sexta-feira, outubro 29, 2010

Custo Benefício

Estive presente no último grenal no olímpico, na parte inferior da torcida colorada junto a torcida Popular. Presenciei as confusões entre os próprios colorados sem entender muito o que aconteceu... Na hora fiquei sabendo que o "um ex líder tentou pegar o atual..." foi o que ouvi de um torcedor. Não sei realmente o que aconteceu e não estou aqui para tomar partido de lado algum.


A minha pergunta é qual a relação de custo benefício que uma torcida tem com o seu clube de futebol. Eu julgo que muitas das vitórias tiveram participação da Guarda Popular que sempre canta atrás do gol e apoia incondicionalmente os jogadores em campo. Obviamente que jogadores qualificados e um planejamento de futebol são fatores muito mais importates para que um clube se torne vencedor, mas em muitos momentos a torcida tem papel de dar o empurrãozinho que falta para levar o time para a vitória. No último domingo por exemplo, a festa da torcida do inter foi muito mais intensa e significativa durante a partida do que a adversária e teve sim sua parcela de contribuição para a dupla reação em busca do resultado, mas ficou ofuscada por cenas de violência antes e durante a partida...


O bloguista do Correio do Povo Hiltor Hombach divulgou durante a semana algumas imagens e relatos sobre o fato ocorrido nas arquibancas durante o clássico, culminando com uma entrevista com o líder da Popular, quem puder conferir vale a pena. Mas a história não ficou esclarecida, pelo menos para mim.


Gostaria de abrir esta discussão sobre quanto uma torcida "organizada" ajuda e quanto ela atrapalha o clube como um todo... seja no campo apoiando o time ou na imagem que este recebe devido aos atos de seus torcedores.... Eu acho que ela ajuda e muito o time dentro de campo, porém as confusões em torno dela ainda não foram solucionadas...


Mais alguém estava no olímpico? Sabe o que aconteceu? As confusões são compensadas pelo apoio incondicional ao time? Tem solução? Qual?