sexta-feira, junho 26, 2009

No que acreditar

Depois desse período sem vitórias, ficamos sem saber o que pensar, dizer ou acreditar para que a próxima quarta-feira seja um dia especial. Não gostei da abordagem "tenho certeza" de muitos torcedores, mas temos muito pelo o que acreditar e nos manter mobilizados para a grande final de 1º de Julho.
O "Eu tenho certeza", pra mim, é uma forma de mobilização parecido com aquele do "Caxias com grife". Mobiliza a torcida, eu sei. Mas desrespeita o adversário e mobiliza-o também. E essa palavra é fundamental no futebol: MOBILIZAÇÃO. Já escrevi várias vezes que a derrota de 2005, do Gauchão de 2006 e para o Olímpia de 1989, foram fundamentais para a conquista magna da LA de 2006. Por que? Porque nos manteve mobilizados.
Além da volta do Nilmar e a conseqüente substituição de Alecsandro (que eu não sei até agora o que faz em campo), a MOBILIZAÇÃO será fundamental para vencer o Corinthians. A derrota de ontem e a do Maracanã tem muito de falta de mobilização tanto da torcida, dirigentes como dos atletas, que, em maior ou menor grau, acabam tirando o pé para não ficar de fora da final da Copa do Brasil.
Lembrem do Inter e Goiás, dia 2 de Dezembro de 2006 no Beira-Rio. O mesmo time que viria a sagrar-se Campeão Mundial quinze dias depois vencendo o Barcelona, foi o mesmo que tomou 4 gols do Goiás em casa. O time era ruim? Todos eram incompetentes? Mudanças gerais no time? Ou simplesmente não havia MOBILIZAÇÃO para vencer aquele jogo?
Eu sou o cara mais cético que eu conheço. Não acredito em papai noel nem em Alcorão, nem em Bíblia e, muito menos , em "imortalidade". Eu acredito no que vejo, no que sinto, no que encosto, no que provo, no que ouço. Eu acredito no que é concreto. E acredito no Beira-Rio.
Mas o Beira-Rio não tem voz, mas ele permite a tua voz. Ele permite aglomerar milhares de colorados em volta de um campo de futebol e é isso que faz a diferença. O Beira-Rio estará lá, te esperando. Como sempre te esperou. E espera que tu dê ao "Gigante" o que ele não tem: a tua voz.
Faça a tua parte. Tenha certeza do poder da tua voz. Acredite no Beira-Rio!
Imagem: Alfieri Photo