segunda-feira, fevereiro 07, 2011

E aí Professor

Escolher tecnico é complicado.

Não adianta pegar Grife (Felipão, Luxa, Parreira..) se os caras já tá fedendo a dinheiro e sem muita vontade ou ambição. Esses caras devem passar boa parte do dia pensando onde vão investir os milhões que ganharam brincando de tecnico de futebol..."será que compro mais uma casa no Rio ou em Miami?". Ultima coisa que quero é ter tecnico pensando se deve vender ou comprar os milhões que tem em ações na bolsa de valores.

Nada contra o cara ter uma grana mas não quero alguem completamente satisfeito com a carreira, de barriga cheia. Não quero um tecnico que vai ficar falando com jogadores sobre qual terno Italiano é melhor. Tambem não quero tecnico com a personalidade e calor humano de uma pedra, que mal consegue falar com o torcedor ou imprensa sem causar um mal estar.

Isso sem falar que não quero tecnico que insiste em burradas que 90% da torcida já sabia ser um equivoco.

Então pergunto a vocês, qual o perfil do tecnico perfeito ... lembrando que essa perfeição as vezes tem uma data de validade muito pequena. Quem era perfeito a 2 anos talvez não seja mais...quem talvez não fosse perfeito no passado talvez hoje seja....com certeza escolher o tecnico certo é quase uma arte.

Pra mim o tecnico perfeito começa com a capacidade de MOTIVAR os jogadores SEMPRE. Tem que ser um cara com controle e tambem tem que ser um cara que entende um pouco da psicologia do atleta. Tem que ser um cara que sabe ADAPTAR a situações e não insistir em burradas meses apos meses. Tem que ser um cara que não deixa CARTEIRÇO decidir quem será escalado. Alem disso é obvio que tem que ser um cara que entende de futebol e tatica.

Por isso que pra mim não serve um Felipão...um Luxemburgo...e nem um tanto outros que já rodaram e se acustumaram a trocar de clube a cada 6 meses.

Tecnico novo tem seus problemas tambem, mais especificamente a falta de experiencia e a falta de respeito dos jogadores perante alguem jovem que talvez ganhe menos que eles. Então com tudo isso...sobra alguem no momento atual?

Em 2006 Abel Braga chegou descareditado e naquele ano conquistou não só a Libertadores (toda ela!) como tambem o Mundial, contra o Barcelona. Em 2007 fracassou mas porque o time tava relaxado...gordo e campeão do Mundo...mas talvez 2011 seja uma boa hora pra ele voltar. Ao menos sabemos que ele é e sempre se diz Colorado....sabemos que ele tem respeito dos atletas... e sabemos que ele JÁ GANHOU A LIBERTADORES E MUNDIAL.

Por mim então o negocio atual....neste momento é (como sugerido nos comentarios do ultimo Post) colocar Roth no Time B e deixar ele pedir demissão e trazer de volta Abelão. A essa altura Abelão já deve tá com uma fome enorme de conquistar mais uma Libertadores.

E vocês? Quem seria o cara?

PS: Não deixem de responder a nova pesquisa na coluna direita.