terça-feira, junho 03, 2008

76 Oração do colorado em 2008

77
Deus, dai sabedoria aos dirigentes colorados para:

- Escolher um treinador que seja uma realidade, e não uma promessa
- Saber que futebol é tão importante quanto as finanças e a gestão do clube como um todo, e se o time de futebol vai mal, não há respaldo para que o clube continue crescendo
- Ter o discernimento que grupo nenhum é tão qualificado que não possa melhorar
- Perceber que o nível de exigência do torcedor só tende a aumentar e uma gestão sem títulos de expressão sempre será considerada um fracasso, não importe o quanto o clube esteja sendo bem administrado
- Entender que o médio e longo prazo são fundamentais, mas negligenciar o curto prazo e o imediatismo é puro amadorismo.
- Compreender que 3 jogadores baratos ou de circunstancia são tão ou mais caros que um jogador de afirmada qualidade.
- Pior do que não despender dinheiro com o futebol, é gastar de maneira desnecessária com Lucianos Henriques, Gils e Douglãos da vida.

Ao novo treinador, que Deus o ilumine com nada menos que:

- Ideias claras de futebol, sem invenções... Sai zagueiro, entra zagueiro, e assim por diante.
- Capacidade de avaliação das deficiências do plantel. Se no grupo não há peças de reposição, que exija contratações. Se não há boas peças disponíveis no mercado, que sê de oportunidade a um jovem das categorias de base.
- Definição de esquema tático. De preferência ajustado as características dos jogadores existentes no elenco. O bom esquema é aquele que se adapta aos jogadores e não o contrário.
- Sobriedade para que treine exaustivamente e dê padrão tático a equipe. E que treine também alternativas. Time que almeja qualquer resultado melhor que uma vaga na sul-americana não pode depender tanto de boas jornadas de um ou outro jogador. Contusões e suspensões somadas a um campeonato longo irão exigir muito mais do que 11 titulares.
- Obstinação para acerto do sistema defensivo e correção da bola aérea defensiva colorada.
- Persistência para que dê sequencia e oportunidades iguais aos jogadores se firmarem;
- Coragem para escalar exclusivamente pela produtividade e regularidade, não relegando jovens promissores em detrimento de escalações políticas.

Oremos!