sexta-feira, junho 19, 2009

83 O ETERNO PROBLEMA DA ARBITRAGEM

Estou Upando isso pela segunda vez em 2 anos porque nada muda...jogo apos jogo é a mesma coisa, o Jogos são quase sempre decididos nos erros de Juiz.
_________________________________

ESCREVI ISSO no Dia 4 De Julho de 2007. Estou dando uma Upada porque hoje é tão valido como a 1 ano. Gente o problema não é só os Arbitros Brasileiros, pois nas Copas eles tambem erram GRAVEMENTE. O Problema central é que é um homem normalmente perto dos 40 anos, correndo atras de 22 Atletas de 20 e poucos anos num imenso campo, com visão coberta quase sempre. Arbitragem é nada mas que metade convicção do juiz e metade adivinho...e a culpa não é dele é da FIFA que não lhe dá mais ajuda!

Segue o texto de 1 ano atras.

____________________________________________


Entra ano, sai ano e o maior problema no futebol continua sendo falhas de arbitragem a CADA jogo. Seja aqui nos USA, no Brasil, na Europa ou na Lua cada partida de futebol é afetada de um jeito ou outro por erros de arbitragem.

O Basquete tem uma cancha relativamente pequena, talvez do tamanho de uma Grande Area no futebol. Nessa cancha participam de cada vez 10 jogadores. Mesmo sendo bem menor em tamanho e com menos de metade dos jogadores o basquete tem o mesmo numero de Juizes em campo que o futebol, três! E no basquete cada juiz tem autoridade equivalente, no futebol só um tem autoridade maxima enquanto os outros 2 so ficam olhando a linha de impedimento. Ou seja o futebol só tem um cara, provavelmente nos seus 30 e poucos ou 40 e poucos anos pra correr um campo inteiro atras de 22 atletas de alto nivel e velocidade e decidir num instante se alguma irregularidade occoreu. É UMA MISSÃO IMPOSSIVEL! (e ainda com o fator que os 22 jogadores estão sempre simulando faltas!! É como um policial ter que correr atras de 22 ladrões!)

No Volei, um jogo que ninguem corre existe 2 Juizes. No Baseball um jogo com pouco contato fisico existem 4 juizes e em fases decisivas 6 por jogo. No Football Americano existem 7 Juizes em campo mais a opção de corrigir erros atraves de Video.

O Futebol FIFA tem que ser o esporte com menos juizes em campo por metro quadrado e tambem por jogador. É surpresa então que a cada jogo se fala tanto em erros de juizes do que no jogo em si? Pra mim não é surpresa.

Até Copas do Mundo sofrem com isso. Ano passado escrevi que a ultima Copa deveria ter sido usado para a FIFA inaugurar um novo sistema de arbitragem. Erros nunca vão desaparecer completamente mas há maneiras de diminuir radicalmente os erros grotescos que acontecem a cada dia e até em Copas. As ultimas 2 ou 3 Copas então nem se fala, um erro atras do outro e em Copa times não tem a chance de recuperar se de erros de arbitragem. Por exemplo olha esse video que fiz durante a Copa. Em 2 minutos o destino de 2 seleçoes foi decidido. Primeiro na Falta o jogador da Ukrania disacaradmente toca na bola e o juiz da nada. 1 Minuto depois no outro lado do Campo o jogador da Ukrania tropeça em si mesmo e o Juiz da Penalti. Gol e Turquia eliminado da Copa! Isso faz do futebol uma piada! Depois de anos de preparação um time é elimindo da Copa por causa de um erro basico do arbitro que na verdade não tinha jeito de ver se foi ou não foi penalti...era impossivel ele ter essa visão!!




A Italia que foi Campeã provavelmente só foi campeã porque no jogo contra a Australia eles ganhram um presente do Juiz com um penalti no finzinho. O USA foram eliminados quando perderam tambem num penalti inexistente contra Ghana. Os exemplos são tantos que nem dá pra colocar tudo aqui. Times passam anos construindo times só para serem eliminados num erro de juiz. E o que que a FIFA faz para melhorar a situação? NADA.

Todo mundo fala como futebol tem mudado desde os anos 60. Como o jogo é bem mais rapido. Os jogadores mais fortes, mais velozes. Mas desde aquela epoca o jogo continua tendo apenas 3 officiais em campo onde 2 fazem muito pouco e estão lá para policiar apenas uma regra. Não dá!

A culpa no meu ver não é dos juizes. Eu acredito que são poucos que roubam de verdade. Acho que a Grande maioria é ERRO mesmo. É simplesmente IMPOSSIVEL que 1 juiz com 40 anos faça tudo isso sozinho e que acerte 100% das vezes. É impossivel! Cabe a FIFA tentar achar soluções, mas pelo jeito eles nem tão tentando.

Li que Romario vai ir a FIFA, já que ele é tão prestigiado, para fazer sugestões de como melhorar o jogo. Não sei o que ele vai sugerir, mas Romario, mudar o Gramado para Areia e pedir para fazer só jogos em Casa não é o caminho. Brincadeiras a parte até Gol de Mão já foi feito em Copa, e isso foi a 21 anos atras! E nada mudou!

Eu já cansei de ver atacante mergulhar dentro da area. Ontem o Clemer nem tocou no atacante do SP e o cara já tava dando peixinho no Gramado. E não é só atacante. O Cassio do Gremio na SUB 20 que é Goleiro e garoto ainda já aprendeu a desrespeitar o jogo. Com a Korea pressionando o Cassio decidiu cair ao Gramado como se tivesse levado um tiro na cabeça, só para fazer tempo. O Replay mostrou que o Koreano nem tocou no goleiro.

Não aceito a desculpa "ah futebol é e sempre foi com 3 juizes se botar mais é coisa de Americano". Acho isso bobagem. Onde está escrito que o CERTO MESMO é ter só um Juiz e dois bandeirinhas? Os fatos mostram que arbitragem no futebol do jeito que tá tá muito aquem de onde deveria estar.

Então quais seriam umas soluçoes nem tão drasticas para ao menos reduzir talvez em metade os numeros de erros diariamente no campo de futebol? Qualquer umas dessas ajudaria em muito.

Solução #1: Aproveita que cada jogo tem um QUARTO oficial sentado no banco fazendo NADA e usa ele DENTRO DE CAMPO. Já que o cara tá lá e tá recebendo usa ele! Ficar sentadinho com caneta em mão não ajuda em nada. Coloca ele pra correr numa posição oposta ao arbrito. Ao menos ele seria mais 2 olhos num angulo diferente para opinar em lances decisivos.

Solução #2: Coloca 2 Novos arbitros no jogo. Um em cada grande area. Eles só ficam por ali e tem poder maximo em chamar Penalti ou não. Sem ter que correr o campo inteiro e especialista nesse tipo de lance, os Mergulahadores seriam coisa do passado.

Solução #3: Muda a lei do Impedimento. É muito chata, estraga o jogo e sempre tem erros. Não precisa eliminar a lei, mas faz com que impedimento só possa existir a partir da Grande Area. Ou seja em vez do Meio Campo, a linha agora começa na grande area. Os numeros de impedimentos iam ser MUITO menores, conseuqntemente os erros tambem. Alem do fato que o futebol em campo ia melhorar e os numeros de gols provavelmente iam aumentar.

Solução #4: A uns anos a NFL começou a usar videotape para decidir lances duvidosos. Funciona mais ou menos assim. Em cada jogo o Tecnico do Time tem 3 (e nao mais que isso) oportunidades para contestar a decião do Juiz. Por exemplo ontem. O Gallo se não tivesse usado já as 3 contestaçoes, no lance do Penalti ele poderia ter indicado ao Juiz que queria o lance contestado. Aí o jogo para por 1 Minuto. O Quarto Juiz que tá no banco teria uma tela para verificar se realmente foi ou não foi penalti. Seria a decisão do QUARTO Juiz e não a do Juiz em Campo que valeria. O Penalti de ontem teria sido revertido. E talvez até a do primeiro tempo teria sido dado. Essa regra tem funcionado PERFEITAMENTE na NFL, agora é dificil se ter um jogo decido em erro de arbitragem.

Essas são apenas algumas opções. Eu cansei de diariamente ter que ouvir falar em erros de arbitragem,hoje em dia 50% de futebol é sobre isso. É demais. Tá na hora da FIFA acordar.

83 Comentários:

João Gabriel disse...

Sorte nossa ontem!
O penâlti no primeiro tempo foi escandaloso!

O penâlti marcado eu acho que não foi!
mas pode-se discutir!
Assim como um possível pênalti no Cristhian!

Agora........
Eu não me esqueço do Fábio Costa derrubando o Tinga em 2005!

tiago - colorado no canada disse...

Show de bola o post e o assunto. Acho que já faz muito tempo que o futebol tinha que ter evoluído.
Mas como tem muita influência inglesa (e não americana), muita coisa é mantida em nome da "tradição".
Acho que um avanço simples seria a opção (ou n opções por jogo) para o treinador questionar (challenge) uma decisão - ou uma não-decisão - do juiz. Como tem na NFL, NHL...
Pega o video, com um monte de camera, e decide se foi o não foi. Quem decide? Qq um: o juiz, junto com os bandeiras, junto com o quarto arbitro, junto com o delegado do jogo... qq um pode decidir. Se o negócio for escandaloso (Tinga x MSI) não vai ter erro. Se for duvidoso, paciência. Mas pelo menos vai acabar com muita reclamação.
Poderiam até limitar o uso do video, se não quisessem radicalizar tanto: só se usa prá ver se a bola cruzou a linha ou não, e prá ver se foi penalty ou não. Pronto. O resto deixa pro juiz, e se errar, talvez não seja tão sério.
O que eu não entendo, é aqueles caras que dizem que "o futebol perderia a graça". Isso eu não entendo. Qual a graça de ganhar sem justiça?

Unknown disse...

Os lances duvidosos deviam ser analisados depois do jogo. Jogador que tenta descaradamente enganar a arbitragem deve ser punido.

Off-topic: Esse é o video da "Renata Close": http://www.youtube.com/watch?v=0rWwt562Frs (no minuto 6:50)

Anônimo disse...

Concordo sobre a punição que o André falou. diminuiria em muito a cera.

Mas a solução 3 do Luois achei ótima.

Dessa forma os jogadores ficariam mais espalhados pelo campo, facilitando o toque de bola. tenho certeza que melhoraria o nível do futebol. E é perfeitamente possível.

Darlan Gustavo disse...

jogo com dois juizes ja foi testado no paulistao...nao deu certo

o problema é q a regra do futebol é idiota...da muitas brechas para interpretações...dai falam....mas cada juiz tem uma interpretacao diferente...isso nao eh desculpa!!! deviam arrumar a regra!

Gonçalves disse...

Boa essa da oportunidade de 3 tiradas de duvida, mas terminar com o impedimento não sei não...os cara iam deixar um só na pescaria lá...o que eu gostaria de ver mudado seria aqueles passinhos pra frente na cobrança dos penaltis...não tem como o cara não se antecipar pra tomar um impulso...o Vasco tá tocando 3 no Santos eita Perdiga se deu bem hehehe

Gerson Sicca disse...

No primeiro tempo teve um pênalti do clemer não marcado. Acho q não podemos reclamara da arbitragem. O time perdeu porque é ruim mesmo. No primeiro tempo deu até pena. Parecia time pequeno jogando contra time grande. Uma vergonha.
Qto ao impedimento, se passar a considerar a linha da grande área o campo ficará grande demais e inviabilizará a marcação. Bastará jogar com um ou dois caras plantados na linha do círculo da grande área e ficará um rombo à frente da defesa, que não terá pernas para cobrir todo o setor defensivo. O jogo ia ter gol em número similar ao de uma partida de handebol.
É minha modesta opinião.
Muitos erram, mas tb tem muito ladrão. Rezende, Simon, entre outros. É uma turma grande.

Guerreiro Colorado disse...

Concordo com vc, sou árbitro de Natação, neste esporte existem uma quantidade grande de árbitros trabalhamos em média com 21, cada qual com sua função e o geral para decidir e comandar tudo.

O ideal como o Nível do Futebol exige deveria se colocar o recurso eletrônico como vc sitou no futebol americano, mas quem comanda são velhos gagás que não querem mudanças e deicham acontecer estes erros que destroem a imagem do árbitro de futebol.

O Juiz (latim Judex)de Jus (o direito)e Dicere (dizer). No direito o juiz é o magistrado encarregado de administrar a justiça.

*Sob Lei no Brasil não pode ser chamado de Juiz árbitro de qualquer esporte coisas dos Lalau da vida.

O ÁRBITRO (latim ARBITRU). Aquele que fiscaliza a observância das regras, intervindo sempre que sejam violadas.

DECISÃO ÁRBITRÁRIA: Que não é determinada por Lei (Bom Senso).
Erro de Direito: Errar sem observar preceito legal, lei , regras. O erro de direito torna nula a decisão, anula o jogo, a prova, a competição.

ERRO DE FATO: Ação, coisa feita, coisa realmente existente. É um fato, isto é sabido. Questão de fato, a que versa sobre a existência da ação. Erro humano, não invalida a decisão arbitária.

fonte: Apostila de Arbitragem de Natação do Professor Marcelo Falcão (CBDA/FINA/CONSANAT)

*Observação de quem faz o comentário.

Schroder-EUA disse...

Darlan:

Eles vem testando 1 arbitro a decadas e tambem nao deu certo!
Um campeonato da segunda do paulista nao é teste suficiente.

Gerson:

Será que seria tão ruin assim ter jogos 4 a 3 , 5 a 4 com mais frequencia? Porque que estamos satisfeitos com 1 a 0's e 0 a 0's? Antigamente quando futebol começou jogos eram 8 a 5, 10 a 0 etc...

nao quero banir impedimentos mas avançar a linha pra grande area. Impedimento é uma chatisse no futebol...é anti futebol na verdade.

A fifa mudou regras que eram ruins para futebol tipo recuar para o Goleiro...e o Juiz avisar quanto tempo extra...falta inovar um pouco mais.

Anônimo disse...

LOUIS ACHO QUE VC TEM TODA A RAZÃO EM DESABAFAR, NOSSO TIME JÁ FOI PREJUDICADO MUITAS E MUITAS VEZES POR ÁRBITROS INCOMPETENTES, E POR OUTROS MAL INTENCIONADOS E BEM PAGOS. ONTEM O LENILSON DEPOIS DO JOGO DE INTER E SÃO PAULO DISSE NA CARA DE PAU QUE NÃO HAVIA SIDO PENALTI. O QUE O ÁRBITRO TEM A DIZE SOBRE ISSO? GOSTARIA MUITO DE OUVI-LO.

Cristiano disse...

Acho que usar mais de 1 juiz pode ser comlicado. Se forem 2, as veses vai acontecer de ficar a palavra de um contra o outro. Se forem 3, pode ser 2x1. Dae o time prejudicado ainda vai chorar pq um dos juizes deu razao para ele, etc...

Acho que o recurso eletronico seria suficiente, se bem usado. Sabemos que os lances realmente polemicos nao passam de 3 ou 5 por jogo, entao nao seriam tantas paradas assim...

Mas o que nao dah eh juiz ruim mudar o resultado do jogo e as vezes do campeonato e ficar tudo por isso mesmo...

Aquele penalti no Tinga foi o cumulo... alem de nao dar penalti, expulsa o o Tinga...

Agora, Hidalgo de novo? Todo mundo ganha chance na lateral, menos o Chico...

João Carlos disse...

Minha idéia seria outra...

A tecnologia está aí para que? Ajudar. Então porque não usa-lá para ajudar a arbitragem?

Já que existe um quarto árbitro, porque não coloca-lo sentadinho em frente a uma televisão, vendo os lances pela transmissão? Obviamente sem audio, para as opiniões dos ditos comentaristas, não influenciar no veredicto.

Algo bem simples, que facilitaria muito a vida dos arbitros, e pelo menos diminuiriam os erros.

Guilherme Mallet disse...

De fato, o futebol é o jogo mais detalhista que existe e só há um pobre árbitro.

Gostei da tua idéia do juiz de área.

O videotape seria mto bom, pelo menos em jogos decisivos... Não precisa ser indicação do técnico, mas em lances decisivos, choques de área, etc. O juiz poderia consultar o juiz reserva, que munido dos replays indicaria a decisão.

Basta querer, que a coisa melhora. Acho difícil a FIFA tomar essa iniciativa, mas acho que ele pode ser aplicada em alguma federação, e, se der certo, será copiada. Veja o nosso spray de espuma para marcar o lugar da falta e da barreira. Cada gandula com uma bola é criação brasileira. Antes havia aquela frescura da bola do jogo, coisa do tempo em que não havia medidas técnicas padronizadas...

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

O jogo do post é Ukrania e Tunísia..não Turquia. Mas concordo com o conteúdo do post.

Unknown disse...

Flando em arbitragem, viram o que as gazelas do time sub17 do gaymio fizeram com o juiz no jogo contra o bahia?

Tinha q puni o gremio e o jogador!!!
Baita vergonha pro RS esse timeco.

SDS Coloradas.

San Tell d'Euskadi disse...

Louis, as ligas americanas provaram que mais juízes erram mais (na verdade, a mesma coisa per capita, mas como são em maior quantidade...). O que se fala dos árbitros da NBA e da NFL só pode ser veiculado depois das 23h!

Cleber_Tapes/RS disse...

acho louis que nem precisa muita coisa pra melhorar

1º Não precisa bandeirinha, o impedimento tem que ser eletronico, uma câmera focando o lance e se ouver o impedimento o arbitro deve ser avisado eletronicamente.

2º Em lances duvidosos e importantes de penalty por ex, tem que ser marcado após 2 arbitros olharem o lance no monitor simultaniamente e depois avisar o arbitro em campo.

Acho que a técnologia tem que ser usada no futebol.

geoband disse...

Bom post Louis. Fecho 110% contigo. Apenas não concordo com sua sugestão em relação ao impedimento. No mais, assino embaixo.

Tiago Finkler disse...

Tambem concordo. Acho que deveria haver dois aritros olhando o jogo em um monitor e passando as coordenadas para o abritro em campo.

PS: Mas esses juizes gostam de inventar penalties contra times de vermelho, ta louco.... hehehe

Alexandre R. disse...

MINHA OPINIAO : Uma das diversões do futebol está justamente nisso, ao contrario o futebol seria um esporte burocratico como tantos outros que existem por aí.
Antes que caiam de pau em cima de mim, vou contar um 'causo'(causo à moda do coloradodeesmeralda que anda sumido -heheehe)
Há uns 5 anos(ou mais, nao lembro) O Havelange fez uma palestra na Federasul e eu fui ver. A maioria das pessoas se impressionariam e concordariam com os argumentos que ele expos justamente nesse ponto de juizes.

E mais uma frase que ouvi naquela palestra e nunca me esqueci :
"A Fifa tem mais poder que a ONU"


Mas que tão garfeando o nosso colorado, isso tão.

Marco disse...

Vejam a posição do árbitro no lance do penalti que ele inventou para o Náutico.

Ele está pelo menos 10 metros fora da área, longe do lance. Deveria ser suspenso pelas lambanças que fez.

Não marcou um penalti claro para o Inter, ainda no 1° tempo, e teve a pachorra de dar amarelo pro Marcão.

E que nos cuidemos, porque o carequinha ladrão, que já garfou o Inter neste campeonato e foi citado pelo Edilson em 2005, será o árbitro de Inter e bambis.

O SP sabe que este jogo é decisão, o Muricy já falou isto ontem, então tem que ficar de olho que vão garfar novamente!

ACORDA DIREÇÃO, DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO!!!

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...

Não bastasse Ricardo Lopes numa e Ramon na outra lateral, vamos de Edinho e Maycon no meio.

Pergunto: quem vai jogar bola neste time?

Depois reclamam que Nilmar não faz gol e que o Guiñazu está perdido em campo.

Lógico!

Guilherme CB disse...

O FUTEBOL doi de pré histórico. Todos os esportes ja se modernizaram na questão de arbitragem, menos o futebol.

Acredito que mais de um juiz é complicado se não bem pensados. Ja pensou cada um marcando uma coisa?? o pau iria comer solto.

Acho que o maior atraso esta nas regras do futebol.

- segundo a fifa é proibido dar carrinho. De frente, lado, atras... O que se vê é que na bola vale. Pq não mudar a regra?

- O goleiro não pode se adiantar. O que se vÊ é o cara quase buscar a bola na marca do penalti.

- Impedimento é ridiculo. Azar do zagueiro.

- Juiz de futebol são uns putos. PQ tem fazer cara de bicha malvada para dar cartão??

- Juiz não é profissão. Pq não profissionalizar um profissão que existe?

...

Luciano Klein disse...

PQP!!

gustavo Nery?????

romulo disse...

é o que parece..
gustavo nery!

Marimas disse...

Pqp.. Gustavo Nery é jogador pro Recreativo Humaitá...

Gustavo Nery não tem o perfil de jogador colorado... quero esse palhaço longe do Beira Rio!

Eber Prado disse...

Alexandre R.

Eu acho que a graça do futebol esta em apitar direito e não prejudicar o seu time.

Lutamos a muito contra estes "apitos amigos" do eixo Rio-SP.

E se viesse uma mudança acho que devemos apoiar sim, pois é uma tentativa de minimizar os erros.

Imagina o Inter perder (ou empatar) um jogo por uma marcação errada do juiz.

Eu não acho graça nenhuma.

SDS Coloradas

Eber Prado disse...

Marimon

Na atual conjuntura em que o Marcão não esta jogando nada e me irritou muito nos ulimos tempos, ou seja, tempos em que não temos LE.

Tempos em que se chama a lateral esquerda do Inter de "cone"

Qualquer jogador que seja da função de LE de ofício, por mim é saudado se for contratado.

Pelo menos a Diretoria começa a se mexer.

geoband disse...

OFF

Não posso deixar de tecer esse comentário. Hà muito tempo eu critico e ridicularizo a atual direção do Inter. Realmente não gosto dessa cambada. Mas estou levando um belo tapa de luvas. As contratações de D'Alessandro e DC são dignas e grandiosas para qualquer grande clube brasileiro. Parabéns à direção e em especial ao Fernando Carvalho.

Quanto ao jogo de amanhã:

TEMOS QUE VENCER, nem que seja por meio à zero. Tecnicamente teremos um time horrível em campo, então terá que ser na marra. O Sanpablo possui a exata noção de quanto significa esse jogo, e nós torcedores, jogadores e direção devemos fazer de tudo p/ saírmos vitoriosos. Alguém tem que bufar no cangote dos jogadores durante a preleção no vestiário. A torcida deverá comparecer em peso ao estádio e empurrar o time.

Esse jogo é importantíssimo. NÃO PODEMOS PERDER E NEM SEQUER EMPATAR. A vitória é obrigação!!!!

Todos ao BR, enfrentar o frio e o Sanpablo novamente!

VAMOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

Ps.: porque tanta rejeição ao Nery? Alguma sugestão então? Que tal Silvinho?

Alexandre R. disse...

Eder, errei em falar em 'graça do jogo'. O certo seria emoçao. Eu tambem nao acho graça nenhuma em ver meu time perder por erros de arbitragem. O que eu quis dizer é que o futebol é um dos poucos esportes que mantem as regras quase que originais e concordo com isso. Eu acho que os dirigentes da fifa nao fazem mudancas radicais nas regras por medo do futebol se dividir em varias modalidades (algo tipo campeonato na regra antiga x campeonato regra nova), varias ligas e claro, eles proprios perderem poder.
Mesmo assim, pode-se melhorar o auxilio pro juiz, mas sem paradas pra ver o lance no telao ou a possibilidade de voltar atras numa decisao, tiraria a emoçao do jogo.

Abraços

Marimas disse...

Concordo Eber... precisamos urgente de alguém pra esquerda...

Mas porque logo o Nery.. tem tantos por aí.

O cara da piscadinha no jogo do MSI contra o São Cetano... jogador que tem a cara daquele falcatrua de 2005... Gustavo Ney, Carlos Alberto, Fábio Costa, Roger Secco... por mais bola que qlq um desses jogue, eu não quero ver eles nem perto do Inter.

Criticar sem apresentar alternativas eu sei que fica meio vazio, mas como tu disse, a direção que se mexa para procurar oytros nomes, mas por favor que não tragam o Gustavo Nery.

Sei lá, já falaram no Felipe ex-figueira, no Michel Bastos... tem o Lúcio ex gazelas... o André Santos agora não dá mais porque vai pra Europa... até o Sorin bixado me serve, menos o Nery... é uma birra quase que pessoal com esse cara.

Davi disse...

Alguém sabe quais são os personagens e a data daquela foto da agressão ao juiz?
A voadora é de um dirigente colorado. Caso não esteja enganado é um intervalo de gre-nal. De camiseta branca parece o falecido Gilberto Tim.

geoband disse...

Conforme a Zero Chora de hoje, os bambis terão 4 desfalques, ao meu ver jogadores importantes para o time:

Miranda (zagueiro)
Borges (atacante)
Alex Silva (zagueiro)
Hernanes (volante)

Ou seja, estarão com a "espinha dorsal" reserva (com exceção do Ceni).

Alexandre R. disse...

Geo, fecho contigo. Tb criticava muito a direçao, mas parece que a volta do Fernando Carvalho dei uma injeçao de animo(ou de culhão mesmo) pra gestao do piffero.
Agora é vamo vamo inter.

Uma pergunta: quem vai seguido ao beira ja notou como os cantos da popular estao cada vez mais sofisticados,muitas musicas novas e muita gente nem sabe a letra.
Eu preferiria o velho 'vamo vamo inter' ou o 'colorado colorado...', repetido até a exaustao,como um mantra, enlouquecendo a torcida e empurrando o time. Ta muito bonitinho, mas parece que falta paixao.

geoband disse...

Bah Alexandre R. P/ mim as melhores são as que tu citaste + Meu melhor amigo.

Marco disse...

O Nery é mascarado, chinelinho, tumultua ambientes, briga nos treinos, dá cotoveladas nos adversários, se acha a última bolacha do pacote, enfim... é jogadorzinho pra vestir pijama azul. Nosso vestiário vai virar uma fogueira de vaidades.

Lúcio também é ruim que dói, está vivendo até hoje daquele greNAL, pelamordeDeus!


Perguntas:

1)Legalmente, o D'Alessandro já poderia jogar?

2)E o DC?

3)Tenho visto o Tcheco jogar para os pijamas, mas ele estava na Europa, isto não pode dar problema?

Marcelo Tiarajú disse...

Po, aí tu vê:

O Inter foi o maior prejudicado com a marcação de penais: 6 x
Fora todas as expulsões (pelo menos isso reduziu)

Se, nas três últimas 3 partidas que foram marcados penaltys, nos levando a empatar os jogos, tivéssemos ganho, em que posição estaríamos? Talves em 2°!!! Bafejando no cangote do flamengo!

Outra coisa os "zebrinos pijamistas" foram os maiores beneficiários de penalidades, num total de 5 x... tira isso "deles" pra ver onde vão parar... ão ão ão...

É foda, acho que tem mesmo aquele negócio de mau reacionamento da atual diretoria com os cabeças da CBF.

Vai sabê...

geoband disse...

"O Nery é mascarado, chinelinho, tumultua ambientes, briga nos treinos, dá cotoveladas nos adversários, se acha a última bolacha do pacote, enfim... é jogadorzinho pra vestir pijama azul. Nosso vestiário vai virar uma fogueira de vaidades."

Então tá. Tbém não quero esse cara no Inter.

romulo disse...

alexandre,

a popular é barra-brava agora, precisa de cantos mais modernos..
se não fica que nem a (com todo o respeito) fico, no oooo! inter! oooo! inter! oooo...

entende?
o reconhecimento é grande, tanto que a torcidinha do sport copia descaradamente todas as canções, e outras como a do flamengo pegam as melhores e mostram "pirateadas" pra globo ..

atualmente a popular ta um pouco impedida de crescer, visto que a doze não quer sair daquele lugar e o outro lado tem a grade da social.. Músicas novas como "camisa vermelha" o estádio todo ja canta, falta um pouco de incentivo, marketing eu acho

Eber Prado disse...

Eu acho que tão apostantando no nery pelo seguinte:

Com os negócios de D'alessandro e Daniel Carvalho, para fechar o pacote precisaria do LE.

O GN faria um contrato de risco com o Inter, ganhando assim um salário inicial abaixo dos padrões do clube e um adicional por partidas jogadas ou algo assim.

Um Michel Bastos ou qualquer outro com certeza sairia mais caro, por isso o Nery como primeira opção.

Marimas disse...

"Então tá. Tbém não quero esse cara no Inter."

auhaiuahiua

Marco, como alternativa ao Nery eu traria até o Rubens Cone Cardoso de volta... o Lúcio então nem se fala.

Ele não jogou nada no Palmeiras, mas no Recreativo, além do greNAL, fez outras ótimas partidas... por isso que foi vendido. Não sei como está agora, mas se é pra não trazer o Nery qlq um me serve.

Marimas disse...

Marco, o Tcheco tá amparado por uma liminar do Sindicato de sei lá o que...

É sempre um risco que se corre escalar jogador baseado em liminar, mas até o momento a escalação é legal... é mais ou menos o que foi feito com o Kléber Pereira ano passado quando chegou ao Santos.

Guilherme CB disse...

MARCO:

Não sou conhecedor das leis, mas acho que NÃO.

o contrato do tcheco ja havia terminado com seu antigo time e ele estava desempregado. Dai vem a liminar na justiça do trabalho que não pode impedir um profissional de trabalhar.

No caso do dalessandro, DC, Souza, Orteman, o contrato ainda não terminou nos seus times de origem então tem que esperar o perido de transferencias para fazer a estreia.

-------------------


O bv vai estar no Beira rio amanha?

Guilherme CB disse...

Porra, da pra parar de trazer jogador do corinthians??

Rosinei, Magrão, Nilmar, nery..

Marco disse...

Parece que o Nery vai aceitar este contrato de risco. Deveria ter, também, multa por confusão, aí ele sairia de graça para nós.

Quando ele surgiu no SP, pensei: "Pô, taí um cara que queria no Inter", mas depois que jogou no MSI virou maçã podre.

Juca Kfoury deu a entender que a pior contratação de 2008 foi a de Nery (Flu), seguido de perto por Leo Lima (Parmêra), Roger (Grêmio) e Carlos Alberto (SP). Isto antes do Roger deixar os pijamas na mão, mas coincidência ou não, três eram do MSI.

Anônimo disse...

E o puto do arbitro careca ainda levou nota 8,5 pela arbitragem de quarta-feira!!!

Marco disse...

Só uma coisa: quem determina as regras do futebol não é a FIFA.

Joseph Blater tem ingerência ZERO neste assunto.

As regras são International Board, um comitê de pessoas tão jovens, que o mais moço não viu o dilúvio, mas pisou na lama.

Pablo Faria disse...

Isso é tudo comentário antigo?!!! Alguns são estranhos!

Bem, pra mim, o sistema de árbitros continuará assim, pois é a melhor forma de conseguir a manipulação de resultados, despertando poucas suspeitas. E se não muda, é pq os times uma hora ou outra se beneficiam dessa manipulação também. Provavelmente tá todo mundo metido nas armações, então ninguém bate o pé para mudar o sistema. Tenho dito.

Marco disse...

Ontem desopilei o fígado, e desforrei toda frustração em cima do carequinha ladrão.

Mas, na real, começamos a perder o jogo quando Nilmar e Kleber foram convocados.

Nem com Bolivar e D'Alessandro a derrota seria evitada.

Mas os dois da selenike são fundamentais. Um tem experiência e sabe tocar, cozinhar: Kleber.

Mas Nilmar, ao lado de um Taison endiabrado, teriam feito um ou dois naquele bando de perebas.

Podem achar Mano isto ou aquilo, podem tecer loas ao sistema defensivo curintiano, mas para mim é um bando de perebas.

3x0 é quase impossível, mas 2x0 é factível e podemos levar para os penaltis.

Daí....

Marimas disse...

Lauro, às 00:22 de quinta feira, 02 de julho, defenderá o tiro livre que nos levará à glória.

Neste momento, eu, cabaço em decisões por pênaltis no estádio, morrerei bêbado, de infarto do miocárdio, e feliz.

O resto é choradeira de perdedor.

Cumpra-se.

Tiago Finkler disse...

Cumpra-se!

Tiago Finkler disse...

Realmente concordo com tudo...

Soh uma coisa... o jogo é Ucrania contra TUNISIA, nao contra Turquia... heheheheh

Saudacoes Vermelhas

Felipe Conti disse...

8 milhões de euros pelo Giuliano???

Especulação ainda, mas esses carcamanos italianos (brincadeira gurizada, tenho sangue da "sicília" também!) gastam loucuras em apostas... Acho que a direção vende no outro minuto!

Cleber_Tapes/RS disse...

esse título da CB 2009 não conseguimos

mas sigo orgulhoso do Inter

Baita Clube de Futebol...

Baita Time...

Baita torçida

sigo confiante na conquista do Brasileirão 2009

tenho orgulho de ser colorado...

Nenhum time no mundo e na história do futebol é imbativel, o nosso colorado também não....

Essa batalha da CB 2009 perdemos...

mas a gerra é no nossa....

dalhe Inter

Marimas disse...

Perdemos é o caralho.

Se é pra cair, que seja de pé.

TorCida assim, que fique em casa dia primeiro.

E tenho dito.

bernardo disse...

Xiruzada....

Sou a favor de mudanças, mas elas deve acontecer pra tudo e para todos, o futebol é jogado em qualquer esquina do mundo.

Exemplo é o videotape – que seria bom, mas se somente para uma final poderíamos ter mais problemas, um campeonato - mata mata ou pontos corridos - não são decididos nos últimos jogos, vejam que estão falando o Corinthias teve ajuda da arbitragem contra CAP, Vasco e Inter.

E concordo que mais juizes erram mais... e quanto ao impedimento, essa pra mim é um “dalit” (nem sei se é assim que se escreve) ou seja, intocável, ou irreparável no ponto de vista de outros. O futebol jogado hoje é tão modelado a isso que poderíamos estar criando um imenso problema com sérios riscos de perder popularidade.

Pelo visto as mudanças mis certas são a da consulta como no jogo contra o Egito (justíssimo!!) e o tempo regulamentar, embora não tenha se falado tanto.

Sobre a CAMISA 12 no Beira Rio, alguém citou, deixa assim.....
Querer arrumar confusão com a 12 é complicado e foge ao foco do futebol, o melhor a fazer é deixar rolar e sermos democráticos.

No mais é torcer pra que o Brasil caia fora o mais cedo possível da Copa das Conf para que o Nilmar volte o quanto antes... mas pelo que vemos é um Brasil fazendo uma final com Espanha – que seria pra lá de interessante pra medir forças.

GILSON - PR disse...

He Cleber já entregou o caneco?? eu ainda não acho que dá par a fazer pelo menos 2x0 e decidir nos pênaltis. Em casa o time adversário sempre fica mais nervoso para bater.

Se o Inter jogar com o time completo dá até para golear. Não é achismo é constatação.

Antes dos jogadores saírem para a selenike, o Inter em casa ganhava do jeito que queria.

Marimas disse...

Itália 2 x 0 Seleção da CBF

Egito 3 x 0 Gringos durangos com tradição (ahiuahiuahiuhai)

Egito em 1º, Itália em 2º, e o Dunga que vá pra pqp.

bernardo disse...

CarValho, agente não pode vender o Giuliano por apenas 8 milhoes de euros, ele é novo, gurizão e inexperiente mas precisamos preparar um elenco para 2010...

... pelo amor de Deus tem alguem ai pensando a longo prazo?????

NELSON!! Quando o Bolano vai entrar no Brasileião???

Não me venham com nabas contra o Flamengo!!!

Danny Entra E Mostra Serviço Morais, jah!!

GILSON - PR disse...

Dia 1 de julho Inter 3x0 nos gambás.
Terceiro gol aos 47 minutos com gol impedido do Andrezinho.

Vingança!!!! E um herói odiado pelos corneteiros. hehehhehe

bernardo disse...

Hummm.... prefiro o terceiro gol de saldo com um frangasso daquele goleirinho que foi o primeiro e unico a falar que entregamos em 2007.

GILSON - PR disse...

O ronalducho, perdendo um gol feito errando o chute na bola e chutando a grama, para pagar mico no mundo todo. Dentuço idióta!!!

Marco disse...

Sempre falei que o Curintia é um time limitado, não tem ninguém que joga muita bola ali, exceção ao Gornaldo.

O 1° que tomamos, eles não teriam tomado, porque o Danilo teve a chance de fazer a falta em Jorge Henrique, antes do lançamento, mas deixou rolar.

Na sequência, saiu o gol. Assitam novamente e percebam.

O Curintia não tomaria este gol, porque já matariam a jogada ali, em Jorge Henrique.


E, revendo, devo concordar que, no segundo gol do Curintia, Indio falhou feio. O "zagueiro mais rápido do Brasil" perde na corrida para uma balofa de 120kilos, depois toma um corte infantilmente.

Ainda acho que Ronaldo iria bater para o gol, com grandes chances de fazer, mas a obrigação do Indio era fechar o miolo da área, não o fundo.

A hora que Ronaldo limpou, só tive tempo de resmungar: "Acabou!".

Marco disse...

Bernardo

o Dentinho até hoje fala esta mesma merda: que o Inter entregou.

É aquele negócio: você julga os outros pelo que seria capaz de fazer se estivesse no lugar daquele.

Dentinho, certamente entregaria um jogo, por isto acha que o Inter seria capaz de fazer o mesmo.

Tem dois carinhas que não me descem, que meu sonho é ver alguém dar um jacaré neles e arrancar o couro da perna, do joelho até o peito do pé.

Dentinho e Dagoberto.

Marco disse...

Gíria de boleiro: JACARÉ.

Você vem de frente para o adversário, e adianta a bola um pouco, de modo que ela fique mais para ele que para você.

Ele chega antes e tira a bola. Você vem leve e propositalmente atrasado na dividida, e entra de sola, não importa em que altura da perna.

Aí você escolhe o tipo de estrago que quer fazer com as travas da chuteira.

Guilherme CB disse...

1º gol: Nilmar
2º gol: Indio
3º gol: Ronaldo contra
4º gol: Lauro num chutão, depois do felipe ir para area tentar fazer o gol.
5º gol: Andrezinho
6º gol: Andrezinho
7º gol: Andrezinho
8º gol: Andrezinho

Gol do Corithians: qq un

Placar: Internacional 8 x 1 Corinthians

bernardo disse...

Grande Marco Aurélio, no lance do Indio você esta certo, ter facilitado o corte do Ronaldo foi fatal... só que é muito mais difícil do que se imagina, mas a obrigação de todo colorado é "não dar moral ao Ronaldo" como fez a Globo.

Pensando nesse Corinthias limitado que só pode ser limitado e fazer um score desses se treinado pelo Mano Meneses... está na cabeça dos jogadores do Corinthias obedecer e saber que eles podem e são capazes. Individualmente nenhum jogador daquele elenco tem a qualidade individual dos nossos.

Por isso sugiro uma estratégia de ataque que desestabilize o elenco do Corinthias ainda no primeiro tempo... não quero inventar muito, mas poderia ser pensando em jogadas ensaiadas que surpreendam, teremos 2 semanas.

O Inter vai precisar entrar em campo com muita concentração pra não fazer o que o SP fez ontem, os caras perderam a cabeça quando o jogo poderia ter ido pros pênaltis (sim, não custava fazer 1 gol), mas com o segundo já era tarde...

Na situação do Inter não é tão diferente, 2x0 ou 1x1 não muda muito, os jogadores precisam de um alto nível de concentração para não errar nada, ser ousado, arriscar e anular o jogo deles.

bernardo disse...

Uma outra coisa: se ensaiar uma jogada pega ratão é preciso trabalhar a cabeça dos jogadores, pois existe o risco da jogada não dar certo e nem tudo estaria perdido.

Pra ser franco acredito muito mais na capacidade de pressão do jogo aliado a qualidade dos jogadores do que jogadas ensaiadas...

Marco disse...

Passou da hora de parar de reclamar da arbitragem.

Não vai voltar atrás no resultado, nem ajudar a ganhar dia 1° de julho.


Não entender porque perdeu o 1° jogo, é o caminho mais curto para repetir o fracasso no BR. E, desta vez, será definitivo!

1) Pode matar o lance, faça a falta. Foda-se os cartões, É FINAL, CACETA!!!

2) Não deixe no mano a mano com Gornaldo, é pedir para tomar gol.

3) HEY, DUNGA, VÁ TOMAR NO C*!!!


Acho bom não contar com grande futebol de Nilmar e Kleber nesta final. Pela bolinha que estão jogando, aí, o Brasil estará na final.

Mesmo assim, dá para fazer 2x0 naquele bando de perebas.

Guilherme CB disse...

1) Pode matar o lance, faça a falta. Foda-se os cartões, É FINAL, CACETA!!

LEANDRÃO PENSOU ASSIM!!

Marco disse...

Não.

Leandrão pensou assim:

- Pode matar o cara, não fará falta. Foda-se os filhões, É FINAL, CACETA!!


E mereceu a expulsão.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Leandrão NÃO pensa.

Marco disse...

Quem trouxe Leandrão também não pensa.


E Bolivar absolvido, se acertar com os franceses, deve jogar a final. Melhor assim.

Jonatammm disse...

A final da Copa das Confederações é em um domingo. No outro dia de manha tem voo da Malasyan direto Johannesburg - Buenos Aires. Chega as 15:30 horario local. Mais 4 horas e o Nilmar pode estar em casa dormindo, terça treina um pouco, faz um trabalho especifico e quarta vai estar tinindo na final. Acho inclusive que o trabalho físico dele e do Kleber tem que começar já, la na Africa, para chegar aqui já tinindo! Já no dia da final na Africa podem programar melhor o sono pra não sofrer tanto com o jet-lag.

cjr-sp disse...

LEANDRAO NUNCA PENSOU. É UM CASO DE POLÍCIA.

ESPERO QUE O BOLANOS PENSE...HEHEHE

NO MAIS, TEM UM DITADO QUE FUNCIONA ASSIM:

NAO DEIXE NABAS NO GRUPO, SENAO AS NABAS ACABAM JOGANDO.

É FATAL MAS É VERDADE.

Jonatammm disse...

Acabei de ver um compacto (ainda nao terminou) bem longo do jogo, na SPORTV. O Inter amassou no segundo tempo, até os 33 minutos, quando o Leandrão fez aquela merda. Tenho certeza que o gol sairia.

Agora é amassar eles aqui no Beira-Rio. Eles não vao ter a mesmo sorte.

Jonatammm disse...

E o Andrezinho jogou muito. Alguém falou que ele bateu escanteios mal. Vi um que ele botou na cabeca do Magrao que quase sai gol. Outro sim foi mal batido.

cjr-sp disse...

até o gil vale tudo, 120/MES, DANDO VOLTA NO GIGANTINHO, pq no gigante ele nao tem mais força...hehehehe, teria sido melhor que o LEANDRAO no pacaembu.

O problema dessa direçao é que eles sao gananciosos demais. Querem recuperar o LEANDRAO, FERIDA BRABA, para poder ganhar algum ainda vendendo o cara. Qq um sabe que o Marquinhos que tava no grupo é um jogador pronto. Destoava na copa-SP. E outra...sempre é melhor um guri com pulmao(mesmo nao pronto) para correr do que um chave de roda que nem o Leandrao.

Aí é que o XIS da coisa...

Agora vai nilmar...e foda-se o brasileirao. Que já nao vai ficar aquela coisa assim facil. Vai ficar bem mais complicado. E nessa o planejamento tá indo e sifu mais um ano...

ESSE ANO NAO PRETENDO COMEMORAR SULA...JÁ TO AVISANDO...só vier a reboque do brasileirao...

Espero que já estejam pensando em quem vao trazer para substituir o NILMAR.

BOLANOS EU TENHO CERTEZA QUE NAO É, E NAO SERÁ...


*****************************
Segue 3 opçoes para a saída do nilmar sem pensar muito.

F9, RICARDO OLIVEIRA, BORGES.

****************************

E já que o SP tá se desmanchando, traz o multifunçao J. WAGNER, pq o Kleber segundo consta deve sair tb. Senao deixa ele no banco aqui para a meia...ao menos ele sabe bater faltas e escanteio.

Tem uns caras bons no SP sub-aproveitados no momento...e no palmeiras tb...MARQUINHOS, e outros...a traffic já disse em jornal aqui de SP, que vende todo mundo. É hora de realizar os lucros. Até o K9. Diego Souza inclusive.

Enfim vamos ver...

Mas nilmar pelo jeito fará a despedida dia 1º.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Concordo com o CJR:
O pior, os nabas jogam em jogos muito importantes...

Domingo não joga Magrão, adivinhem quem joga dinovo.... ? pqp !

Fu... a CdoB, no Brasileirão vão ficar os velhos, Bolivar, Indio e Alvaro, 10zinho eterno, Nilmar fora e vamos fazer ´boa` campanha no Brasileirão...

E a mecanica do time...non ecziste !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Falando em mecânica...o Murici parece que assumiu ONTEM o SP...que caras sem noção...e ganham MILHÕES !

Quem tem um Edinho, Maicon ou Eduardo Costa tem menos 01, é um amarelinho sem precisar e outro ´percisando` e toma vermelho e f...o time, mas os treinadores adoram um naba truculento...

Cristiano disse...

CJR,

Ta de sacanagem que o Gil ainda ta no Beira Rio?

Achei que ele e outras nabas sugadoras de $$, como o Gustavo Nery, já tinham sido devolvidos, ou doados...

Olhei o "grupo completo" no site do inter e eles nao estavam lá...

cjr-sp disse...

CRISTIANO...

Eles nao poem no site pq nao está no grupo de trabalho. Mas é daqueles que o Inter paga em separado(120/mes) e treina em separado. Infelizmente ninguem quer o gil. E o Gil tb nao quer largar 120 mil pq nao ganhará isso em lugar algum. É triste, mas é a real.

Abço.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]