sexta-feira, outubro 29, 2010

19 Custo Benefício

Estive presente no último grenal no olímpico, na parte inferior da torcida colorada junto a torcida Popular. Presenciei as confusões entre os próprios colorados sem entender muito o que aconteceu... Na hora fiquei sabendo que o "um ex líder tentou pegar o atual..." foi o que ouvi de um torcedor. Não sei realmente o que aconteceu e não estou aqui para tomar partido de lado algum.


A minha pergunta é qual a relação de custo benefício que uma torcida tem com o seu clube de futebol. Eu julgo que muitas das vitórias tiveram participação da Guarda Popular que sempre canta atrás do gol e apoia incondicionalmente os jogadores em campo. Obviamente que jogadores qualificados e um planejamento de futebol são fatores muito mais importates para que um clube se torne vencedor, mas em muitos momentos a torcida tem papel de dar o empurrãozinho que falta para levar o time para a vitória. No último domingo por exemplo, a festa da torcida do inter foi muito mais intensa e significativa durante a partida do que a adversária e teve sim sua parcela de contribuição para a dupla reação em busca do resultado, mas ficou ofuscada por cenas de violência antes e durante a partida...


O bloguista do Correio do Povo Hiltor Hombach divulgou durante a semana algumas imagens e relatos sobre o fato ocorrido nas arquibancas durante o clássico, culminando com uma entrevista com o líder da Popular, quem puder conferir vale a pena. Mas a história não ficou esclarecida, pelo menos para mim.


Gostaria de abrir esta discussão sobre quanto uma torcida "organizada" ajuda e quanto ela atrapalha o clube como um todo... seja no campo apoiando o time ou na imagem que este recebe devido aos atos de seus torcedores.... Eu acho que ela ajuda e muito o time dentro de campo, porém as confusões em torno dela ainda não foram solucionadas...


Mais alguém estava no olímpico? Sabe o que aconteceu? As confusões são compensadas pelo apoio incondicional ao time? Tem solução? Qual?



19 Comentários:

GC-Inter Sempre disse...

Mas isso foi um fato isolado... Não é uma coisa que acontece sempre. De qualquer maneira tomara que se entendam pois a torcida organizada é muito importante para o time. Principalmente a guarda popular que é quem puxa os cantos e o grito de apoio.

Carlos - Porto Alegre disse...

Ontem à noite fiquei até tarde na internet lendo a respeito deste episódio. Seguem algumas conclusões a qual EU cheguei, baseado nas informações disponíveis para o grande público:

- Assim como na política, há um racha na popular
- A briga no grenal foi entre pessoas que eram consideradas amigas até pouco tempo (Hierro, líder da popular, e o tal do Master, que foi um dos fundadores)
- O tal líder foi ao grenal com 9 seguranças
- Uma parte da direção apoia estes marginais com ônibus para excursões (ao meu ver, correto), ingressos (+- correto), instrumentos (+- correto) e passagens para Abu Dhabi (sem comentários!!!!!)
- Os ingressos disponibilizados para a Popular acabam, muitas vezes, sendo vendidos
- Algumas pessoas ficaram de fora do grenal de domingo porque os ingressos que lhes fora prometido foram vendido, e este teria sido o estopim da briga!

Há muita coisa acontecendo, mas que não chega aos "ouvidos" do grande público, e eu tampouco tenho conhecimento.

Quanto à discussão aberta no blog, acredito que uma torcida organizada, cantando e fazendo festa durante o jogo, ajuda muito o time. Ela não vai fazer gol, obviamente, mas esta energia acaba contagiando os jogadores, isto é inegável!! No entanto, a direção (e a polícia e o MP) não pode ficar passando a mão na cabeça desses marginais, usando-os como cabo eleitoral. Lugar de marginal é na cadeia! Ta na hora de fazer valer o que diz o novo Estatuto do torcedor e banir esses arruaceiros do estádio. Quer torcer, pular, apoiar? Serás bem-vindo ao beira-rio!! Quer resolver indiferenças na base da força, das ameaças, de briga? Nasceu na era errada! Mas se mesmo assim quiser resolver as coisas desse jeito, faz isso num lugar onde não envolva outras pessoas que não tem nada a ver com a história!

cjr-sp disse...

Excelente Post.

Tb li a coisa toda e é como o Carlos descreveu aí acima...apesar de que só sabe todos os fatos quem tá na pista como eles falam....kkk.

Mas o tal Hierro ter ido ao correio do povo, com material de audio e ter gravado toda a entrevista e já com um depoimento ao MP...foi algo surreal. O cara é esperto.

O resultado final é que nao tem SANTO em todas essas partes envolvidas, direçao inclusive.


A minha curiosidade é saber como ele ganha a vida de desp. aduaneiro senao me engano e tem grana para pagar 9 seguranças treinados.(policiais fazendo bico). Mas com certeza nao é do seu trabalho...ate pq desde 2009 ininterruptamente ele usa os policiais para leao de chacara.
No fundo sabemos como ele paga os policiais.

*************************

VAMOS AO OUTRO LADO DA COISA...

A POPULAR REVOLUCIONOU O BR...E ME ARRRISCO A DIZER QUE 25% NO MINIMO DE TODO O SUCESSO DO CLUBE É DEVIDO A ESSA TORCIDA.


**************************

SOLUÇÃO:

SÓ HÁ DOIS CAMINHOS A SEGUIR:

OU ACABAR COM A PALHAÇADA TODA...E AÍ BASTA CORTAR A GRANA.

OU FINANCIAR ABERTAMENTE E AÍ ORGANIZAR A TORCIDA COM TORCEDORES PROFISSIONAIS, PAGOS PELO CLUBE, QUE SERIAM OBRIGADOS A VIAJAR EM TODOS OS JOGOS DO CLUBE E A CUIDAR PARA QUE NAO HAJA DROGAS, E O RESTANTE DOS MALEFICIOS. SERIAM UNS 30/40 CARAS ASSALARIADOS PELO CLUBE QUE SERIAM PAGOS PARA ORGANIZAR A FESTA, AUMENTA-LA INCLUSIVE, E PROFISSIONALIZA-LA...FAZENDO SE POSSÍVEL ATE UMA FONTE DE RECEITA QUE ACREDITO QUE COM UM BOM MKT DARIA PARA FAZER.

FICARIA UMA TORCIDA PASTEURIZADA. MAS NAO DÁ PARA SE TER TUDO NA VIDA...

Até pq nao há muita soluçao...as organizadas tem pouco tempo de vida util....do jeito que sao no país. E a popular já é organizada pois 90% sao de sócios do clube.

Entao a sugestao do clube assumir a festa é a ideal...pois milhares de pessoas vao ao jogo para ver a festa e nem tanto para torcer. Isso é fato.

Schroder-EUA disse...

Não conhecia esse Hierro lider da Popular. Achei estranho..o cara tem 9 seguranças...se diz da Paz...etc etc etc...

VAMOS AOS FATOS:

O INTER Dominou a decada de 70 com a torcida no Maximo gritando "Colorado...Colorado...Colorado" de vez em quando.

INDIO me falou horas depois da conquista do Mundial que durante o jogo o jogador não ouve ou ao menos concientemente não nota os cantos. Perguntei a ele se ele ouviu a gente cantando na final e essa foi a resposta dele.

Se é pra ter guerra entre tocedores pra ganhar poder de organizada (e a POPULAR É ORGANIZADA e gang e divisoes..nao me venham com essa de que não é) quem proibam essas coisas. O que a Popular faz é bonito durante jogos mas não é essencial...o Inter existiu e bem a 95 anos antes da popular aparecer.


Tai o link da entrevista pra quem não leu.
http://www.correiodopovo.com.br/Opiniao/?Blog=Hiltor Mombach

Gustavo disse...

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=144768

Gustavo disse...

Quanto a torcida organizada, eu costumava sentar próximo aquela tem aquela "Nação Independente", que reserva um pedaço da inferior com os bandeirões antes do jogo, e fica tocando funk no tambor o jogo inteiro, independentemente do que a torcida está cantando na hora. As bandeiras dos caras não tem relação nenhuma com o inter, e quando tem tem dois cachorros gigantes que parecem que vão estraçalhar com o beira-rio ou com o símbolo do clube. Talvez seja por isso o "Independente" no nome.

O problema começa quando os caras começam a torcer mais pela própria torcida do que pelo clube, o que eu não acho que é o caso da popular. Das que tem ali, é a única que ainda se identifica com o clube... Pode ter ocorrido essa renha no grenal, mais quantas vezes nos últimos anos tu ouviu falar de briga de torcida do inter? Nem com a do grêmio rolou mais... Creio que se tu tiver se preocupando com a imagem que o torcedor traz, a organizada trás, no caso da do inter, eu creio que só venha tendo repercussão positiva.

Quanto a ingressos free que as torcidas ganham, eu sei que eles ganharam inclusive para a FINAL da libertadores, porque um deles veio tentar me vender... e não era cartão de sócio, era ingresso ingresso mesmo. Eu me perguntava de onde os cambistas tiravam ingresso pra esses jogos onde, em teoria só tinha sócio...

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Felipe, arruma o texto. É "discussão", não "discução".

É uma boa questão que tu levantaste. Existem pessoas que considera como verdadeiro torcedor - torcedor de fé - aquele que vai em todos os jogos, não somente nas finais - dias atrás alguém escreveu uma sandice dessas.

Outros, que o verdadeiro torcedor é o das organizadas.

Na minha opinião, quem acha isso, está tremendamente equivocado.

Agora, não vou perguntar quem ajuda mais o clube, mas quem mais prejudica.

Nunca vi um clube ser prejudicado por causa do torcedor comum, aquele pacífico, que vai ali, quietinho, na arquibancada, levando a filha, o neto, etc etc etc...

Agora, os das organizadas... hummmm

João Gabriel disse...

A última confusão que eu me lembro no Beira Rio foi em Inter e Fluminense (2a2), no dia 14/10/2005 (se não me engano) - dia em que o Zveiter caneteou o campeonato.

O Clima era TENSO no Beira Rio.

Nos últimos cinco anos não houve mais nenhum incidente grave (fora os banheiros químicos, que não foi coisa de colorado, mas de cheirador de bosta).

A Popular é essencial ao espetáculo.

O que o Inter deveria fazer é, junto com a Brigada, colocar seguranças e policiais para acabar com a droga e com as brigas.

E mais: o Hierro falou que vai aos Grenais com seguranças, não a todos os jogos do Inter. Se eu fosse ele, também me cuidaria nos greNais!

Felipe Wallau disse...

Bah que barbeiragem... valeu Alberto...

Quanto a existir torcedor melhor que o outro, acho que todos são iguais, mas quem é de fé e sempre está no estádio merece muito mais reconhecimento do que eventuais turistas de final de campeonato... Fui eu que escrevi isso dias atrás e digo outra vez... e repito novamente, é claro que estou falando de quem tem condições (dinheiro, tempo e etc), se tivessemos mais torcedores de fé teriamos estádio lotado com maior frequência do estádio vazio, isso é fato.

Quanto a torcida durante o jogo, acho q existem aqueles que ajudam apoiando e incentivando, os neutros que torcem porém sem mantem calados na maioria do tempo apenas torcendo com seus amigos e familiares pacificamente(meu caso) e aqueles que atrapalham (vaias em excesso e etc). Das organizadas que o inter tem hoje só uma ajuda durante o jogo, a popular, as outras apenas arruma confusão e ninguém ouve durante a partida como citou o "sega"...

Agora concordo plenamente que o melhor torcedor é aquele pacífico que apenas torce para o time (sem vaiar o tempo todo como muitos na cadeira onde eu sento). Este contribui sem penalizar o clube, o que hoje as torcidas "organizadas" não conseguem devido as confusões...

Acho que a melhor medida é identificar quem quer confusão e afastar do futebol, como foi feito na Inglaterra. Se a polícia e MP não fizerem isso, que o clube faça, cancelando o título de sócio dos baderneiros e barrando sua entrada através de seguranças.

geoband disse...

Tópico interessante.

Como exemplo, creditaria nosso sucesso na LA2010, principalmente no período fossatiano, à torcida do Inter. O apoio durante o jogo contra o Banfield foi emblemático. Em partes eu concordo com o Louis que somos vitoriosos sem o apoio incondicional, mas isso numa época em que tínhamos um CANO de time e que jamais será igualada, jamais.

Considero o papel da Guarda, TOC12 & Nação CV fundamentais para o Inter, assim como os demais torcedores. Fico e Fuco ainda existem?

Outra, tá na hora da coloradagem se reinventar na arquibancada. O Inter merece. Todo o espaço entre a 12 e a Nação (o que mais aparece na TV) não apresenta "nada" de impactante. A superior tbém poderia abrigar algo, aproveitando a brisa do Guaíba... como antigamente... ou uma Guarda em dois andares, ou um bandeirão de 100 m de largura caindo... sei lá...

Quanto ao episódio do grenal, é como disse o CJR, não tem santo na estória.

Geoabraço

Ps.: sugiro aos mais novos daqui procurarem o post "No tempo das bandeiras" aqui do BV, só p/ ter uma idéia do que era o Gigante nos 70's... tem alguns vídeos no youtube tbém.

geoband disse...

EM TEMPO, TUDO QUE EU NÃO QUERO É VER UM ESTÁDIO COM TORCIDA "EUROPÉIA" DENTRO.

SALVE A CORÉIA, SALVE A CHINELAGEM DO INTER!

Ramon Dongo disse...

Olha, também, não vou muito com a camisa 12 e Nação Independete pelos motivos que o Sega aí falou. A Camisa 12 chega a levar bandeiras de outros times, da chamada uniao do punho cruzado pro Estádio: não é raro encontrar bandeiras do Flamengo e São Paulo.

Essa ideia de amizade com outras torcidas é boa, mas não ao ponto de levarem bandeiras dos adversários...

Contra a Nação Indepentente eu tenho o fato de que no jogo Inter x Cruzeiro, em 2000, pela fase final da João Havelange, eu cheguei um pouco atrasado no estádio e o único lugar que tinha uma cobertura disponível era atrás da Naçao Independente. Putz, os cara só queimaram maconha, ver o jogo que é bom, nada....Se é pra fazer isso, fica em casa, pra que fazer isso no estádio?

O Louis vive dizendo que deveria ter uma zona mista em grenais e eu concordo com isso. Coloca lá familias gremistas e colorados e pronto. Começa com 50 de cada lado e depois vai aumentando.

claudio disse...

Joao Gabriel,

Em 2006 contra o Goiás antes do mundial eu estava lá e vi uma baita briga entre a 12 e a popular.

Acho que do jeito que a sociedade caminha, daqui a pouco, moralmente ficará dificil para torcedores organizados e anormais, digamos assim.

É a tendencia até 2014. Torcer no país ficará parecido com a Europa. Já acabaram com os sinalizadores. Daqui a pouco a festa ficará dificultada.

Jonatammm disse...

A camisa 12 é totalmente anti-climax. São a "resistencia" no pior sentido da palavra. Demarcam seu território na Inferior botando 50 bonecos onde caberiam 500.

Já fui entre a 12 e a Popular, mais perto da 12. Pobre de mim que tentei acompanhar as musicas da Popular, fui extremamente hostilizado pelos 12s.

Voltando a Popular, acho que deveriam puxar um pouco mais os gritos mais conhecidos e um pouco menos as musicas que ninguem conhece. Mais impacto e menos variedade.

A camisa 12 deveria se unir a Nação para tentar fazer algum barulho lá do outro lado. Como está hoje, a 12 só serve para atrapalhar o "espraiamento" da festa de Popular. Legitimos empata-foda.

Quanto a Popular em si, acho show, mas poderia melhorar muito. Não depender de figurinhas nefastas como esse Hierro. Não há bem que ele faça que justifique o outro tanto de males que certamente ele causa. Quanto mais organica e descentralizado o poder da Popular, melhor.

A ligação do Affatato com estes lideres da Popular é extremamente negativa. Este Affatato deve ser varrido da diretoria. Já não tinha boa impressão deste cara. Depois do racha na situação que ele provocou, somado a esta relação altamente questionavel com lideres da popular, o colocam na mesma laia de Odones e Zachias da vida.

Schroder-EUA disse...

Nao diria que o "show" da torcoida seja essencial. É bonito, sim. Mas essencial não.

Eu assistiria perfeitamente o jogo de futebol sem um grito de apoio se fosse necessario. Pra mim o espetaculo ta no gramado..na arquibancada é a cereja...

Time bom..time Campeão...ganha com ou sem popular.

Precisodevcakis2 disse...

Quem ganha jogo é time bom.
Time bom se monta com sócios que pagam em dia e contribuem com o clube. Olhem os vídeos dessa Popular no youtube, os líderes são uma bandidagem, são um bando de vadios e desocupados que lideram uma piazada que acha bonito posar de marginal e sustentar esses idiotas.

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

CJR....q ideia cara.....

Pq o marketing do inter nunca pensou nisso???

Muito interessante msmo a ideia de o INTER assumir o "comando" da Gurda Popular..... Acabaria de vez com essa estupidez de brigas e arranca rabos entre integrantes da mesma torcida!!!

O q é inadmissivel é ver integrantes da mesma torcida, q deveriam estar torcendo pro mesmo time, brigando pra ver quem deve ser o líder supremo da guarda......isso é uma burrice sem tamanho......nõa viram o q aconteceu com a torcida dos tricolinos???

O pessoal ainda hoje sente os efeitos da briga.....são ameaças e tentativas de morte contra ex integrantes da geral....e agora querem q isso aconteça no clube do povo????

De qualquer forma torcida é fundamental para o time.....essa historia de q jogador não houve os cantos é pura balela......duvido q os caras não se motivam quando escutam o estadio inteiro rugindo??? Quando começa "camisa vermemlha" o estadio inteiro canta e duvido q o jogador não sinta q a torcida esta apoiando!!!!

Unknown disse...

Quem vai no Beira direto sabe q a coisa ta saindo do limite. O Hierro é um grande colorado q trabalha pelo clube, leva a torcida até mesmo num Sapucaiense vs Inter, mas deixou a coisa (poder) subir p cabeça. Acho q agora q pegaram ele com a mão na massa devem dar alguma punição a ele.

Unknown disse...

Considero a Guarda Popular muito importante p o clube, só q o Hierro está se achando maior q a Guarda... deveriam colocar ele na geladeira por algum tempo, seria bom até p ele mesmo, no minimo até o final do ano ñ deveria entrar no Beira... mas hj, Inter vs Peixe, vamos chegar lá e ele vai ta enforcando um pobre coitado q olhou atravessado p ele...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]