quarta-feira, agosto 18, 2010

A Incompetência da Conmebol

Infelizmente a realidade sobre a Libertadores é que ela é noticia pela America do Sul e esse ano pelo Mexico por causa do Chivas. Mas o que é pra ser a segunda maior competição de clubes do Mundo passa praticamente despercebido pelo Mundo afora.

Podem passar pelos principais sites de futebol do Mundo fora da America Do Sul e você dificilmente acahará alguma noticia sobre a Libertadores na sua capa. A culpa é da Conmenbol que não sabe fazer marketing dessa otima competição. Vejam a Champions league virou modinha pelo mundo todo não só pelos jogadores que lá estão mas pela Marketing da UEFA.

Não se enganem com esses noticiarios de 600 jornalistas Internacionais cobrindo a final. Pode até ser mas isso não signifique que o mundo tá assistindo. Aqui nos EUA por exemplo onde os noticiarios daí dizem que vai passar o jogo, o cara tem que comprar um "Pacote Latino" de 20 tantos canais em Lingua Espanhola pra obter a Fox Sports en Espanhol, o unico canal que passa a Libertadores na America do Norte. São poucas as pessoas que vão fazer isso.

A Libertadores deveria estar passando pela ESPN ou no minimo pelos canais abertos de Lingua Espanhola nos EUA como a Univision que transmite todas as Copas do Mundo nos EUA desde os anos 70. Na Univision Milhões mais poderiam assistir a Copa. Na Fox en Espanhol, pouquissimos vão ver.

Na Europa eu não sei como é mas imagino que seja pouco differente (alguem me informou que na Inglaterra a Libertadores nem passa na TV) e é por isso que nosso clubes são poucos conhecidos. É por isso que Bolton's da vida da segundona Inglesa, ou qualquer outro clubinho Europeu tem seu nome mais reconhecido do que muitos dos nossos.

Quando que a Conmebol, a CBF e essas outras confederações incompetentes vai aprender a fazer Marketing? Nesses ultimos 10 anos o que que a Conmebol fez de differente alem de adicionar Mexicanos? Porque que em sites Internacionais a unica Manchete vindos da America do Sul é a ida de Neymar ao Chelsea e nada de Libertadores?

Mais uma vez que paga por isso são os Clubes. Conquistamos titulos mas poucos ficam sabendo.

Exemplos:
The Guardian ... nada na sua pagina de esportes.
Pagina de Futebol GLOBAL da ESPN.....só Neymar
Sports Illustrated/CNN ... tinha algo mas já não ta mais lá