sexta-feira, agosto 20, 2010

Você aprova EUA na Libertadores?

A participação dos Mexicanos na Libertadores já é algo que se ouve reclamações todos os anos, mas já faz 10 anos que times Mexicanos participam da competição. Pelo jeito estão aí para ficar. Especialmente porque a Fox Sports en Espanhol (logo será Fox Deportes) paga muito bem para transmitir a competição...espcialmente com clubes Mexicanos. Ah e por sinal, a Fox é em Espanhol, mas é um Canal dos EUA onde existe uma enorme população, segunda maior do Mundo, que fala espanhol. Mais de 45 Milhões de pessoas nos EUA falam espanhol, mais que na Espanha ou Argentina.

Essa é uma das razões que a Fox Sports paga essa grana toda, alem de tambem transmitir para o Mexico. Acho que será questão de tempo até a Fox ou mesmo a Conmebol começar a brincar mais seriamente com a ideia de incluir uma equipe dos EUA na competição.

Seria bom ou ruim para a competição e os Clubes Sul Americanos?

Eu acho que seria otimo para todos envolvidos. Posso ser suspeito para opinar pois moro nos EUA mas sinceramente acho que seria bom demais.

Primeiramente o que teriamos de negativo? Viagems longas para alguns jogos. Mas já que viajamos para o Mexico a diferença nem seria tão grande assim para ir pra Dallas ou Washington ou New York. Teriamos apenas 1 Clube dos EUA então seriam poucos os time afetados. Outro ponto negativo seria a perda de uma vaga para um dos outros Países. Talvez o Mexico perderia um? Só não sei se a Fox iria aprovar disso. Ou talvez o Brasil ou Argentina perderia um por já ter varios.

Alem desses dois itens eu não vejo qualquer outro problema alem de talvez a questão ideologica de um clube Norte Americano participar da Libertadores....mas já temos isso com os Mexicanos então isso já foi pro espaço a muito tempo. Alem disso o nome da Taça é Libertadores da AMERICA e Mexico e EUA fazem parte da America, então não é como se tivesse um clube Japones na disputa.

Já no lado postivo eu acredito que temos alguns importantes pontos a favor. Primeiramente Marketing ($$$) da propria Libertadores e dos Clubes envolvidos. Eles estariam entrando num mercado de 300 Milhões de pessoas. Um mercado que por enquanto olha pra Europa pra adimirar futebol e raramente olha para o Sul. Outra, os Clubes dos EUA estão começando a investir mais no futebol trazendo jogadores de mais nome, mesmo que já de mais idade. Imagina uma Libertadores com o Francês Henry(NY) ou Beckham(LA). Seria uma atração a mais.

A midia mundial tambem prestaria um pouco mais de atenção assim como a Mexicana já faz. Em muitos Países a Libertadores nem passou e mal foi noticia na pagina de esportes. Hoje no Mexico o Inter é muito mais conhecido do que era antes e no fim esse não seria um dos nosso objetivos, reconhecimento mundial? Com certeza o Inter se fosse fazer amistosos no Mexico já poderia pedir mais do que no passado. Hoje o Inter tem até uma certa rivalidade (da qual nos dominamos) com clubes do Mexico, o que eu acho legal.

Não sei se vai acontecer um dia, mas acho que 1 time dos EUA não prejudicaria a competição. Acho que seria um pequeno preço que faria bem a Taça Libertadores em geral.

PS:

Ah lembrando que o DC United da Capital Americana ja jogou uma ou duas edições da SulAmericana la por 2004 ate 2007 e foi bem até e estava a 1 fase de pegar o Inter. Mas amobos o Inter e DC foram desclassificados naquela fase.

Olha o que achei DC United x Chivas pela Sulamericana de 2007 em Washington