quinta-feira, agosto 05, 2010

29 Gramado Artificial na Final

EDIT: Uma reupada nesse topico....

Seja Inter ou San Pablo um desses dois vai ter que jogar a Final da Libertadores no Mexico no novo, inaugurado a 4 dias, estádio do Chivas...ah que te gramado artificial.

É verdade que os gramados artificiais tem melhorado muito comparado com os originais da decada de 70 e 80 que eram literalmente um tapete. Jogadores como Pelé basicamente jogavam no Cosmos de Tennis. Chuteira não era necessario.

Mas hoje em dia gramado artificial parece mais com grama natural do que um tapete de escritorio, tanto que é aprovado pela FIFA. Dizem que o do Chivas é setima geração de grama artificial e exclusivo no mundo. Mas mesmo assim continua sendo artificial e algo differente para um atleta ter com que se adaptar numa final. Pequenas coisas como a velocidade da bola ou como ela rebate depois de um chute ao alto pode fazer toda diferença.

O estadio em si parece ser muito bonito, vejam o video. Lembrando que o dono do Chivas é um dos homens mais ricos do Mexico.

Você acha justo o uso de um gramado artificial na Final de uma competição onde isso nunca foi usado?



29 Comentários:

Anônimo disse...

Schroder:

Em uma de suas colunas na CartaCapital em 2009, Sócrates (ele mesmo, o “dr.” Bebum) questionou a seleção uruguaia por não querer jogar uma das partidas da repescagem para a Copa do Mundo, partida que foi realizada em um estádio da Costa Rica que tem gramado artificial. Sócrates partiu de sua própria experiência como “profissional”, quando jogou em um evento da Unicef no Giants Stadium (N. Jersey) logo após o Mundial de 1982 na Espanha; ele argumentou que este tipo de gramado evidencia ainda mais a habilidade dos jogadores mais hábeis e técnicos (no caso do Inter, Giuliano, D’Alessandro, Andrezinho, Rafael, taison), fazendo com que estes possam atuar na plenitude de sua técnica. Em vista disso, acho justíssima a utilização de um gramado sintético em uma das finais desta Libertadores, poderá ser que tenhamos um jogo até melhor do que se fosse em grama “natural”! Lembrando sempre que estamos no século XXI e a qualidade dos pisos sintéticos melhorou demais em relação à década de 1970...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder-EUA disse...

Leandro

Mas o gramado artificial a qual Socrates se refere..Giants Stadium circa 1982 era o fim da varzea....era um tapete duro...horrivel de se jogar futebol. Cada vez que tu caia tu queimava os joelhos. O Red Bull NY e antes Metrostars nao aguentavam jogar mais em superficie artificial. Tanto que agora que sairam do Giants Stadium e tem seu novo estadio...o estadio é de grama de verdade.

Isso diz bastante quando um time de futebol dos EUA numa regiao fria decide usar Grama natural em vez de artificial.

Os Metrostars la por 2000 conseguiram convencer o Giants da NFL de colocar grama no Giants Stadium...a grama ficou la 2 anos mas o Giants voltou a artificial porque a grama no Autono Inverno nao aguentava os jogos da NFL e era um barro so.

GILSON - PR disse...

Sou contrário a participação de times de outra federação como a concacaf, a Libertadores deveria ser uma competição expecífica da conmebol. Nenhum time sulamericano vai jogar na competição deles.

Acho que deveria ter uma competição que unissem as duas confederações como já pretenderam realizar a competição panamericana ao invés da sulamerica que é também uma competição da conmebol.

Minha crítica não é pelo momento já expressei isso algum tempo atrás. Naõ sei qual é o interesse da conmebol convidar os mexicanos para a competição, simplesmente se vencerem a LA vão ficar rindo da cara dos sulamericanos.

João Gabriel disse...

Minha preocupação estará no gramado do Morumbi.

Depois vemos o depois.

Roberto disse...

Belo estádio. Alguém sabe a capacidade?
O que me assustava na partida contra o Chivas era jogar no Azteca, com capacidade para 105 mil pessoas. Que estaria lotado.

Leandro Luz disse...

Schroder

Nao sou só contrario ao gramado como sou contra a participação de mexicanos na L.A. Eles já tem a confederação deles lá e que fiquem por lá. Mas como essa participação deles pode ser benéfica para o Inter, então tá tranquilo hehehe... mas sem brincadeiras, sou contra mexicanos na Libertadores. E esse gramado tb!

Leandro
www.blogcolorado.wordpress.com

Roberto Piccoli disse...

Eu acho que nao tem nada a ver. Na melhor das hipóteses, o gramado não vai ter morrinhos, nao vai ter buracos, grama solta, ou seja... bom pros dois e bom pro futebol. E o piso é novo, talvez nem o próprio Chivas esteja totalmente acostumado a ele.

Mas concordo com os outros com relação à participação de mexicanos na libertadores, isso deveria ser extinto já no ano que vem. Eles não tem a CONCACAF? Então porque disputar campeonatos da CONMEBOL? Quero o INTER na UEFA tbm, disputando a Champions League, ou a Liga Europa... meio nada a ver, né?! Coisas da FIFA.

Schroder-EUA disse...

Roberto mas anota ai...
Garanto que semana que vem tu vera a cada chute um monte de "terra" preta sair do gramado. na verdade nao sera terra e sim uma borracha que colocam nesses gramados e que durantes os primeiros jogos parecem agua ou algo estranho. A cada passo do jogador tu ve isso...tenho quase certeza que veremos isso no dia 11.

Gilnei Filho disse...

PELO VISTO A SOBERBA ESTÁ TOMANDO CONTA DESTE BLOG NOVAMENTE. POR DEUS QUE ESTE SENTIMENTO SOBERBO NAO CHEGUE AO VESTIARIO DO COLORADO. MUITOS AQUI ESTÃO TRATANDO DA FINAL CONTRA O CHIVAS SEM ANTES SABER O QUE VAI ACONTECER AMANHA NO MORUMBI! ISSO É GRAVE, tenhamos calma Colorados, a estrada e extremamente longa e difícil, mesmo que nao pareça!

MAS EU ACREDITO NO BI DA AMÉRICA!

AMANHA É DIA DE GUERRA, COMO HÁ TEMPOS NÃO VIVIAMOS DE VERDADE, COLORADOS!

VAMOS LUTAR ATÉ MORRER,
SEREMOS CAMPEÕES!

Schroder-EUA disse...

Gilnei falar do Gramado da final é soberba?

O texto ate começa com..Seja Inter ou SP....

João Gabriel disse...

Este assunto pode nem nos interessar depois de quinta. Eu estou embarcando amanhã cedo para o São Paulo e para o Morumbi.

1x0 é bom, mas não liquida a fatura. Estou muito nervoso, embora confiante no time.

Sandro, Guina, Tinga, D'Ale e Taisson (Sóbis) é um meio campo de respeito.

Acho e espero que passa por aí nossa sorte.

vamos colorado. VAMOS COLORADO!

Gilnei Filho disse...

Louis,
o teu post nao enta na minha critica, tu deixou bem claro no começo do teu texto a condição de Inter e Sao Paulo. Eu tô verificando esse sentimento nos comentarios aqui no blog ao longo do dia, mas nao senti isso em relação aos teus comentarios.

Gilnei Filho disse...

outra coisa Louis, tu ainda tá jogando o Fifa World Cup pela internet?

Unknown disse...

Acredito que quem mais demora pra se adaptar com esse gramado, por incrível que pareça, são os goleiros...

Qualquer chute é perigo! Mesmo que seja do meio de campo...
Jogos nesse tipo de grama me lembra muito o Futsal...

O Video do eliminado estudiantes (link abaixo) "ilustra" o que eu estou falando... Vale a pena conferir (Talvez o gol mais bonito da LA 2010, por isso que eu lembrei).

http://www.youtube.com/watch?v=hfImwuGt690

O jogo foi no estádio Estádio Elías Aguirre no Peru, com grama sintética...

Abraço!

Mark disse...

Quero estar errado mas esse post esta me cheirando salto alto... Isso nao deveria acontecer...

Leonardo Oliveira disse...

Pois é, antes de tudo o São Paulo.

Mas é preciso lembrar uma coisa - vice da Libertadores vai pro Mundial (Inter ou São Paulo) mas NÃO tem vaga na Libertadores 2011!!!

Imaginem termos que manter o ritmo no Brasileirão e nas últimas rodadas jogar com reservas porque os titulares foram para Abu Dhabi. Sem contar que se um time brasileiro for campeão da Sul-americana, sobrarão apenas 3 vagas via Brasileirão e não 4.

Portanto é ganhar do são Paulo e ganhar do Chivas!!
Não mudou nada!!

VAMÚ VAMÚ INTER!!!

Joceli disse...

Só sei que o próximo e decisivo jogo do Inter é amanhã 05/08/10 21:50 no Morumbi em SP.

AMANHÃ É GUERRA, depois que o juiz apitar é que vou pensar no dia seguinte e no próximo adversário.

O pensamento do Time e da torcida tem que ser amanhã, se não passarmos não adiantou nada chegar até aqui.

PRA CIMA DELES COLORADO, CAMPEÃO DO MUNDO.

VAMO, VAMO, INTER.

Saudações coloradas e que sejamos felizes amanhã.

RUMO A FINAL DA LIBERTADORES 2010.

Caco e Su...... disse...

INFORMACÓES AOS COLORADOS QUE VIRÁO PARA SÁO PAULO NO PORTÁO 15

Prezados Colorados,

em especial aqueles que iráo ao Morumbi ver a máquina colorada jogar, a PM de São Paulo, avisou em uma reunião realizada hoje, que os torcedores do Inter que forem ao PORTÃO 15 - Setor Visa, não deverão portar nenhum objeto (camisas, chaveiros, bones etc.) que faça menção ao INter pois os mesmos náo seráo liberados para acessar o estádio.
Torcedores que fizerem qualquer menção de torcida ao INTER dentro deste setor, serão removidos automaticamente do Estádio.

Sejam cautelosos, torçam muito mas vibrem silenciosamente se isso for possível.

Como exemplo do que está acontecendo em SP, hoje no desembarque do Inter em Congonhas, um carro com dois Sáo Paulinos passava pelo aeroporto e um deles, fez comentarios pejorativos a comitiva do inter, jogares e ao CLube, uma viatura da PM que se encontrava próxima, os parou e os prendeu.

VAMOS INVADIR SÃO PAULO, mas lembrem-se que devemos voltar para Porto Alegre.

Atenciosamente

Consulado do Inter em SP

Henze Saci disse...

A hora H do dia D tá se aproximando, agora faltam 26h pra começar a partida decisiva contra as bambis.
E nem quero pensar em Chivas e Abu Dabhi -- quando a gente tem de matar ou morrer, não adianta pensar no dia seguinte.
INTER ACIMA DE TUDO! BAMO QUE É NÓIS!

Unknown disse...

Não me incomoda a participação mexicana na LA. Vejo alguns pontos positivos:

(i) cria um novo mercado para os times sul-americanos. Mercado este com muitos US$ (México e USA);

(ii) a curto prazo a Fox investe pesado na LA por causa da participação mexicana. A colônia mexicana morando nos EUA é muito grande.

Não tenho uma opinião muito formada sobre a grama artificial. Nao vejo um grande problema, a princípio.

Schroder-EUA disse...

Gilnei...nao jogo a algumas semanas mas posso jogar...tu jogas?

Roberto Piccoli disse...

Bah, nao é soberba... os caras estão apenas falando do gramado da final... e ainda citando no post, "seja INTER ou spfc"... TODO MUNDO sabe que existem mais 90 minutos no Morumbi e que serão dificilimos... se fosse assim ninguem iria assistir o jogo hoje! Jogo jogado? Evidente que não! Nada ganho, vamos pra cima deles de novo, pra se possível meter outra vitória, mas ninguem tá com essa de soberba aí.

Schroder, essa borracha que tu diz é a mesma que existe nos tradicionais campos sinteticos de futebol society? Aquelas que parecem um pneu picado? Se for isso, acho que eles nao vao colocar isso no gramado nao cara... seria muita várzea... hehehehe...

Sobre o Gol do Estudiantes, comentado aí em cima pelo Juni, acho que foi muito mais mérito do jogador, que acertou um belo chute, do que do gramado em si, que ao meu ver, nesse caso, pouco contribuiu para que a trajetória da bola fosse X ou Y.

Mas, é isso aí... todo mundo concentrado, é hoje! Vamos pra cima! Vamos INTER!!!

colorado-RN disse...

Futebol é paixão e emoção, não fosse isso eu estaria bem mais tranquilo para o jogo de hoje. Temos um time jogando muito melhor, muito mais unido, com uma boa vantagem, enfim analisando fria e racionalmente nossas possibilidades são excelentes, mas o problema é que por mais que saiba disso estou extremamente ansioso e nervoso.
Que chegue logo o jogo e DÁ-LHE INTERRRR!!!!

Pablo Faria disse...

Que gramado, o quê!!! O negócio é o jogo hoje! Dá-lhe INter!

http://www.oladalibertadores.com.br/1420

Jonatammm disse...

No dia da decisão entrar no blog e ler um post sobre a grama artificial na final que ainda nem nos classificamos, só pode ser classificado como algo lamentável. Posta qualquer coisa aí Louis! Nem que seja a MUSA! Outros colunistas não podem invadir e nos livrar deste post nada-a-ver? VAMO IINTERRRRR CARAJO!

Marco disse...

Luís

Manda um post novo, aí, inflamando a galera!!!

João Gabriel disse...

MUSA JÁ!

Unknown disse...

Ta certo Piccoli, concordo com o fato de reconhecer os méritos do jogador. Porém perceba a velocidade com que a bola rola e como a ela pica demais... é muito diferente.

O cara bateu na bola como se tivesse num ginásio de esportes.
Surpreendeu o goleiro adiantado.
Em condições normais executar esse chute seria mais difícil, pois a bola afunda um pouco na grama e é necessário chutar diferente para imprimir essa força, altura e distância...

Qualquer chute torna-se perigoso nesse tipo de gramado!
Se a bola picar na frente do goleiro então, já era...

Por isso acho que pd ser mais difícil para os goleiros...

Mas isso pouco ou nada tem haver com a decisão de hoje! Serve apenas de passa-tempo...

Abraço ao Roberto e aos demais parceiros Colorados!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]