxiliar, muito fracos mesmos na tal pasta do patrimonio.

*******************

Sobre o SP...o mesmo tem 2 CT´s...um para os profissionais na barra funda, e outro na afastada cidade de Cotia para a base mesmo, como deve ser.

cjr-sp disse...

Isso que nem contabilizei o que a Diana falou com propriedade que seriam as tais edificações complementares para essa gurizada tais como: alojamentos, refeitório, espaços de condicionamento e recuperação física, sala de convivio e internet dos mesmos, etc, que nao faz sentido ocuparem espaço dentro do estadio principal.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Só para terem uma idéia...

O Inter necessita de um CT com QUATORZE (14) campos de futebol para atender todas as categorias.

A alegação da Direção é que a torcida quando vai ao BR quer ver o treino do jogadores...(só que por ´burrice` muitas vezes eles são fechados para a imprensa / torcida (talvez treinem cobrança de escanteio e não querem mostrar....eheheh

OK, melhora o atual campo suplementar dos profissionais onde são realizados os treinos e o resto que vá para o CT.

A idéia do CJR é sensacional, fazer um ´mall` colorado acima do estacionamento...

O mais incrível é que o time profissional não tem lugar coberto para treinar em dias de chuva, a canchinha que tinha na frente do BR virou revenda de automóveis (várias vezes vi os profissionais atravessando a pé a Pe. Cacique para ir treinar doutro lado da rua.

O Gigantinho é eternamente ocupado pelo projeto Interagir, projeto social, mas e os profissionais ?

Quando chove, as categorias de base treinam, nas entradas das numeradas e perpétuas ´lá em cima`, não sei de casos em que a bola caiu...

Muitos acertos, mas muito amadorismo em muitas áreas

Felipe disse...

Dêem uma olhada nessa classificação planejada.

Achei bem bolada.

O Inter é o 2º.

Ganhando o grenal vamos pra 1º, certamente.

Não tem como não ganhar, podem anotar.

A gente vai perder todas partidas, mas o grenal a gente ganha.

kkkkkk

link:

http://www.ricaperrone.com.br/brasileirao-2010/planejada/

Douglas 'dugaa' disse...

Show de bola Felipe
Esse Rica Perrone foi aquele jornalista que entrevistou o Fernando Carvalho na véspera do jogo contra o São Paulo (?)

Eu estou bem confiante na vitória domingo, gre-NAL é gre-NAL amigos. Vamos completos, talvez até Sóbis jogue.

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Muito interessante essa questão doss CT'S....

pensei na possibilidade de parcerias com universidades particulares na forma de patrocionio....

em troca de patrocionio na camisa ou no calção ou por placas publicitarias no beira-rio a universidade disponibilizaria area junto aos seus campis para q as categorias de base pudessem treinar, se alojar, tem refeições decentes, acompanhamento psicologico, medico, dentario, educacional, tudo concentrado num mesmo local!

Ao inves de o inter se rodear de varios profissionais, a propria universidade atraves de seus colaboradores (diga-se professores da universidade) e os alunos, passariam a monitorar essa areas (nutrição/medicina/psicologia/letras/fisioterapia) sendo q a contra-partida do INTER seria a publicidade e a participação da universidade no dia-a-dia da instituições, numa eepecie de colaboração!

Na verdade minha ideia deveria ser mais difundida e debatida o q não será possivel num unico tópico...mas fica a ideia!!!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Só pra constar, a UPF de Passo Fundo, faz algo parecido com os times de Passo Fundo, sendo q os mesmos numa especie de colaboração, ou sei lá eu o q, entregam seus jogadores aos médicos/fisioterapeutas em caso de lesoes por ex.....

só ñ sei se existe uma contra-partida dos times....mas q existe existe e os clubes acabam não precisando de uma grande estrutura médica para reabilitar seus atletas!!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Ah! E mais...atraves destas parcerias, digamos assim, não seria necessario contratar um numero consideravel de profissionais pois os mesmos estariam atrelados à própria universidade e não ao inter q apenas teria uma equipe resposavel por gerenciar a atuação destes profissionais!!!

Mas como disse, seria uma ideia q precisa crescer, desenvolver, e pricipalmente, verificar a disponibilidade disso!!!

m.rodrigo.oliveira disse...

Existe alguma área onde o Inter poderia construir esse CT?

Schroder-EUA disse...

Tinha os Eucaliptos....kkk

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

pois é m.rodrigo.oliveira....essa é uma grande questão....

ao inves de o inter investir na compra d um terreno, q convenhamos, vai ser um valor alto devido as dimensões, eu, paricularmente, sou adepto da teoria de q tem q fazer parcerias com as grandes universidades........

aproveitar a estrutura deles, melhora-la é claro e fazer parceria.....

sem contar q os encargos com pessoal pra cuidar de todas as categorias d base seria um valor consideravel!!!

cjr-sp disse...

Area para CT é que nao falta nao grande POA...

Tem-se Eldorado depois da ponte do guaiba...o extremo sul de POA...Cachoeirinha...Viamao...etc..

Se o Nelson falou 14 campos, o necessario para gerir a base toda é pq ele tem conhecimento de causa...e uma area dessas tem que ser em um lugar um pouco afastado para o terreno sair barato.

E ao meu juízo o Inter deveria adquirir o mais rapido possível se beneficiando de leis de incentivo agora vigentes conforme a Diana colocou no post.


*********************

Acho inclusive que esse post deveria voltar outra hora devido a sua importancia pois logo em seguida vieram dois posts na sequencia.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]