terça-feira, outubro 12, 2010

23 Os Riscos do Racha

Quem fizer uma breve pesquisa na internet verá que, nas últimas semanas, um tema recorrente no noticiário do Inter vem sendo a política. Pois, realmente, não há como fugir do assunto. Ocorre que não se está diante de uma disputa clássica entre Situação e Oposição. Ao contrário, a disputa que ganha espaço na mídia é entre dois grupos que compõem a atual Direção.

Mas o que também chama atenção é o fato de que esse conflito de interesses ganha corpo justamente após um título da Libertadores, às vésperas do embarque para o Mundial e em meio à disputa do Brasileirão. A propósito, com uma vitória amanhã, na Vila Belmiro (sempre tem uma primeira vez), estaremos vivíssimos na briga pelo título nacional. Então, diante desse contexto, o que explica tamanho confronto?

O que se tem lido na imprensa, de modo geral, é que se trata de uma aliança de muitos anos, que já se está chegando a um ponto de desgaste natural. Fala-se em acordos de revezamento de poder e de espaço em Vice-Presidências de maior destaque e visibilidade. Em resumo, o que mais se houve de um lado a outro é: “chegou a minha vez.” Sinceramente, pouco me importa de quem é a vez, se de Pedrinho ou de Luizinho. O que me importa é que impacto esse racha gerará no futuro do clube.

Pois o que vejo escancarado nessa briga política, em especial pelas declarações preocupadas de Fernando Carvalho, incapaz de conciliar o conflito que se apresenta, é o risco de uma gestão conturbada, sem paz política no clube. Eis aqui, uma fragilidade do atual modelo de gestão do Inter, exposta para o grande público.

Quero deixar claro que não se trata de dizer que esse modelo é frágil por culpa de A ou B. Trata-se, isso sim, de constatar que estamos diante de um modelo defasado e extremamente vulnerável. Não pode o sócio colorado se ver obrigado a decidir seu voto sob a égide do medo, escolhendo seu candidato pelo temor daquilo que possa vir adiante. O eleitor não pode ser colocado na posição de refém de um modelo que pode ruir a qualquer momento por uma mera disputa de vaidades.

O Inter, multicampeão que é, com sua gigantesca torcida e seu valiosíssimo patrimônio, precisa de um modelo de gestão que lhe confira estabilidade institucional, independentemente de eventuais conflitos políticos.

As vantagens competitivas de sermos um clube democrático devem ser reforçadas, ampliadas. A maior transparência no trato das coisas do clube, que se não é um ente público tem inegável caráter público, tem que ser uma das ferramentas para conferir ao sócio melhores condições na hora de definir os rumos estratégicos da instituição, a cada dois anos.

O Presidente de um clube Gigante tem que ser um grande maestro político, isso não mudaria. Contudo, os diversos grupos precisam ser mais fortes e atuantes nas esferas que lhes cabem, como no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal. Um Presidente forte, auxiliado por um Conselho coeso, unido em torno dos interesses da coletividade colorada, terá as condições ideais para contar com os melhores profissionais de cada posição na operacionalização da instituição.

Assim como dentro de campo, poderemos contar também com os melhores profissionais fora dele. Portanto, no dia em que tivermos o Tinga do Patrimônio, o Guiñazu das Finanças e o D’Alessandro do Marketing, questões políticas não interferirão tão diretamente no andamento da máquina colorada, pois assim como não se troca todo um time quando se muda um dirigente, da mesma forma a estrutura administrativa precisa de maior estabilidade.

Quanto a essa briga política que tomou conta do noticiário, tenho a certeza de que não está agradando a nenhum colorado. Afinal, quando dois integrantes do mesmo time brigam, acabam levando cartão, os dois!


23 Comentários:

Alvaro Bueno disse...

Desde que acabou a Libertadores que vem se falando em racha da Situação. Um grupo fala mal dos possíveis candidatos do outro grupo. Se vier a tal pacificação, depois de tudo isso, dá pra confiar numa diretoria unida pros próximos dois anos? Se nem o Carvalho conseguiu, acho brabo

Julio.Colorado em Sampa disse...

Politicamente o que eu mais desejo para o Inter hoje é um Conselho Deliberativo forte, atuante, dinâmico, participativo e principalmente INDEPENDENTE, sem amarras com os dirigentes do momento.

Particularmente estou mais preocupado com a renovação do
Conselho Deliberativo do que com o NOME que será o Presidente.

Eu quero um Conselho fiscalizador e não carimbador dos atos da direção.

Ramon Dongo disse...

Se o pessoal do Convergência Colorada/INTERnetBV tava esperando uma oportunidade, taí....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande post Daniel...

Lanço uma pergunta instigante.

- E se o FC tirar férias ?

Luiz Cezar Oliveira - Porto Alegre/Rs disse...

Amigos na Verdade e que por trás de Toda esta ladainha é muito dinheiro que rola no clube e cada um quer uma fatia e não deixar que somente alguns comam o bolo sozinho, ou vcs são tão bobinhos assim? Rola muito dinheiro em transações, marketing, obras, etc...etc, claro que existem muitos Colorados apaixonados pelo clube e querem ve-lo o melhor possivel, mas ninguem resiste a tanto dinheiro rolando e só para amigos mais chegados.

Anônimo disse...

baita relato

chiodelli para presidente hehehehehe


o ponto fundamental a ser tocado nos debates é justamente esse colega, um conselho coeso e equilibrado

acessem tbm interlagoas.blogspot.com

Janky disse...

Seria tão dificil aparecer um candidato que ofereça algo que o torcedor quer??? Nas ultimas eleições no Real Madrid, dois presidentes brigavam pra ver quem tinha melhores propostas, prometendo jogadores de alto nivel, como Kaka, C. Ronaldo, Xabi Alonso, etc...

Sera que o Inter tem tão pouco dinheiro em caixa para seus candidatos a prsidente não oferecerem UM jogador aos torcedores???

Eu voto em quem trazer bons jogadores para meu time, usar o dinheiros dos sócios para trazer benefícios justamente para os sócios,...enfim!!!

Precisamos de alguem que revolucione o Internacional, não sempre na mesma "merlin"...

Janky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalves disse...

Pra quem conhece as pessoas e o Clube como um todo, dava pra ver que esse seria um risco iminente, mas jamais imaginaria que seria da forma como se desenham as declaraçoes dos dirigentes via canais de comunicaçoes, principalmente via rádio.

E esse sistema personalista acaba travando as açoes que até obras de reforma ja trazem um certo temor quanto a sua execução...tambem por conta do guardar para si e num momento de pavor agora estao num dilema de nao pagar um mico ao vender possivelmente a alma ao diabo pra poder cumprir prazos e exigencias.

Tomara consigamos apaziguar os animos a tempo e voltar essa disputa no campo de prjetos e ideias ao invés de ficar nessa baixaria diaria que estamos sendo obrigados a ver.

Fernando Moraes disse...

Pra mim, o Convergência Colorada é o maior exemplo de oportunismo que existe. Esperaram ficar um pouquinho mais forte dentro do conselho e já se aliaram a oposiçao, exatamente o oposto do que haviam prometido na campanha passada. Tudo pq?? Pq visualizam o PODER logo ali na frente. Se estão preocupados com o futuro do clube? Provavelmente sim. Tanto quanto seus egos permitirem.
E este papo de que a renovação do CD é mais importante que a eleição pra presidente é a maior prova disto. PQ??? Pq querem mais poder, para o mais rápido possível assumir aquilo que hj dissem não ser importante: A PRESIDÊNCIA DO CLUBE.
Por isto tudo, eu ao contrário das eleicões passadas, quando fiz parte da nominata da Chapa 3, vou fazer campanha contra o CC para que percam o espaço conquistado a custas de promessas não cumpridas depois de eleitos.

Ramon Dongo disse...

Nem só interesses pessoais estão por trás dessa briga: http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,3071101,O-que-esta-por-tras-da-eleicao-do-Inter.html

_________

Louis, faz uma enquete sobre a o Beira-Rio na Copa

a) Beira Rio deve ser reformado com dinheiro próprio do Inter;

b) Deve fazer a tal da parceria;

c) O Inter tem que saltar logo fora dessa barca furada chamada Copa do Mundo.

cjr-sp disse...

AO FERNANDO MORAES...

Ainda bem que os caras pensam e fazem acontecer...se uniram a outros que pensam e hoje tem um grupo razoavel em numero de pessoas que forma o Convergencia Colorada, que principalmente tem um PROJETO para o clube. O resto mais me parece inveja de quem nao esta presente no grupo.

Mais parece inveja de quem gostaria de ter acesso as suites e nao tem....hehehe.

Aos que querem coloborar e entrar para o movimento e realmente fazer a diferença no futuro do clube...procurem o movimento e arregacem as mangas para trabalhar em prol do Inter.

Afinal o Inter precisa de gente capacitada, que trabalha, ativos, propositivos, e nao os amorfos que frequentam o CD na atualidade.

E um bom jeito para começar seria se voluntariando para trabalhar nas eleiçoes angariando votos para um projeto sério.

Sds Coloradas.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Sabiam que o Convergencia tem um Plano de Gestão ( 600 horas técnicas)registrado em Cartório ?

Seu teor deverá ser divulgado quando definirmos nossa campanha.

Falo por mim...e sem pedir licença aos colorados que formam o Internet/BV, continuamos os mesmos torcedores que éramos antes de 2008, mesmos propósitos, mesmos ideais, sempre visando o crescimento do Inter e se hoje nos nos aliamos aos demais, formando o Convergencia Colorado é porque vimos naquelas pessoas os mesmos princípios norteadores, da Arquibancada ao Conselho.

Não somos pessoas que ganhando ou perdendo queremos destruir nossos adversários. Somos propositivos.

Um dia o grande FC foi oposição, e segundo testemunhas, o nível de campanha de seus companheiros de luta não foi tão amável assim...

Uma coisa é ser opsição outra coisa é ser aquela oposição ´raivosa` e ´colérica` das últimas eleições.

Com certeza, hoje convivendo com mais de 150 pessoas integrantes do Convergencia, a maciça maioria CONVERGE com a incessante busca na ajuda ao Inter.

Queremos um Clube que não precise de varinhas mágicas ou mágico de plantão para ´salvar nossa pátria` vermelha...

Queremos que o Clube funcione da mesma forma, não importando quem esteja eventualmente comandandado o Clube, final na nossa visão o Clube tem dono:

Somos o Clube do Povo

Apareçam lá no site do convergencia.colorada.com, e sinceramente, nunca vi tanta gente boa reunida !

Temos a Sede do Comitê à R. Santana, 646 em Porto Alegre - aberta das 14:00 às 20:00 hs

geoband disse...

Impressionante a falta de discernimento de alguns em relação à questão situação x oposição.

Fora isso, a grande questão não é A ou B. A questão é O QUE?

Mas isso é um problema cultural. Infelizmente.

Bom post Chiodelli!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É a tal bipolaridade bem escrita pelo Victor Wollf...

ceu - inferno /
chimango / maragato
democrata / republicano
nós / eles

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Certamente nelson e geoband isso essa "bipolaridade" prejudica e muito qualquer bom projeto!!

Tenho acompanhado o convergencia colorada quase q diariamente, visitando o site e percebo q (embora o Nelson seja um "corneteiro" de plantão) há muitas ideias q mercem ser seguidas....e grande lance do convergencia é o fato de ter um projeto e não uma pessoa para o INTER!!!!

Estarei fazendo campanha para vcs aqui na minha pequena cidade pelo menos para o CD q, creio, é o covil de muita cobra criada q ñ quer saber do inter mas sim de estar sempre nos camarotes!!!!

sigam em frente....inter acima d tudo e de todos!!!

alias. baita post daniel!!!

Fernando Moraes disse...

Por acaso, o que o convergência colorada quer é um clube valorizado, destacado como o mais vitorioso da década, sempre elogiado pela imprensa do centro do país, capaz de enfrentar e ganhar dos pauriocas, com patrimônio valorizado ano após ano, uma categoria de base fortalecida e vencendo um grande título a cada ano, sendo bi campeão da libertadores em um intervalo de quatro anos??????

Se, por um acaso, a resposta for sim eu tenho a solução. Não criem polêmica e tumulto pq este clube já está sediado na Padre Cacique. O INTER é o mais vitorioso da década. Tem a melhor estrutura do país e acaba de ser bi da américa (e vai disputar o bi do mundo). Apoiem quem fez isto tudo e sabe como manter o COLORADO no topo há, no mínimo 6 anos.
Mas se preferirem, terão nas urnas o mesmo resultado que o Bier teve a dois anos atrás. Ou seja, 7% dos votos dos sócios.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Releiam este texto

Reflitam... e releiam!!!

Releiam... e reflitam!!!

Qxigenar a Institução Sport Club Internacional atraves de ar puro, fresco e novo em nosso Conselho Deliderativo garantirá fiscalização e suporte as realizações em curso. Ao contrário, cegar e emudescer por idolatria é o caminho para o mais curto pra os descaminhos! A proposta do Convergência é claramente pra o bem do clube, do sócio e do torcedor e alicerçado em base perenes, porque não personalistas.

A concisão do conteúdo deste texto, versos a abrangência de significados aqui acima presentes PRECISAM ser MUITO BEM compreendidos por TODO E QUALQUER COLORADO (INCLUSIVE LUISINHO, PEDRINHO, FERNANDINHO...) neste contexto/momento histórico.

Há exatamente 30 anos atrás o então MAIOR DO CLUBE DE FUTEBOL BRASIL, através de seu Conselho Deliberativo subserviente de então, tomou UMA (apenas uma!) decisão equivocada, pois era quem definia o Presidente do Clube, e tornou-se refem de si mesmo, pagando com 20 anos de uma semi-obscuridade.

Os tempos são outros, a própria
Instituição é outra e principalmente a NAÇÃO VERMELHA é outra.

Todo COLORADO tem responsabilidade com o BEM COMUM (o Clube!!!) e com nosso inarredavel DESTINO (a Glória !!!).

Desde um leal e apaixonado membro SOLITÁRIO da NAÇÃO-TORCEDORA até um mui-valoroso SÓCIO, irmão em ALMA/MENTE/VOZ no GIGANTE. E seguindo esta lógica, os 300 abnegados coselheiros que nos representam.

Então o que se apresenta logo ali são 2 pleitos muito importantes historicamente, onde hegemonia do futebol Sulamericano (telvez Mundial!), o Patrimônio Colorado e o nosso modelo de Instituição estarão em jogo para os próximos 2, 10, talvez 20 anos...

Colorados! Reflitam muito, e descartem a solução simplista, para entenderem realmente o que está começando a decidir-se nesse momento.

O INTER PRECISA SEGUIR CRESCENDO, RENOVANDO-SE E ABERTO A VOZ DOS COLORADOS. O PRODÍGIO DO FUTURO NÃO SE DÁ PELA SIMPLES REPETIÇÃO DO PRESENTE. OLHOS ONDE SURGE O AMANHÃ... SEMPRE!!!

Fernando Moraes disse...

Cara, como retórica muito bonito, mas a realidade é que para continuar crescendo o verbo a ser conjugado é manter e não mudar.
Simples assim.
Ah, e se te referias ao hino, na verdade a letra é:
"Correm os anos surge o amanhã"

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]