terça-feira, junho 10, 2008

11 MOMENTOS INESQUECIVEIS

Pra mudar um pouco o foco das derrotas, um pouco de historia pessoal.

Deve haver muitos grandes momentos no Beira Rio alem dos obvios (conquista de titulos, Uh Fabiano fazendo o 5 a 2 no Olimpico etc..) que muitos aqui não conhecem. Se você tem uma historia legal e pouco conhecido ou lembrado posta aqui.

Ai vai uma minha:

Nunca me esqueço. Ano era 1982 ou 83.

Grenal no Beira Rio. O Lateral Direito do Inter era um garoto chamado Betão, ele estava no lugar do Edevaldo que era jogador da Seleção Brasileira. Acho que ele veio do Interior se não me engano.

Num momento da partida a bola foi pra bandeirinha de escanteio no lado defensivo do Inter e Betão foi atras...Hugo De Leon do Grêmio tambem. De Leon cercou o Betão na bandeirinha. Aparentemente sem saída, Betão começou a fazer balãozinho ali no canto com De Leon grudado nele e aí num instante Betão deu um lindo chapeu no De Leon que ficou congelado ali ao lado da bandeirinha e Betão se mandou para o ataque com a bola. Aqueles poucos segundos até hoje eu não esqueço, o estadio foi a loucura.

Outro momento:

Não lembro o ano certo, mas acho que foi 1980. Eu estava no Beira Rio vendo um treino (eu tinha 13 anos) e alguem no Gramado me perguntou se queria dar uma de gandula durante o treino. Topei na hora e entrei no Gramado do Beira Rio (a unica vez até hoje) . No gramado um baita time. Estava lá Falcão, Batista, Bira, Mauro Galvão, Mauro Pastor etc... Mas me lembro mesmo de um momento alem de entrar no gramado. Num momento a bola veio aos meus pés na lateral do Gramado. Foi quando o Valdomiro se virou pra mim esperando o meu "passe". Com um chute certeiro mandei a bola para o Idolo Colorado "Pensei Po acabo de passar a bola para o Valdomiro NO GRAMADO do Beira Rio!" Demais para um guri!!!

Mais um Momento:

Em 1981 fui num churrasco com meu Pai na chacara do mestre Abilio Dos Reis o "Garimpador de Talentos" do Inter naquela epoca. Nem lembro como acabei indo nesse churrasco. So sei que meu Pai havia conhecia alguem no Inter e foi convidado. O churrasco nem tinha muitas pessoas talvez uns 10 a 15. Mas entre eles um pequeno grupo de jogadores da divisão de base do Inter. Só lembro de 2 que estavam lá. Um era um meio campista alemão chamado ICO. Lembro que numa preliminar ele fez um gol do Meio Campo uma vez, mas infelizmente a carreira dele no Profissional nunca deu certo. Mas o outro que lembro que estava lá era o Dunga. Ainda garoto. Lembro deles sentado no chão num canto batendo papo sem ter muito que fazer.

11 Comentários:

Iuri disse...

Pode até parecer brincadeira diante de tanta crise instalada no beira-rio hoje, mas meu momento inesquecível aconteceu faz pouco tempo, coisa de um mês.
Minha primeira final no estádio, Inter e Juventude, uma chuva fina e chata caindo, todo mundo se protegendo como pode já que a história da cobertura até hoje é fiada, um certo nervosismo no ar, afinal o jogo era contra a touca que tinha ganho o primeiro jogo de 1 a 0 em uma falha do Fernandão, o craque do time ao lado de Alex.
O resto é história, literalment, maior goleada na história das finais do gauchão, 8 a 1 inapeláveis.
Lindo e inesquecível.

O que terá acontecido para mudar tanta coisa em tão pouco tempo?

Joao disse...

Meu momento inesquecível foi em 1975.
Morava em Taquara.
Vendi meu time de botão "puxador" do Inter para ir no jogo, lembro que a parte de baixo do botão era branca e a de cima vermelha, peguei uma Kombi lotação e fui ver a final contra o Cruzeiro no Beira Rio.
Tinha 15 anos. Bons momentos de Rubens Minelli, Manga,Claudio, Figueroa, Vacaria, Falcão, Carpegiani, Valdomiro, Flavio, Lula.
Inesquecível.

Klaus disse...

Tenho dois:

O primeiro momento inesquecível foi a final da Libertadores.

Não tem outro igual, e dificilmente terá, já que mesmo ganhando outras, o sentimento de derrotados que tínhamos até aquela noite nunca mais será igual. Embora alguns façam força para o trazer novamente (vide o chat do jogo passado).

O peso que saiu das costas com aquela defesa do Clemer no final, e o apito do juiz, é algo que só quem estava lá sabe do que eu estou falando.

O segundo, foi a final do mundial.

GRAÇAS A DEUS, CONSEGUI VER O MEU TIME CAMPEÃO DO MUNDO, AO LADO DO CARA QUE ME FEZ COLORADO, MEU PAI.
ABRAÇAR ELE CHORANDO QUANDO O CLEMER BATEU AQUELA FALTA E O JUIZ ACABOU O JOGO...

DEUS SABE O QUANTO ISSO FOI IMPORTANTE.

geoband disse...

Se é p/ descontrair, aí vai:

Copa do Brasil de 99, primeiro jogo com o polentude, no Alfredo Jaconi. Lá pela metade do 2º tempo, Lúcio dá uma arrancada a partir da defesa, chega na frente da área do Juve e erra o passe. No auge da indignação, ATIRO AS CHAVES DO CARRO NO CAMPO... ahiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuha, tá loco!!!!!! Esperei duas horas após o jogo até um camarada trazer as chaves reservas. Valeu pelo festão que fizemos após o acontecido, pois o jogo terminou 0x0. E o jogo da volta prefiro não comentar... Abçs.

Fernando Gonçalves disse...

Eu, infelizmente, pude ir poucas vezes ver o Inter no BR.

Mas posso me considerar um sortudo, pois acompanhei o Inter na campanha da CB em 92.

Aquele pênalti no finalzinho e que todo o BR sabia (felizmente menos o goleiro do Flu) que o Célio Silva ia "encher o pé" no meio do gol e a alegria incontida nos minutos posteriores foram os meus momentos inesquecíveis.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Caras, uma das minhas primeiras vezes no EUCALIPTOS, no última METADE DO SÉCULO PASSADO...

hauauauauauauauaua

Deveria ter uns 13 / 14 anos, eu comecei ir ao futebol com meus amigos mais velhos, então neste dia Inter 1 x 0 Aimoré, minha mãe deu o dinheiro da entrada e da passagem pros meus amigos mais velhos e mil recomendações sobre os ´perigos` de ir ao futebol....eheheh.

Pegamos na Av. João Pessoa o Bonde ´Glória` que nos deixou na José de Alencar, daí02 quadras até a Silvério no Pulgueiro Eucaliptos, compramos as entradas e entramos, daí.....cadê meus amigos, ME PERDI !

Passado susto, limpada as cuecas, comecei a assistir o jogo e pensando numa maneira de voltar, sem saber bem como e de que jeito (sem grana) voltar.

Intervalo de jogo, com aquele sobe e desce pro bar e banheiro, achei uma grana muito boa, tomei um picole e vi que dava prá voltar até de taxi, mas GALERA em 1967, táxi era coisa de ´rico`, então na saída do jogo, fiu junto com a galera, peguei o bonde de volta, cheguei na Redenção (que era meu Wembley) e cheguei em casa, cheio de moral, meus amigos e minha mãe preocupadíssimos, mas ´faturei` em cima e disse que encontrei a galera do colégio...

Daí acho que foi um dos meus primeiros voôs solos...

Joao disse...

Louis;

Este post podia ter toda a semana.
Aqui em Sampa, na Rádio CBN, aos sábados tem um programa que se chama "Conte sua história", onde qualquer um pode contar sua história tendo como pano de fundo a cidade de SP´.
É muito legal.
Inclusive já editaram um livro.
Quem sabe?

Julio.Colorado em Sampa disse...

Bahh Mr. Nelson Corneta, será que esse jogo foi a estréia de dois jogadores que o Inter contratou da Portuguesa? Os dois eram inho, um eu me lembro que era wilsinho, o outro não lembro, mas era inho também. Morava em Taquara, centro cultural do Vale do Rio dos Sinos e fui levado pelo meu Grande Colorado Pai. Tá certo que eu era muito mais jovem que você. Devia ter uns 11/12 anos e só me lembro que vomitei o carro do amigo do meu pai, tanto na ida como na volta para Taquara. Engraçado, lembro como se fosse hoje.

Outra: Festival de inauguração do Beira Rio. Inter e Seleção da Hungria, salvo engano, foi o segundo jogo do Inter no Beira Rio. Claro que quem me levou foi meu pai juntamente com o Jorge meu irmão mais velho. Nem prestei muita atenção no jogo já que nada naquele momento era mais importânte para mim que sentar a bunda no concreto do maior e melhor estádio do RS. Muito maior e mais bonito do que o deles. Era muita emoção. Aquela noite se completou quando por nossa frente passou um vendedor com uma caixa de "Manzanas argentinas". Meus olhos brilharam, nunca havia visto maçãs tão vermelhas, tão grandes e tão bonitas. Meu pai notou meu olhar e perguntou -Tu queres uma maçã Guri? Sim pai, eu quero. Nossa, que maravilha, parei porque as lágrimas vão estragar o teclado. Fui...
Parabéns Louis, mais uma bela iniciativa.

Raul Pons disse...

As vezes nossas lembranças de infância nos traem, quando confrontadas com a realidade (isso já aconteceu comigo algumas vezes).

No caso do Gre-Nal do Betão, houve dois Gre-Nais em que ele jogou, no Beira-Rio, tendo o De León no Grêmio. Um foi em 07.10.1981 (0x0), outro em 04.11.1981 (2x1 para nós). De qualquer forma, ambos disputados antes da contratação do Edevaldo. Betão, que viera do Pelotas, era o titular. Edevaldo chegou em 1982 e jogou todos os Gre-Nais da temporada.

Betão foi negociado em 30.04.1982, indo para o Sport, como parte do pagamento do centroavante Roberto Lampião.

Schroder-EUA disse...

Raul Genio!!

Bom entao eu tava certo exeto que Betao veio antes de Edevaldo...mas acertei que ele era do Interior!

Mas mesmo assim aquele chapeu ele deu no De Leon!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não Júlio:

Isso foi bem mais tarde, foi mais ou menos 1968, mais aí já estavam no Eucaliptos, os pontas Valdomiro e Canhoto, sendo o Canhoto o preferido da torcida, mas o Wilsinho era um alemão forte, atacante, lembro que gostava dele....o outro inho não lembro...

Abraço

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]