sábado, junho 06, 2009

19 Nem tudo está perfeito

Na semana passada, ocupei este espaço para salientar o grande momento que vive o nosso Colorado. São ótimos resultados dentro de campo e uma boa estrutura fora dele. Somos, sem dúvida, um dos clubes mais organizados do país, com mais de 90 mil sócios e capacidade para nos mantermos no topo por um longo período. Mas, apesar disto, estamos muito longe da perfeição.

Começamos pelo estádio. A maquete do Beira-Rio está sensacional. Mas quando vai sair do papel? Confesso que me assusto quando um dirigente diz que o nosso estádio está quase pronto para a Copa de 2014. Isso só pode ser discurso externo, pelo menos eu espero. Ora, quem faz uma afirmação desta, não freqüenta o estádio ou, no mínimo, não vai as dependências destinadas ao sócio torcedor.

Primeiro o estacionamento: não agüento mais “jogar” meu carro no meio do nada, num barral só e numa escuridão de dar medo. E ainda por cima, ter que pagar por este serviço. Isto sem contar, o tempo que demora pra entrar e sair do estacionamento em dia de jogo importante.

Passado o primeiro “stress”, entramos no estádio. Confesso que não gosto de freqüentar a social, por motivos pessoais. Então, divido minhas idas ao Beira-Rio entre a arquibancada inferior e superior. A inferior, quando o estádio está cheio, é uma aventura. Como não tem cadeiras, nem lugar marcado, cada um vai ocupando o seu espaço como pode e como todos querem o mesmo espaço, em um lugar onde cabem duas mil pessoas, ficam quatro mil (ou mais). Os banheiros estão bons, mas é impossível sair do “seu lugar” para voltar depois, pois não existe o “seu lugar”. Logo, na superior, tem tudo pra ser melhor, mas não é bem assim.

Na arquibancada superior tem cadeiras, ou seja, você pode ir ao banheiro e dizer pro cara ao lado, “guarda meu lugar que eu já volto”. O problema neste caso, são os banheiros. Será que algum dirigente do Inter já foi nos banheiros da superior? Tenho convicção que não. É pior que banheiro de rodoviária. Uma imundice total. E se o banheiro masculino é nojento, fico imaginando o feminino. Que dó. Além disto, tem uma multidão que chegou atrasada no estádio que fica sentada nas escadas que dão acesso as cadeiras, ou seja, tem que ficar pedindo licença durante todo o trajeto.

Fora isto tem o lanche. Principalmente em jogos na quarta-feira à noite. Comer um “cachorro quente” no intervalo: impossível. Quem se aventura a entrar na fila, fica mais de 30 minutos. Isto mesmo: mais de meio tempo de jogo, na fila pra comer um pão com salsicha, bem meia boca. Aja fome pra encarar.

Buenas. Passado por tudo isto, final de jogo com vitória (o Inter sempre ganha em casa), temos que sair do estádio. E aí, mais um absurdo. No mínimo, cinqüenta por cento dos portões estão fechados. São 15 mil pessoas saindo da arquibancada superior por DOIS portões. Porque tamanha burrice? Algum dirigente já viu isto? Isto é um estádio “quase pronto pra copa”? Fala sério. Depois disto, tranqüilos porque vencemos outra vez, ligamos o rádio do carro para escutar a coletiva do Tite e vamos encarar o congestionamento, chegar em casa as duas horas da manhã (quem mora em Porto Alegre) e dormir feliz, mesmo tendo que acordar as sete horas no dia seguinte.

E se você já encheu o saco de me ver resmungando, pode parar de ler, porque eu não terminei ainda. Quero lembrar outra promessa antiga que parece coisa de político. Vocês lembrar que na final do gauchão de 2008 foi a primeira vez que tivemos um jogo exclusivamente pra sócio no Brasil? Pois é: na ocasião, como choveu, tinha 35 mil pessoas no estádio. Ou seja, não foram vendidos ingressos e cabia mais 20 mil colorados numa partida decisiva. Pois bem, com o acontecimento, ouvi pela primeira vez a promessa de que o sócio antigo (o da carteirinha vermelha), em breve, teria que confirmar sua ida ao jogo, para não termos partidas decisivas com estádio semi-vazio.

Pois isto faz mais de ano, e ainda nada aconteceu. Dia primeiro de julho temos um grande jogo no Beira-Rio. Certamente, só sócios irão ao jogo e muitos sócios não conseguirão ingressos. E posso fazer uma aposta aqui: teremos espaços no estádio. Por quê? Porque têm que ser reservados lugares pra sócios que não vão ir ao jogo.

É tão difícil assim, fazer com que o sócio entre na internet e confirme presença no jogo? E ainda nem estou falando em deixar seu lugar marcado (como já existe no cinema e no teatro aqui na terrinha há algum tempo). Nem estou pedindo isto. Só quero estádio cheio em jogo importante. É impossível? Claro que não. Só não podemos deixar a direção acomodada, achando que está tudo lindo e maravilhoso. Não é, nobres conselheiros? Sei que muitos de vocês compartilham minha indignação e por isto votei em vocês. Agora mão a obra, pois vocês são o torcedor do concreto no conselho. Lembram???

19 Comentários:

Fernando Moraes disse...

Só quero deixar claro que acredito em quem eu dei meu voto nas eleições do conselho. É só uma cobrança pra estimulá-los a continuar brigando por nós, meros torcedores.
Ainda chegará o dia que votarei no Mallet pra pesidir o clube, na Diana como vice de futebol e no corneteiro do Nélson pra presidente do conselho.
Não é uma crítica para vocês, só um pedido de ajuda. Acho que agora ficou mais claro.

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Fernando,
Acho que fizeste um apanhado completo.
Duvido que alguém que frequente o BR nunca tenha enfrentado uma das situações que narraste.

No último jogo contra o Coritiba no BR, deixei meu carro no estacionamento que fica atrás dos campos suplementares. Entrada pela Pe. Cacique. Havia chovido um ou dois dias antes. Na saída tive diculdade de encontrar meu carro naquela escuridão do inferno, sem nenhuma indicação, enterrei meu pé numa poça de lama, até os tornozelos, cheguei em casa com os pés molhados, sujos, e como se tivesse atravessado um banhado.

Menos mal que ganhamos o jogo.

Em Tempo: Paguei 5,00 pelo serviço de estacionamento.

Cristiano disse...

Excelente post!

Teríamos outras coisas para melhorar, mas com certeza a resolução destas que mencionaste seriam as mais urgentes e interessantes.

Gosto muito de ir ao BR, tambem sei que nosso estadio está anos luz na frente da maioria dos outros no Brasil, mas isso não pode servir para deixar o que está ruim sem mudança.

Imaginem o salto de qualidade e com isso o aumento da média de público se arrumassem o exposto pelo Fernando?

Conselheiros, qual a opinião de voces sobre isso? Como este assunto é tratado no BR? Voces são nossa voz e nossos ouvidos no conselho, compartilhem conosco a informação.

Abraço.

col disse...

Falta muita coisa mesmo, Fernando. Li o titulo e pensei que tu fosses falar do time.

Incluo nessa tua lista de melhorias algo relacionao do departmaneto de futebol: a saida do Alvaro do time titular.

Quem toma uma meia-lua dentro da grande aerea colorada nao merece vestir o manto. Sem falar nas falhas de alguns dos ultimos gols.

Gilberto Colorado do Brasil disse...

É...

[Ironic mode ON]

Pelo jeito a Seleção Brasileira não aprendeu direito a lição que ministramos na última quarta-feira, em Curitiba, de como se apequenar, como se retrancar e como se enfia o rabo no meio das pernas diante de um adversário infinitamente inferior.

Até que tentaram, principalmente no primeiro tempo, mas acho que não aprenderam direito como é um verdadeiro retrancão, "a lá Tite".

Quem sabe se a Seleção assistir o jogo, amanhã, em BH, às 18:30, contra o Cruzeiro, "aprendam como se faz"!

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

É Gilberto....
Tô puto da cara... como que esses caras foram jogar fora de casa e me fizeram o despleite de jogar daquela maneira.
Não gostei.
Não é assim que se joga fora de casa.
Ainda mais nós que temos um plantel que chega a dar vontade de chorar.
Tem que jogar pedindo: vem pra dentro de noixxxxx.
Mas amanhã, INFELIZMENTE, vamos mostrar como se joga fora de casa.

Saudações Coloradas.

Marimas disse...

O estacionamento realmente é um problema, assim como os banheiros da superior, os bares e os portões fechados (uma burrice e irresponsabilidade sem tamanho)

Por outro lado, temos acertos, seja na tal da área VIP pré jogo que mata a pau, na retirada das grades, na melhoria do placar, enfim.

O setor das cadeiras serve de exemplo que dá pra fazer a coisa bem feita. Ciente que estou num jogo de futebol, e não num conserto de piano, penso que as instalações das cadeiras do Inter, desde o banheiro, até o bar, estão satisfatórias, pelo menos para o meu gosto que não exige grandes frescuras.

Que sirvam como exemplo para o restante dos setores do estádio.

Curti o texto, acho que as críticas são válidas e verdadeiras, só acho que o discurso "tá tudo errado" cairia melhor com um contra ponto.

Quem já frequentou outros estádios no Brasil, tentou comprar ingresso e coisa e tal, sabe bem como estamos à frente em se tratando de Beira Rio.

Não que isso sirva de consolo para acomodação e inércia, mas é um fato concreto.

Abraço!

rubensborges disse...

Mas o estacionamento não deve ser mudado para copa. Não pode estacionar nem perto do estádio em dia de jogo. Ou estou viajando?

Pablo Faria disse...

Também gostaria de ouvir o conselheiros sobre o panorama interno do clube a esse respeito. Infelizmente, fico com grande sensação de que só tem "papo" e pouca ação.

cjr-sp disse...

O Sr. Emidio Marques deu entrevista para o VIDARTE por esses dias(ainda tá la na seçao videos do finalsports), deu hoje na radio Band Am outra vez falando sobre o BR, e diz que falta pouco para o BR, em termos do que falta ser feito para o estadio sediar a copa e estar nos conformes do caderno de encargos da FIFA. Pifero tem o mesmo discurso.

Segundo o Emídio falta só 5% a ser feito. 95% tá feito.

É lamentável.

Tá na hora de da torcida cobrar o conselho e a direçao.

E nós como torcedores nao queremos ouvir papo furado...hehehe. Queremos açoes concretas.


********************************

Para amanha tenho um palpite que TTIKA vai jogar como gente grande no mineirao e ganhar o jogo. Mas é só paltite né....hehehe.

Douglas 'dugaa' disse...

Falta aproximadamente 1 ano para a Copa e só agora os estádios estão sendo concluidos.

Não há motivo para as obras começarem com 5 anos de antecendência. Além do mais, há necessidade de verbas estaduais, mesmo que no projeto do INTER, conste investimento privado com a venda 'dos Eucaliptos'.

Há alguns projetos que dependerão totalmente de verbas estaduais, então não há pq ter pressa, mas importante é sempre estar um passo a frente dos demais.

Edson Oliveira / POA disse...

Não dá pra nivelar por baixo. Não dá para achar que no Beira Rio tudo é uma maravilha só porque o resto é um lixo se comparado ao nosso. O padrão de comparação tem que ser com o primeiro mundo. Não só no Inter, mas em tudo na vida, tem que nivelar por cima, buscar sempre a excelência.

Edson Oliveira / POA disse...

Please... No brazilian way of life... (povão assistindo Faustão achando que tá tudo bão!! até rimou. hehehe)

Gonçalves disse...

Boa Fernando, também achei um absurdo demasiado as declarações do VP...quanto ao sistema de confirmação do sócio modalidade antiga, foi nos dito que foi contratada uma empresa que está fazendo o programa para o controle de presença e/ou confirmação, segundo nos falaram foram passadas todas as informações necessárias para essa mesma empresa bolar o programa na forma contratual até foi exigido uma multa contratual caso uma das partes deixasse de cumprir as exigências que cada um teria de cumprir...o prazo de entrega do tal programa ja terminou e a empresa contratada está pagando a multa contratual por conta disso, como isso é algo que querem acelerar parece que por conta própria eles estão usando outros meios para fazer este controle de sócios modalidade antiga e acreditam ser tão bom quanto ao que foi contratad e ainda não entregue...é esperar para ver.

Gonçalves disse...

Quanto ao restante das indignações, em breve deveremos ter novidades ou melhores explicações.

Alexandre R. disse...

mazaaaaaaaa, o mallet arrumou um ajudante - hehehehehe
Brincadeira pessoal. Post 100 %.

Tem certas coisas que nao entendo no br(a saida da superior com a maioria dos portoes fechados é o que mais me irrita)

Bom senso , é so o que peço.

Abraços

Lúcia Bastos disse...

Fernando, vou pinçar alguns pontos de seu tópico.
* Banheiros(femininos): Já tive oportunidade de entrar em banheiros na social, superior, cadeiras, em todos tem uma funcionária na porta, oferecendo papel, se faz fila, os vasos sanitários são separados por paredes, possuem porta.
Tem pia, água, sabonete e, papel pra secar as mãos !
Nas cadeiras tem até um baheiro especifico para crianças, sejam elas meninas ou meninos.

Na bomboneira "banheiros" são mistos, um espaço com 3 buracos no chão, sem portas, sem divisórias, sem pia, sem água...

* Bares são dificieis...No BR o problema é falta de pessoal, via de regra são 3 pessoas para atenderem quantos famintos ???

Volto a comparar com bombonera, era fácil "comer" um pão com bife no meio... Onde o mesmo cidadão que pegava o dinheiro, com a mesma mão pegava o bife, colocando no pão...As filas diminuiram rapidamente depois dessa visão de higiene !!! kkkkk

Queremos estádio de primeiro mundo, mas não nos esqueçamos que somos terceiro mundo !
Queremos conforto de um teatro, mas pagamos mensalidade de que ???
Pelo valor de um ingresso não se tem o conforto do teatro.
Então, antes de reclamarmos, paremos pra pensar se estamos dispostos a pagar pelo custo do luxo e conforto que estamos a exigir.

Os estádios europeus que são sonho de consumo cobram muito para um sócio ter direito de estar lá dentro !
Quantos de nós estão dispostos a pagar por isso ???

Anônimo disse...

É isso aí. Temos mais é que sentar no concreto mesmo. Pagamos uma miséria para o clube. Temos que nos f... mesmo.

É F...

Fernando Moraes disse...

Pimentinha Vermelha,
democraticamente discordo de sua opinião. Primeiro, gostaria de dizer que os banheiros da superior não foram reformados, como os da inferior e da social. Logo, eles ainda são infrequentáveis.
Quanto ao conforto, eu quero um ambiente prazeroso de frequentar, pois quando vou ao shoping (mesmo sendo no terceiro mundo), tenho estacionamento de qualidade, banheiros higiênicos e tudo mais. No cinema ou no teatro a mesma coisa (isto tudo no terceiro mundo).
Estas são opções de lazer que o portoalegrense tem. A outra é ir ao estádio torcer para o seu time. E não acho que seja um lazer barato. Já deixou de ser a muito tempo.
O ingresso pra final da CdoB será, no mínimo, 50 reais a superior. Isto é muito dinheiro.
Mesmo assim, ressalto: o Beira-Rio é muito melhor que a grande maioria dos estádios do Brasil. Mas hj temos condições de melhorarmos muito nossa estrutura, ainda mais que o gigante será palco de uma Copa do Mundo.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]