segunda-feira, outubro 18, 2010

33 O Problema no Gol

O Inter consegiu se colocar numa situação muito complicado em relação a posição de Goleiro. Chegamos ao ponto que qualquer decisão que tomem corre o risco de fracasso.

A SEQUÊNCIA DE ERROS

O erro começou com a torcida que por alguma razão não foi com a cara do Lauro. O Lauro foi titular por um bom tempo, ganhou a SulAmericana e deu pra ver que tipo de goleiro que ele era. Um dos seus defeitos era a falta de "animação" no gol. Para a posição ele é meio quieto, alguns diriam depresivo. Normalmente gostamos de ver goleiro na cara dos zagueiros, gritando e colocando ordem na casa. O Torcedor quer um goleiro sherifão. Isso é fato. O Silêncio do Lauro no Gol deixou essa brecha para a torcida critica-lo.

No mais de um ano no gol, Lauro não comprometeu muito. Só mais para o fim é que o Lauro tomou alguns poucos frangos como contra o Barueri no Brasileirão e depois no Gaúchão contra o Avenida numa falta com o placar já em 5 a 0 para o Inter. Quando ele tomou esse frango a cara depresiva que ele fez de desanimo provavelmente foi o ultimo prego no caixão. Ele deveria ter buscado a bola, levantado o braço "Mea Culpa" e bola pra frente. Em vez disso ele abaixou a cabeça como um derrotado. Estavamos ganhando de 5 a 0 pô!

Uma das reclamações ainda repetidas da torcida sobre Lauro era de que ele "não faz defesas dificeis". Mas para mim isso não faz sentido. Porque se ele fosse diferente nesse quesito a qualquer outro goleiro sua media de gols tomados seria muito maior que outros. Mas não é. As vezes goleiro mal colocado faz defesas milagrosas enquanto no mesmo lance para um goleiro bem colocado a defesa seria comum.

Mas o erro do Inter foi acreditar em tudo isso e seder a pressão da torcida que queria a cabeça de um goleiro que pouco falhou. O cumulo do exagero da torcida foi chamar de frango um gol de falta tomado do Lauro contra o Botafogo no Brasileirão de 2009. Foi uma falta de media distância, batido muito bem e forte no angulo do gol. Defensavel? Dificil, mas não impossivel. Frango? Nem na China.

Assim como uma bola de neve a torcida impaciente reclamava a cada falha do Lauro que acontecia talvez uma vez a cada dois meses. Com a Libertadores 2010 chegando o Inter finalmente acreditou que depois de tomar um frango contra o Avenida o Lauro não poderia ser o titular na Libertadores.

A solução do Inter foi buscar um goleiro estrangeiro de grife e muitos titulos. O Argentino Pato Abbondanzieri. O problema era que o Pato já não era mais o Pato. Ele já tava mais para 40 do que 30 e era reserva no seu clube o Boca. Mas o Inter sabendo que um Argentino na Libertadores ainda mais um cheio de titulos iria fazer a torcida feliz foi lá e o contratou. Assim o Inter quiemou o Lauro (por causa de Gaúchão) e colocou o Pato como titular logo no inicio da Libertadores.

O erro do Inter logo foi comprovado quando Pato começou a erra bisonhamente. Alem de alguns frangos Pato se arriscava demais saíndo e dando carrinhos fora da area e outras loucuras assim (jogadas de Goleiro de Playstation). A torcida perdia paciência e o clube tambem.

Desastres normalmente acontecem não por causa de um erro mas normalmente por causa de uma sequência de erros. O Inter notando que havia se precipitado em contratar Pato começou a procurar uma solução fora do Beira Rio. Lauro, queimado, nem foi pensado como opção. Ele figurava no banco porque não tinhamos outro. A solução do Inter foi trazer de volta um queridinho de 90% da torcida, o goleiro prata de casa sucessor ao Reino do Taffarel O Grande, o suposto "Taffarel The Second", Renan Brito Soares.

Mais uma vez a diretoria fez a torcida (ou ao menos a maioria dela) feliz. O Renan estava de volta para salvar o Inter junto com Celso Roth nas ultimas 4 partidas da Libertadores. Alguns poucos torcedores (Here's looking at you kid) já avisavam a anos que Renan não era o bicho. Como num filme de terror alguns avisavam "Não abre essa porta!! Tem zumbi ali dentro!!!" Mas o Inter abriu.

Logo na estreia na Semi da Libertadores com Pato agora no Banco Renan toma um frango monumental no Morumbi e a partir daí dependiamos da sorte. Incrivelmente apesar de tudo isso ainda nos sagramos Bi Campeão da America. Mais sorte que juízo cabe perfeito nesse caso.

Mas os jogos continuaram e Renan continuou a falhar...feio.

E agora estamos numa situação complicada. O que fazer?

Renan?
Deixar Renan no gol, é uma loucura. Simplesmente pelo fato que Renan já provou que não é goleiro de qualidade. Ele não é goleiro para jogar de titular no Inter. Fato comprovado. Mas vai colocar quem?

Pato?
Pato tambem provou que não é mais o mesmo. A Torcida já tá pedindo ele meio que se esquecendo o que ele fez antes do Renan chegar. Eu prefiro Pato sem duvida sobre o Renan, mas seria Pato o suficiente? Será que Pato sem jogar aprendeu a parar com suas loucuras e golpes de vista? E se ele entrar e falhar?

Lauro?
Por mim Lauro nunca teria saído do gol. A torcida foi impaciente demais. Era só ele mudar um pouco a atitude dele em campo ser mais mandão e estaria tudo otimo. Mas trazer ele de volta agora seria complicado. Primeiro porque nem no banco ele tem ficado, segundo porque ele foi totalmente queimado perante a torcida. Imagina se ele entra agora e falha?

Novo Goleiro?
Seria uma solução. Mas quem? Só se fosse um goleiro experiente mas não velho com carater forte pra chegar e tomar conta da casa sem ser intimidado por Pato, Clemer, Renan ou qualquer outro. Mas não sei se com 7 semanas até o Mundial esse goleiro existe e está disponvivel.

Então o que fazer?

MINHA SOLUÇÃO

Renan immediatamente é barrado pra treinar 24-7 sua tecnica e aprender a ser goleiro novamente, se é que um dia foi (alem de fazer sucesso nos Sub-20).

O Titular volta a ser o Pato (se não tem ninguem pra contratar de peso e qualidade). Apostaríamos nossas fichas na experiência do Pato, nos seus titulos e no fato de que ele não vai se borrar diante de Eto, Milito e compania.

Seu reserva immediato seria o Lauro, o goleiro mais "tranquilo" do clube. Em caso de falha repetida de Pato nas proximas 7 semanas Lauro estaria ali para voltar ao gol. Acredito que se isso acontecesse a essa altura a torcida voltaria a apoiar o Lauro.

Essa é a formula, se não perfeita a unica sensata no momento. O que NÃO pode acontecer é mais um erro e deixar o Renan no gol. Ele simplemente não tem condições. Temos que colocar amizades ao lado e pensar no INTER primeiro. Tá na hora de Renan sair do time. E fico preocupado que não ouvimos uma palavra do Beira Rio pra indicar que isso esteja acontecendo.

33 Comentários:

Anônimo disse...

Isto tudo devido a uma insistencia estúpida de tentar achar nas categorias de base o “goleiro colorado perfeito”. Historicamente, de 1970 para cá, os grandes goleiros campeões de algo que valha no Inter são “forasteiros” – Manga, Benitez, Fernandez e Clemer.
Tafarel pareceu ser esse “goleiro colorado perfeito”, mas no Inter só frangava à la Renan, mas pelo menos mais humilde, só que também era vigarista na hora de reconhecer seus erros. E esta pressão da torcida aumentou a a partir do momento em que Danrlei despontou no Grêmio como um goleiro que marcaria época (e marcou mesmo), tanto por suas habilidades como guarda-meta, liderança nata e sua paixão pelo clube. Duvido que não haja um arqueiro que preste no interior de São Paulo.
Nomes prioritários para a posição:

- Diego Cavalieri;
- Frascarelli (ótimo goleiro do Cerro uruguaio);
- Eduardo Martine (na minha opinião um baita goleiro que é injustiçado);
- Renan do Avaí.

Douglas 'dugaa' disse...

- Esse Renan do Avaí é uma mentira..
- Cavalieri ta na Europa, aceitou ficar 4 anos na reserva sem dar um pio, tu acha que quer voltar?
- Eduardo Martine na Ponte Preta ta de brincandeira, é um lance mais bizarro que outro..

Sobre o goleiro do Cerro eu não opino. Vamos de Pato mesmo..

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Essa é a cara do Planejamento Colorado para o Mundial.

Goleiros: Renan, Pato, Lauro, Muriel.

Precisa dizer mais?

Roberto disse...

Pato é goleiro com estrela. Jamais vai cagar num jogo grande. É como o Clemer, erra quando pode, salva quando é necessário.
Renan é goleiro de gauchão e Brasileiro. Constante, mas toma uns frangos em jogos grandes. Se borra na hora da pressão. Por isso amarelou na LA e VAI AMARELAR no mundial. E vai seguir amarelando em jogo grande (gre-nal e outras partidas contra times maiores), mas vai ir bem contra os Barueri e Goiás da vida.

E Lauro está queimado por OUTROS motivos dentro do Beira Rio, que nada tem a ver com seu futebol. É um ótimo goleiro.

Schroder-EUA disse...

Quais OUTROS motivos Roberto?

Ramon Dongo disse...

Eu disse quando contrataram o Pato que o Lauro estava sendo injustiçado, pois o castelhano, em menos de uma semana de Inter, assumiu a titularidade. Pode até ser que ele seja melhor que o Lauro, o que eu questionei foi a forma como ele chegou e já foi alçado na posição. A mesma coisa aconteceu com a chegada do Renan, com a diferença que tava no meio da parada para a Copa do Mundo.

A antecipação da janela deu o maior bafafá e nenhum dos "estrangeiros" conseguiu uma regularidade boa...

O pior é essa bomba estourando logo na semana Gre-Nal. Aí colocam o Lauro ou o Pato e o cara toma gol, tá feita a má-fama... E o Jonas embalado, podendo se bater o record de gols na era dos pontos corridos. Estranho esse mundo do futebol, não?

Há muito tempo que eu não desconfiava tanto do Inter na véspera de um clássico.

Schroder-EUA disse...

Ontem li no Orkut e vai ve que é isso a que o Roberto se refere...que Lauro foi barrado digamos pelo estilo de vida que ele leva.

Olha acho isso alem de bobagem e mentira uma palhaçada enorme se fosse verdade.

Agora vamos sacrificar vitorias e titulos por causa de preferencias de jogadores?

Se essa for a verdade que Lauroi foi barrado por algo assim, aí toda diretoria tem que ir pra rua! Se não barram jogador que faz farra e bebe a noite toda vão barrar por isso? Seria o cumulo da ignorancia.

Flávio - em Brasília disse...

No caso do Lauro, não foi impaciência da torcida.
Até as finais da Copa do Brasil 2009, ele realmente estava em boa fase, mas depois disso só foi piorando.
Podia até tomar menos frangos que o Renan, mas também não defendia nada.
Era um cone também: se a bola fosse na direção do gol e ele não estivesse na frente, entrava.
Não ia em nenhuma.
O Pato frangou muito. Um dos mais perigosos foi no primeiro gol do Estudiantes. Mas tem estrela de campeão e por isso, apesar das falhas, deve ser o titular do INTER.
Quanto ao Renan, concordo contigo: tá precisando de banco e treinamento pra ver se (re)aprende a catar.

Adriano disse...

quem critica o pato de duas uma:

ou não assistiu os jogos da faze de grupos da liber (onde não fosse ele e suasdefezas milagrósas não teriamos passado adiante) ou o preconceito tomou conta.

pato fez uma coisa jamais vista em futebol:

fez um juiz voltar atras na marcação de um penalte na casa do adversario.

no mesmo jogo em que fez defesas dificilimas!

aquele pontinho nos garantiu a classificação.

realmente o pato tomou uns frangos no brasileiro desse ano...mas o renan ja frangou mto mais.

alias no jogo contra o ateltico pr tomamos um gol de falta bizonho onde o pato estava no gol e o tinga resolveu ir pra baixo dos paus.

ja o renan tomou 2 gols de longe que se tivesse colocado mais um na barreira não teria levado.

pq não corrigem isso?

vai saber.

mas sou mais o pato no gol.

João Gabriel disse...

O Lauro é gay. E deprimido.

No único rompante de macheza ele acertou um soco desnecessário no desábato e arrumou uma suspensão para ele até o final da Liabertadores e para o Walter.

O Lauro contratou o Renan e escanteou o Walter com seu soco (que nem pegar em cheio pegou).

O Lauro tem que ir para a PQP.

Agora, o Renan não tá dando para aguentar.

O último jogo do Pato foi titular no gol do Inter foi contra o Atlético Mineiro. Me lembro de uma defesa NINJA nos pés do atacante, na pequena área.

Pato já.

K4R disse...

Lauro é muito ruim. Por mim o Pato seria o titular.

Ramon Dongo disse...

Perspectiva Gre-Nal nada animadora: sempre que um técnico vai estreiar no clássico gaúcho, eu procuro o histórico dele contra o Inter.

Renato Gaúcho de técnico contra o Inter em Brasileiros:

1996: Flu 2 x 1 Inter
2002: Inter 2 x 2 Flu
2003: Flu 3 x 1 Inter
2005: Inter 3 x 1 Vasco
2006: Vasco 1 x 1 Inter
2006: Inter 1 x 2 Vasco
2007: Flu 3 x 0 Inter
2007: Inter 1 x 4 Flu
2008: Flu 1 x 2 Inter

9 jogos, perdemos 5, empatamos 2 e ganhamos 2!!!!

Eric Menezes disse...

Renan é fraco, mas ele aguenta a barra até o fim do ano.

É bobagem ficar discutindo qualquer coisa sobre a defesa do Inter (gol, zaga, volantes), ela tem seus problemas mas o problema não esta aí.

O problema é o ataque. É por causa dele que perdemos pro Ceará (dominando), e empatamos com os 2 times de Goias.

E esse que vai ser o problema no mundial, ainda mais que vamos enfrentar o melhor sistema defensivo da europa (mesmo enfraquecido com a saída do Mourinho)

Roberto disse...

Louis. Acertou em cheio. A questão é que há mais um jogador envolvido na jogada. Lauro foi afastado, ele não. Ponto. Assunto encerrado. Futebol é como exército, para não "contaminar" o ambiente, se remove a "maçã podre". Injustiça total, dado o momento dos goleiros do inter.



Na boa, a essa altura, eu to torcendo para o Renan tomar um frango histórico no gre-nal (mesmo que isso resulte em derrota pra nós). Porque daí a pressão vai se tornar insustentável para a saída dele.

Tem três peças no inter que precisam de uma pressão imensa para serem retirados do time:
Renan - Cria do Fernando Carvalho
Wilson Mathias - O Espetacular do Fernando Carvalho
Alecone - Cria de alguém graúdo, só não descobri quem.

Esses não vão sair facilmente, independente de como forem suas performances futuras. Só a torcida pode tirar eles, fazendo pressão constante.

Se esse brasileirão ficar servindo apenas como testes, então que se teste um goleiro (Pato), um atacante/centroavante (Ilan? Damião?) e um volante (Glaydson? Derley?) por varias partidas seguidas. Renan já se viu que toma frangos, Wilson Mathias que não é espetacular nem jogando bocha. E Alecone é o Alecone. Faz 1 gol a cada dois jogos mas perde 3 gols fáceis por jogo.

Roberto disse...

Gun, o problema não é só o ataque, não. Inter de Milão não é Flamengo, não é grêmio. Quando eles vierem pra cima, nossa defesa tem que se segurar. Antes de fazer gols na inter, eu quero evitar tomá-los. Jogo como esse eu concordo que se começa pela defesa. É como 2006. Primeiro vamos cuidar de não tomar gol (e os italianos, meu caro, chutam MUITO de longe), depois a gente vê o que dá pra fazer lá na frente. Eu mantenho meu palpite: 2x1 pra nós, com gol do Giuliano no segundo tempo (entrando no lugar do Dalessandro).

Mas minha esperança é o Pato no Gol. Com Renan, a gente já sai perdendo de início.

Marcelo Lauria disse...

Louis, você esqueceu do grande frango do Lauro contra o Barueri ano passado, uma vitória ali e o caneco era nosso!

Os três goleiros falham muito e neste momento acho que o Pato seria a esperança...

Em 2006 Pato também era esperança, só que pro ataque!!!

Schroder-EUA disse...

Roberto

quem é o outro jogador e de onde vem esses rumores?

Schroder-EUA disse...

Marcelo esqueci como...ta ali no 3 paragrafo.

Adriano disse...

outra coisa que me irrta mto no inter é no que se refere a escanteios.

esse time não faz gol de escanteio nem por decreto! e ainda toma varios de escanteio e bola parada lateral alçada.

no primeiro escanteio dos pijamas ontem a bola ja entrou! foi anulado mas a jogada saiu!

o no inter? teve jog que o time teve uns 15 escanteios e ninguem cabeçeou uma bola sequer!!!

ridicúlo isso!!!

não treinam esse tipo de jogada...ou se treinam é pq são mto ruins mesmo!

Marcelo Lauria disse...

É..ficou tão miúdo que não havia lido!!Pra mim o grande problema do Lauro sempre foi a péssima reposição de bola e a falta de carisma. Justamente as duas características principais do Pato(que além disto é espelhafatoso!). A imprensa pegou no pé dele(nunca elegiou devidamente, só falou dos seus frangos) e então abriu as portas pra volta do Renan. Este já falhou muito mais que os dois anteriores e ainda continua lá...

João Gabriel disse...

Para mim o soco no Desábato foi a gota da água.

Se o Inter não consegue antecipar a janela iríamos para as semifinais da LA com o Pato de titular (o que seria bom) e o Muriel na reserva. O terceiro goleiro teria uns 15 anos...

Foi muito irresponsável.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

1º - Diego Cavallieri
2º - Fernando Henrique
3º - Pato

o resto é o resto...

m.rodrigo.oliveira disse...

Saulo.

Se com Renan, Pato e Lauro não temos unanimidade no gol, imagina se trouxessem o Fernando Henrique?

Esse sim é frangueiro. Perigo constante pra própria defesa.

Eu sou a favor de alguém dar um ultimato no Renan. E, pela entrevista do Roth no último sábado, esse recado já foi dado.

Os erros dele estão todos concentrados em dois tipos de lances. E nos dois casos me pareceu que ele errou por "se garantir" demais.

Acho arriscado colocar alguém de cara no Grenal. Se o cara não vai bem, aí ficam queimados o antigo titular e o seu substituto.

Acho que o clássico tem que ser a prova final do Renan. Se não for bem, anda a fila.

No último Grenal, a propósito, o Renan foi escolhido o melhor em campo.

claudio disse...

O Cavalieri seria o ideal.

Nao acho que temos no BR goleiro que sirva.

Leandro Luz disse...

Para mim é o Lauro no gol e deu. Sem mais

TenisVermelho disse...

prefiro o clemer em vez do frangueiro fernando henrique

PATO NO GRENAL

Unknown disse...

hehehe...dizem q o lauro bebe da mesma agua do richarlison.

Unknown disse...

o meu vô, colorado da antiga, fala td hora q desse jeito, com esses goleiros q nos estão a disposição, ele ñ vai sobreviver até abu dhabi... o véio reza td noite p colocarem o Manguita Fenomeno no gol. O melhor goleiro do BR... acho q quem ñ sobrevive sou eu.

Joceli disse...

Hehehe, Locolorado.06 tô com teu avô, o Manguita com seus 70 anos se treinar um pouco ainda é melhor que o Renam.

Mas agora falando sério. Tá complicado o problema de goleiro do nosso time, mas entre os 3 sou mais o Pato pela experiência, apesar de estar a muito tempo sem jogar.

Mas concordo que o Renan tem que jogar o grenal, afinal se for pra se queimar no clássico que seja ele que já tá com a batata assando faz tempo.

Mas com esta nossa defesa e o ataque de asma, é melhor poupar a grana da viagem pro Mundial.

Fábio Mota disse...

Eu ainda insisto em dizer. Será q o problema dos nossos goleiros não esteja no treinamento e/ou no treinador??? Desde que Ilo Roxo saiu do Inter não tivemos mais goleiros confiáveis.

Anônimo disse...

FÁBIO, e o próprio Clemer era confiável, mesmo com o Ilo Roxo?

Para mim, o afastamento sumário do PATO se deve a uma profunda campanha dos órgãos de imprensa.

Aliás, esses mesmos órgãos de imprensa endeusaram o RENAN e agora, na falta de argumentos, estão jogando-o na fogueira.

Schroder-EUA disse...

Fabio acredito q nao. Nao podemos culpar o Clemer por renan ser ruim e eu vi o clemer trabalhar os caras e ele faz eles pegarem pesado.

Delmar - Um Colorado em Foz disse...

Alexander, parabéns!

Finalmente alguém entendeu o mesmo que eu: o Pato foi afastado pela mídia gaúcha, que viu no goleiro uma figura carismática desde sua estréia, um currículo multi-vencedor e a identificação imediata do torcedor colorado!
Renan é o contrário: quanto mais toma frangos, mais a mídia gaúcha defende o mão-de-alface!
Aliás, alguém acha a mídia do RS favorável ao nosso time???

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]