Muita conversa sobre Falcão x Fernandão, mas como muitos falaram são epocas differentes. Naquela epoca todos os craques estavam no Brasil mas hoje a maioria está na Europa. Isso significa que muitos jogadores na 1 divisão do futebol Brasileiro hoje, não estariam na 1 Divisão se aquele monte de craques estivessem no Brasil. Simplesmente não haveria lugar para todos. Varios titulares pelo Brasil hoje seriam reservas e varios reservas nem se quer estariam nesses clubes.
Isso é OTIMO para os Atletas pois ha mais vagas para trabalhar. Imagina se o Inter tivesse ainda Lucio, Carvalho, Pato, Sobis etc....ia sobrar pra alguem menos cotado não é?
Com isso em mente, qual então seria uma Seleção do time Campeão Invicto de 79 e o Campeão Mundial/Libertadores de 2006? Não o time de 76 com Figueroa, mas o de 79 mesmo.
Como eu vi o time de 79 jogar acho que posso dar minha escalação com certa autoridade. Gostaria de ouvir dos que viram os 2 times jogarem a sua escalação. Lembrando que naquela epoca times jogavam no 4-3-3.
Vai aí a minha.
Seleção Inter 1979 e 2006:
- Benitez: Sem duvida seria o titular foi um grande goleiro da seleção Paraguaia. A Carreira acabou curta por lesão grave em amistoso no Interior no inicio dos anos 80.
- Ceará: O João Carlos pai dos Gemeos era um bom Lateral, mas nada demais. Fico com o Ceará na Lateral direita.
- Mauro Galvão : Sem duvida.
- Mauro Pastor : Nem Eller, nem Bolivar em analise final tirariam o Pastor do time. Alem de um otimo cabeceador e de fazer um golzinho de vez em quando o Pastor ganhou até premio por ser um dos jogadores mais "Fair Play" (antes de Fair Play ser conhecido) a jogar mais tempo sem levar Cartão Vermelho. Ele foi alguns anos sem levar cartão vermelho no Inter. Se não me engano eventualmente foi expulso depois de varios anos, injustamente num jogo. (Talvez o Raul tenha dados sobre o Pastor).
- Jorge Wagner: Incluindo a Libertadores da JW, mas considerando so o Mundial daria Claudio Mineiro. CM era muito bom mas JW tem um algo a mais.
- Batista: Incontestavel.
- Jair: Incontestavel
- Falcão: Incontestavel.
- Valdomiro: Incontestavel.
- Fernandão: Como camisa 9 destruia o Bira.
- Sobis: Sobis teve um otimo 2005 e se destacou nas partidas que jogou na Libertadores 2006. Depois saiu cedo demais. Poderia ter se firmado de vez como idolo Colorado se tivesse ficado ate o Mundial. Ele leva a posição do Mario Sergio que jogou com a 11 em 1979.
Ou seja de 2006 entrava Ceará, Jorge Wagner, Fernandão e Sobis nesse time de 1979.
Falando na era Falcão, vejam essa foto da Revista Placar com "O Pai de Todos"
NA FOTO:
Mauro Galvão: Craque fez muito sucesso no Inter e foi pra Europa em 87/88. Teve a infelicidade de voltar em 96 pro Gremio.
Chico Espina: Fez 2 gols na final de 79 contra o Vasco quando entrou no lugar do machucado Valdomiro. Mas depois desapareceu.
Tonho: Meio campista decente. Nunca se firmou no Inter. Acabou indo para o Gremio e em 84 foi com a Sele-Inter para Los Angeles. Ele eram um dos poucos que nao jogava no Inter naquela seleção.
André Luis: Era zagueiro virou Lateral Esquerdo. Na epoca era considerado Bom, forte, firme um paredão com chute de esquerda muito forte. Um pouco lento pelo tamanho. Mesmo assim hoje seria considerado craque pois muitos acham Sidnei craque e digo categoricamente que Andre Luiz era muito melhor. Ele tava na Sele-Inter de 84 que foi pra Los Angeles e jogou como titular no Inter por muitos anos. Hoje é tecnico do Zequinha.
Joao Carlos: Lateral Direito Tri Invicto, pai dos Gemeos Diego e Diogo. Não sei pra onde ele foi despois que saiu do Inter la por 81.
Claudio Mineiro: Baita Lateral Esquerdo Tri Invicto. Passou antes pelo Corinthians. Saiu em 80-81.
Popeia: Um Ponteiro direito era pra ser successor do Valdomiro, mas nao deu muito certo.
Toninho: Meio Campo reserva , tava no Inter a uns anos e era reserva no Tri Invicto.
Adilson: Centroavante que tava a uns anos no Inter . Era reserva do Bira em 79. Em 1980 morreu num acidente de carro quando dirigia na estrada pra Sao Paulo. Morreu com a esposa.
Valdir Lima: Outro meio campista reserva confundivel com Toninho e Tonho.
Cleo: A Grande esperança pos-Falcão. Começou bem e foi Heroi da conquista do Gauchao em 1981. Mas depois de uns anos saiu e passou por America e Palmeiras entre outros. Infelizmente nunca virou um Falcão.
Bagatini: Goleiro reserva de muitos anos.
Falcão: é Falcão.