sexta-feira, junho 19, 2009

O ETERNO PROBLEMA DA ARBITRAGEM

Estou Upando isso pela segunda vez em 2 anos porque nada muda...jogo apos jogo é a mesma coisa, o Jogos são quase sempre decididos nos erros de Juiz.
_________________________________

ESCREVI ISSO no Dia 4 De Julho de 2007. Estou dando uma Upada porque hoje é tão valido como a 1 ano. Gente o problema não é só os Arbitros Brasileiros, pois nas Copas eles tambem erram GRAVEMENTE. O Problema central é que é um homem normalmente perto dos 40 anos, correndo atras de 22 Atletas de 20 e poucos anos num imenso campo, com visão coberta quase sempre. Arbitragem é nada mas que metade convicção do juiz e metade adivinho...e a culpa não é dele é da FIFA que não lhe dá mais ajuda!

Segue o texto de 1 ano atras.

____________________________________________


Entra ano, sai ano e o maior problema no futebol continua sendo falhas de arbitragem a CADA jogo. Seja aqui nos USA, no Brasil, na Europa ou na Lua cada partida de futebol é afetada de um jeito ou outro por erros de arbitragem.

O Basquete tem uma cancha relativamente pequena, talvez do tamanho de uma Grande Area no futebol. Nessa cancha participam de cada vez 10 jogadores. Mesmo sendo bem menor em tamanho e com menos de metade dos jogadores o basquete tem o mesmo numero de Juizes em campo que o futebol, três! E no basquete cada juiz tem autoridade equivalente, no futebol só um tem autoridade maxima enquanto os outros 2 so ficam olhando a linha de impedimento. Ou seja o futebol só tem um cara, provavelmente nos seus 30 e poucos ou 40 e poucos anos pra correr um campo inteiro atras de 22 atletas de alto nivel e velocidade e decidir num instante se alguma irregularidade occoreu. É UMA MISSÃO IMPOSSIVEL! (e ainda com o fator que os 22 jogadores estão sempre simulando faltas!! É como um policial ter que correr atras de 22 ladrões!)

No Volei, um jogo que ninguem corre existe 2 Juizes. No Baseball um jogo com pouco contato fisico existem 4 juizes e em fases decisivas 6 por jogo. No Football Americano existem 7 Juizes em campo mais a opção de corrigir erros atraves de Video.

O Futebol FIFA tem que ser o esporte com menos juizes em campo por metro quadrado e tambem por jogador. É surpresa então que a cada jogo se fala tanto em erros de juizes do que no jogo em si? Pra mim não é surpresa.

Até Copas do Mundo sofrem com isso. Ano passado escrevi que a ultima Copa deveria ter sido usado para a FIFA inaugurar um novo sistema de arbitragem. Erros nunca vão desaparecer completamente mas há maneiras de diminuir radicalmente os erros grotescos que acontecem a cada dia e até em Copas. As ultimas 2 ou 3 Copas então nem se fala, um erro atras do outro e em Copa times não tem a chance de recuperar se de erros de arbitragem. Por exemplo olha esse video que fiz durante a Copa. Em 2 minutos o destino de 2 seleçoes foi decidido. Primeiro na Falta o jogador da Ukrania disacaradmente toca na bola e o juiz da nada. 1 Minuto depois no outro lado do Campo o jogador da Ukrania tropeça em si mesmo e o Juiz da Penalti. Gol e Turquia eliminado da Copa! Isso faz do futebol uma piada! Depois de anos de preparação um time é elimindo da Copa por causa de um erro basico do arbitro que na verdade não tinha jeito de ver se foi ou não foi penalti...era impossivel ele ter essa visão!!




A Italia que foi Campeã provavelmente só foi campeã porque no jogo contra a Australia eles ganhram um presente do Juiz com um penalti no finzinho. O USA foram eliminados quando perderam tambem num penalti inexistente contra Ghana. Os exemplos são tantos que nem dá pra colocar tudo aqui. Times passam anos construindo times só para serem eliminados num erro de juiz. E o que que a FIFA faz para melhorar a situação? NADA.

Todo mundo fala como futebol tem mudado desde os anos 60. Como o jogo é bem mais rapido. Os jogadores mais fortes, mais velozes. Mas desde aquela epoca o jogo continua tendo apenas 3 officiais em campo onde 2 fazem muito pouco e estão lá para policiar apenas uma regra. Não dá!

A culpa no meu ver não é dos juizes. Eu acredito que são poucos que roubam de verdade. Acho que a Grande maioria é ERRO mesmo. É simplesmente IMPOSSIVEL que 1 juiz com 40 anos faça tudo isso sozinho e que acerte 100% das vezes. É impossivel! Cabe a FIFA tentar achar soluções, mas pelo jeito eles nem tão tentando.

Li que Romario vai ir a FIFA, já que ele é tão prestigiado, para fazer sugestões de como melhorar o jogo. Não sei o que ele vai sugerir, mas Romario, mudar o Gramado para Areia e pedir para fazer só jogos em Casa não é o caminho. Brincadeiras a parte até Gol de Mão já foi feito em Copa, e isso foi a 21 anos atras! E nada mudou!

Eu já cansei de ver atacante mergulhar dentro da area. Ontem o Clemer nem tocou no atacante do SP e o cara já tava dando peixinho no Gramado. E não é só atacante. O Cassio do Gremio na SUB 20 que é Goleiro e garoto ainda já aprendeu a desrespeitar o jogo. Com a Korea pressionando o Cassio decidiu cair ao Gramado como se tivesse levado um tiro na cabeça, só para fazer tempo. O Replay mostrou que o Koreano nem tocou no goleiro.

Não aceito a desculpa "ah futebol é e sempre foi com 3 juizes se botar mais é coisa de Americano". Acho isso bobagem. Onde está escrito que o CERTO MESMO é ter só um Juiz e dois bandeirinhas? Os fatos mostram que arbitragem no futebol do jeito que tá tá muito aquem de onde deveria estar.

Então quais seriam umas soluçoes nem tão drasticas para ao menos reduzir talvez em metade os numeros de erros diariamente no campo de futebol? Qualquer umas dessas ajudaria em muito.

Solução #1: Aproveita que cada jogo tem um QUARTO oficial sentado no banco fazendo NADA e usa ele DENTRO DE CAMPO. Já que o cara tá lá e tá recebendo usa ele! Ficar sentadinho com caneta em mão não ajuda em nada. Coloca ele pra correr numa posição oposta ao arbrito. Ao menos ele seria mais 2 olhos num angulo diferente para opinar em lances decisivos.

Solução #2: Coloca 2 Novos arbitros no jogo. Um em cada grande area. Eles só ficam por ali e tem poder maximo em chamar Penalti ou não. Sem ter que correr o campo inteiro e especialista nesse tipo de lance, os Mergulahadores seriam coisa do passado.

Solução #3: Muda a lei do Impedimento. É muito chata, estraga o jogo e sempre tem erros. Não precisa eliminar a lei, mas faz com que impedimento só possa existir a partir da Grande Area. Ou seja em vez do Meio Campo, a linha agora começa na grande area. Os numeros de impedimentos iam ser MUITO menores, conseuqntemente os erros tambem. Alem do fato que o futebol em campo ia melhorar e os numeros de gols provavelmente iam aumentar.

Solução #4: A uns anos a NFL começou a usar videotape para decidir lances duvidosos. Funciona mais ou menos assim. Em cada jogo o Tecnico do Time tem 3 (e nao mais que isso) oportunidades para contestar a decião do Juiz. Por exemplo ontem. O Gallo se não tivesse usado já as 3 contestaçoes, no lance do Penalti ele poderia ter indicado ao Juiz que queria o lance contestado. Aí o jogo para por 1 Minuto. O Quarto Juiz que tá no banco teria uma tela para verificar se realmente foi ou não foi penalti. Seria a decisão do QUARTO Juiz e não a do Juiz em Campo que valeria. O Penalti de ontem teria sido revertido. E talvez até a do primeiro tempo teria sido dado. Essa regra tem funcionado PERFEITAMENTE na NFL, agora é dificil se ter um jogo decido em erro de arbitragem.

Essas são apenas algumas opções. Eu cansei de diariamente ter que ouvir falar em erros de arbitragem,hoje em dia 50% de futebol é sobre isso. É demais. Tá na hora da FIFA acordar.