quarta-feira, outubro 27, 2010

Marmeladas

Não adianta galera. Eu gosto da organização do Brasileirão nos ultimos anos, no sentido de regulamento. Tudo feito com antecipação, pontos corridos etc... Antes era uma aventura cada ano com formatos loucos, viradas de mesa, 80 times na Serie A e coisas assim.

MAS.......

Existe um problema. Um problema que em 2005 eu já havia mencionado em um dos primeiro Posts do então novo Blog Vermelho. O problema da marmelada, da entrega de jogos de um time para outro, para que seu rival não seja campeão.

Até 2009 isso não tinha sido problema porque cada ano o Campeão ganhou com folga ou sem confronto de algum rival contra o segundo colocado.

Mas isso tudo acabou em 2009 quando o Corinthians e Gremio perderam de proposito para o Flamengo para prejudicar seus rivais. Vale lembrar a derrota do Gremio na ultima rodada tirou o Tetra do Inter.

Agora segundo alguns jornalistas esse cenario está prestes a acontecer novamente, dessa vez envolvendo rivais do Fluminense e Corinthians que por tabela prejudicariam o Inter se entregarem jogos para o Flu e o Cruzeiro.

Sergio Xavier da Placar escreveu (valeu Dugaa que postou nos comentarios):

O Fluminense terá em suas últimas três rodadas São Paulo, Palmeiras e Guarani. Como se comportarão São Paulo e Palmeiras nesses jogos? É provável que nenhum deles esteja brigando por nada nessas últimas rodadas. Os dois times tentarão vencer com todas as forças o Fluminense e ajudarão o co-irmão Corinthians?

O Cruzeiro pega nas três últimas rodadas Vasco, Flamengo e Palmeiras. Os três devem estar livres do rebaixamento e, provavelmente, longe de Libertadores. Será que se esforçarão para derrotar o Cruzeiro? Assim, Vasco e Flamengo ajudariam o rival Fluminense, enquanto o Palmeiras daria uma mãozinha ao Corinthians.


Esse é um serio problema. Em 2009 o Campeão provavelmente teria sido o Inter sem esse fator. Agora algo assim pode acontecer novamente.

Precisamos de uma nova solução. Uma delas é confronto direto em classicos nas ultimas rodadas, isso eliminaria um pouco mas não por completo essa possibilide. Outra é fazer pontos corridos mas com os 4 Melhores fazendo umas Semi Finais e Final. Tambem não eliminaria por completo mas iria ajudar bastante alem de trazer de volta uma grande Final.

Por mais "correto" e "Europeu" que seja os Pontos Corridos uma Final faz falta. E numa final quem decide o Campeão é os dois times em campo (sim e as vezes o Juiz) e não o rival deles.

PS:
(Em resposta a um comentario)

TODO TIME perde pontos bobos...mas só o Inter sofreu pela derrota PROPOSITAL DO GREMIO e Corinthians ano passado.

Entao por favor nao me digam que se tivessimos ganho do Botafogo seriamos campeao em 2009 etc...pois todo time perdeu pontos idiotas e podem dizer a mesma coisa...isso é normal. O Que NÃO é normal é um rival entregar um jogo pra tu se ralar...isso so acontece nas ultimas rodadas de um campeonato com uma grande FALHA!