sexta-feira, junho 12, 2009

Campanhas de Sócios

Após a iniciativa de vanguarda do Internacional de investir em um programa de associação, outros clubes seguem o mesmo rumo, entretanto alguns deles com meios diferentes e que são também interessantes.
Na campanha do Inter, percebo três mecanismos de divulgação. A primeira, e muito importante, é através dos eventos consulares pelo interior do RS e pelo Brasil. Outro é a uniformização das manifestações dos dirigentes. Ao invés de ficar só na defensiva respondendo as perguntas dos repórteres, eles aproveitam essa oportunidade nos grandes espaços radiofônicos e televisivos para vender um "produto", a associação. Quer contratações? Seja Sócio. Quer reformas? Seja Sócio. Ora bolas! E um terceiro sistema de captação é o mais tradicional para quem pretende vender um "produto": campanhas publicitárias em jornais, TV, painéis "outdoors", etc.
Já em outros clubes, percebe-se uma interessante exploração de seus próprios espaços publicitários. Se nenhuma empresa está interessada em determinado espaço para vender seus produtos, o Clube vende seu próprio produto, a associação. Exemplos são o Cruzeiro e o Vasco da Gama.
Sócio do Futebol. Cruzeiro valorizando seu espaço, ao invés de deixar vazio. Essa semana, fecharam com o Banco Bonsucesso.

O Vasco É Meu. Valoriza a aquisição de direitos políticos sobre o Clube, o que o Inter nunca fez.

Dizem que o contrato com o Banrisul venceria em 1º de Junho. Se não houve um aditivo contratual, o Inter teria duas alternativas para as finais da Copa do Brasil e da Recopa: vender camisetas limpas ou divulgar sua grande conquista "100 anos, 100 mil sócios", ou algo que o valha. Afinal, a audiência dessas duas finais, será muito grande. Sem dúvida.
Ainda assim, existem outras áreas de publicidade disponíveis que o Inter deveria explorar para divulgar seu produto, por exemplo, o "backdrop" (aquele fundo das entrevistas), o campo suplementar, o murinho da arquibancada superior, o murão da "coréia", entre outros.
Suplementar do Beira-Rio, pouco explorado.

De qualquer forma, sem dúvida que será uma grande alegria atingir o objetivo traçado em 2007. 100 mil sócios! Motivo de orgulho para todos os colorados, principalmente os sócios e, claro, para essa gestão. Estamos em 94 mil, falta pouco. Mas, depois disso, não podemos parar e aí caberá explorar nossos próprios espaços, valorizando-os.

Mas e aqui no Blog? Algum leitor tá se encolhendo com os 22 Reais?