quinta-feira, junho 26, 2008

19 Vice-versa...

Conheci o Gigante da Padre Cacique aos 15 anos de idade. Na época eu ainda morava no interior, filho de pais separados, vivia aquela função de morar com a mãe (em Pelotas) e passar as férias com pai (em POA).

Pois foi durante as férias escolares de inverno, no ano de 1997, numa clássica noite gelada porto-alegrense, dia 02 de julho (quarta feira), que me foi apresentado o Beira-Rio, justamente numa noite de clássico greNAL.

Meu pai, depois de muito insistência, aceitou levar as crias coloradas dele ao jogo. Zeloso, preocupado com o fato de ser final de campeonato, clássico, casa cheia e ainda com duas crianças para cuidar (eu e meu irmão Nathan, na época com 9 anos), fomos para a tranquilidade das numeradas. Daquele dia guardo duas lembranças especiais.

A primeira delas volta à tona sempre que vejo surgir o rubro da massa cantando em uníssono o seu amor ao clube. O sentimento de estar entre iguais, de sentir a mesma emoção, de almejar o mesmo objetivo... enfim, o arrepio que dá cada vez que volto para casa, para o Gigante da Beira-Rio.

A segunda lembrança custa um cachorro-quente, do qual eu até hoje nem sei o gosto. Lembro que chegamos cedo ao jogo e passei mais de uma hora embasbacado com o estádio, olhava para tudo, perguntava sobre tudo, placar, câmeras, torcidas... para um guri do interior, que só conhecia a Baixada (estádio do Brasil de Pelotas), estar no Beira-Rio era uma experiência e tanto. Quando percebi já havia começado o jogo. Confesso que pouco me lembro, apenas recordo que quando terminou o primeiro tempo eu estava com fome e o placar ainda era 0 x 0 . Aproveitando o intervalo de jogo, fui ao bar comprar algo comestível, mas como a casa estava cheia e a maioria do pessoal havia chegado cedo ao estádio (coisa comum naquela época), a fome da massa era grande, assim como a fila do bar. Quando finalmente consegui algo para comer notei que iniciara o segundo tempo. Recordo que caminhava em direção ao meu lugar, com o bendito do cachorro-quente em mãos, quando da saída do portão que liga os bares às numeradas vi que uma bola cruzou o meio de campo, corri para a porta e olhei para esquerda, Fabiano Cachaça recebeu o lançamento de Enciso (?), invadiu a área e tocou alta no canto do Danrlei (aqui). Gol do Inter... o cachorro-quente nunca mais foi mais visto... o Colorado se sagrava Campeão Gaúcho de 1997 e eu começara minha trajetória de clássicos com o pé-direito, mas com a barriga vazia.

Minha senda de vitórias em clássicos não teve continuidade. Aquela foi a única vez que vi ao vivo o Inter vencer um greNAL.

É bem verdade que de lá pra cá poucas vezes estive de corpo presente nos clássicos... lembro de um que fui sozinho para a extinta coréia, e, em meio ao fumaçê e ao pessoal "mó gente fina", vi o gol do Granja, empatando o clássico que terminou 1x1. Vi também ao vivo, bem sentado na superior, o Tristhian meter uma bucha na gente, da quina da grande área... vi ainda uma derrota no Chiqueiro por 2x1... a minha derrota mais comemorada, pois nos classificou para a próxima fase da Sul-Americana, com direito a parabéns para você irônico e goleirinho de papel deles saindo chorando nos microfones da gaúcha... e por último vi Pedro Júnior e seu famoso gol de nuca acabar com nosso favoritismo e nos colocar no caminho do Mundial em 2006.


A última vez que chegamos no clássico não sendo considerados favoritos foi em 2003. Naquela oportunidade vencemos por 2x1, com gols de Vinícius e Daniel Carvalho. No próximo domingo, às 18:10h, após 05 anos e 16 confrontos (7V; 5E; 4D), isso se repetirá. Eles vem embalados e badalados, são considerados pela maior parte da imprensa, sem vergonha nenhuma, os favoritos.

Entretanto, eu nunca temi um greNAL, e não vai ser "depois de velho" que começarei a ter medo de enfrentá-los. É clichê, mas é verdade, o clássico tem o condão de arrumar a casa (como ocorreu em 2006 conosco), ou colocar tudo por terra de vez (como quando ajudamos a rebaixá-los em 2004).

Logo, não pensem que os de pijama estão tranquilos... eles sabem muito bem que a derrota em casa abalará as estruturas do time, a confiança de jogadores e torcida... eles lembram, embora prefiram esquecer, a campanha de cavalo paraguaio legítima que seu treinador Sexy Hoth faz por onde passa (vaxxxco do ano passado!!)... e sabem da velha máxima proferida pelo amigo do Chiquinho, que diz que...

"greNal é greNAL, e vice-versa!!"

_____

ps.1: Meu time pro clássico, Renan; R. Lopes, Índio, Sorondo e Ramóm; Danny, Guiña, Magrão e Taison; Nilmar e Adriano... Alex e Liquinho pro segundo tempo.

ps.2: Acho que o momento é de mobilização para o clássico, mas, se for verdade o que o Tite falou ontem, e ao que tudo indica é, acho lamentável que nossa Direção tenha deixado a coisa chegar à esse ponto e fico impressionado como ainda há em meio a torcida uma boa parcela que defenda esses dirigentes, que receberam um clube CAMPEÃO DO MUNDO, pronto para se firmar entre os grandes, e que vem acumulando decepções.

ps.3: E fica aqui meu agradecimento especial ao imbecil da rede globo que marcou o greNAL para às 18:10h, em pleno inverno gaúcho... deve ser o mesmo infeliz que passou ontem, para a cidade de São Paulo, Bragantino x MSI, enquanto acontecia a final da L.A., inclusive envolvendo um clube brasileiro... falando nisso, baixa a crista Renato Gazela... parabéns LDU!!!

ps.4: Tite, Gil NÃO!!!




19 Comentários:

cjr-sp disse...

Perfeito MARIMOM...

GIL NAO...

GIL NAO...

GIL NAO...

********************

Já vou adiantar a minha opiniao para o GRENAL....com gil e alex em campo nao temos como ganhar.

Será DERROTA mesmo. Infelizmente.

Pois com Gil e alex juntos é só lembrar dos grenais do ano passado no brasileirao e ver que essas NABAS estavam no jogo.

**************************

E DESDE JÁ CLASSIFICO TITE COMO UMA MULA BURRA.

E CARVALHO SE DEIXAR O TECNICO ENTRAR COM ESSES DOIS JUNTOS EM CAMPO....TB ACHO-O BEM BURRO.

E TENHO DITO.

*****************************

LAMENTAVEL...TITE E SUA OVELHINHA GIL....

TEM QUE SER PROBLEMATICO PARA DEIXAR UM ATACANTE CERTEIRO TIPO O ADRIANO EM CAMPO PARA COLOCAR O GIL EM CAMPO.

NAO TEM EXPLICAÇAO...ISSO.

TO QUASE LARGANDO DE MAO....

TO NAS ULTIMAS....

ASSIM NAO DÁ MAIS....


TAO BRINCANDO COM A TORCIDA...

PALHAÇADA TOTAL....GIL E ALEX EM CAMPO...

cjr-sp disse...

corringindo...

TEM QUE SER PROBLEMATICO PARA DEIXAR UM ATACANTE CERTEIRO TIPO O ADRIANO NO BANCO PARA COLOCAR O GIL EM CAMPO.

cjr-sp disse...

SE O NILMAR SAIR DEPOIS DO GRENAL...EU VOU TORCER PARA O ALGARAFFA....AUAEHUEHUAEHA...COM F9LÁ É CAPAZ DE CHEGAREM NA FINAL DO MUNDIAL...

******************

PQP O QUE QUE TAO CONSEGUINDO FAZER COM O INTER???????

TAO ACABANDO COM TODO UM TRABALHO DE ANOS.....É O FIM DA ROSCA....

CADE O CONSELHO PARA COBRAR ALGUMA COISA ??????

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Meu primeiro jogo no Gigante foi na Copa do Brasil de 96, Inter 3x2 no FlaMERDA de Romário e Cia. Dois gols do Leandro Machado (esse do Sport). Eu tinha recém me mudado pra PoA.

E já perdi a conta de quantos gayNAIS eu fui! Foram muitos, tanto no Gigante quanto no Gazelímpico. E sempre fui pé-quente. Foram poucas derrotas em clássicos. Tipo umas 5 em uns 15 jogos. Mas nesse domingo não irei...

Julio.Colorado em Sampa disse...

Marimon,

Havia prometido não comentar mais, enchi o saco de alguns prepotentes que se acham melhores, mais inteligentes, mais entendidos e, veja só, até mais colorados que nossotros. Para alguns até, basta discordar uma virgula de suas teorias perfeitas que os discordantes já passam a ser taxados de panacas.
Lendo o seu texto cheguei a conclusão que estava errado. Nada me impede de entrar aqui pontualmente, nem que seja apenas para elogiar um belo e inteligente texto.
Parabéns, show de bola.
Grande abraço.

Julio

PS: A foto do Sadi esmagando um gaymista é espetacular.

Almighty disse...

Marimon
pra mim esse horario ridículo das 18:10 tem uma explicação.
ta na cara q é pra vender mais pay-per-view, e a torcida q se foda pra eles.
ano passado conseguiram botar, grenal, atletico-mg x cruzeiro, mais 2 classicos do eixo no mesmo horario, só isso explica mesmo.

Rafael Severo disse...

Marimom, se te serve de consolo, meu primeiro jogo no Beira-rio foi justamente num grenal, no longínquo ano de 1987. Eu tinha 13 anos e o Inter era líder do brasileiro, vinha embalado e badalado. Tinha o Taffarel no gol, o Luis Carlos Winck na lateral direita, o Aloísio na zaga, o Norberto de volante, Luis Fernando Rosa Flores de articulador e um ataque com Heider, Amarildo e Paulo Mattos. O Grêmio vinha na parte intermediária da tabela e tinha o Mazaropi no gol, o Alfinete de lateral-direito e no ataque tinha o Lima e o Jorge Veras. O GIgante estava lotado e o Inter dominava o jogo, mas numa escapada do Jorge Veras pela linha de fundo definiu o jogo a favor do Recreativo da Azenha. O ponta esquerda Jorge Veras foi à linha de fundo e fez um cruzamentozinho fraquinho e rasteiro. A bola correu rente à linha de fundo, nas mãos do Taffarel, que foi muito confiante e acabou fazendo cagada. Foi um gol ridículo, num frangaço histórico do Taffarel, que acabou praticamente empurrando a bola pra dentro do gol.

Pois é, desde então, eu já fui a mais de 10 greNAIS e só posso dizer que NUNCA vi o Colorado ganhar. Pelo contrário, perdeu 80% dos greNAIS que fui e o resto foi empate. O ùnico greNAL em que saí feliz foi aquele da Copa do Brasil de 1992, que foi decidido nos pênaltis e o Fernandez pegou até pensamento.

Meu último greNAL foi ano passado, no Beira-rio, pelo campeonato brasileiro. Resultado de 0X2 pró-gazelas.

Resumindo: nunca mais vou a greNAL.
Abraço.

Joao disse...

Marimon;

Seu texto me fez lembrar da sugestão que dei dias atras sobre toda semana ter um post para os torcedores contarem suas histórias.
É fantástico lembrar situações que nos fazem saber porque somos torcedores desta instituição chamada Sport Club Internacional.
Tenho certeza que aquele cachorro quente é uma COISA que não tem preço. Emoções são imensuráveis.
Que todo torcedor conte uma história bonita, interessante, estapafúrdia, cômica, alegre, triste,apaixonante, hilária, qualquer coisa antes de 2006, porque de 2006 já sei de quase todas.
Um grande abraço.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Severo pé-frio!!! Passe LONGE do Gazelódromo no domingo!! ahsuhasduahsudha

Eu tenho estatística negativa contra o Polentude...ou melhor, tinha! Com os 8x1 desse ano, esqueci do resto! ashusdahausda

Fabiano- POA-Germany disse...

Legal o teu relato Marimon!! Nao sou tao pé quente em grenal, mas nunca vi o Inter perder, nem ganhar, só empatar!! Mas aquele empate do Pedro Jr em 2006 foi importantíssimo.
Dá-lhe INTER!!!

Cleber_Tapes/RS disse...

meu Deus

o Bolivar não pode fazer isso

não pode ir pro cruzeiro, ele tem que vir pro Inter

não to nem ai pro Nilmar

sai o Nilmar que não faiz nada na frente e temos muitos jogadores pro ataque

Guto e Walter por ex

mas o Bolivar tem que vir

se ele não vier

é segundona pra nóis

cjr-sp disse...

Cleber...aonde tu viu que ele vai para o cruzeiro???

Nao vi nada disso em lugar algum...para falar a verdade nem do nilmar eu achei nada...

coloca os links aí para mim...

Abço.

************************


PELO RESTO DE NOSSAS VIDAS ESCUTAREMOS AS RADIOS E TVS ENTREVISTAREM O FABIANO CACHAÇA EM VESPERA DE GRENAIS...HEHEHEHEHE.

AGORA ELE DISSE QUE VAI SER 2 A ZERO. GOL DE ADRIANO E NILMAR.

Só esqueceram de falar para o adriano que o nosso grande tecnico vai de GIL VALE QUASE TUDO no lugar do adriano.


SDS.

Unknown disse...

Grande Marimon. Consegui entrevistar o Vice Presidente de Patrimônio do Inter sobre o Projeto GIGANTE PARA SEMPRE. Ele me adiantou algumas coisas, porém na segunda-feira haverá uma explanação para o Conselho Deliberativo. Na terça teremos notícias no site. Mas pretendo formatar a entrevista e dar algumas informações antecipadas para este que é o maior Blog Colorado. Estará, também, no site dos TAMBORES DE YOKOHAMA.

Quanto ao teu post....FANTÁSTICO....me fizeste voltar à minha infância....e ao que faço com minhas filhas no Beira-Rio.

Quanto ao Gaynal....já comprei meu ingresso. Estarei na Azenha no Domingo, faça chuva e frio. Gritarei pelo meu Inter até terminar o jogo. Sou Colorado até morrer......ATÉ MORRER......

Ah....quanto à possibilidade de entrar o Gil, qualquer um que entanda de futebol sabe que o lado direito deles é muito forte.....e que temos que ter alguém lá, segurando o ala deles. O Adriano não tem este cacoete. Quem fala que deve entrar os melhores, em detrimento de esquema de jogo, deve participar do EU FUTEBOL CLUBE. Ali poderão ganhar jogos. Na vida real, nos dias de hoje, ganha jogo técnica associada a garra e estratégia. Vide seleção da Argentina, povinho que tenho restrições, mas futebol que admiro.

No mais, um abraço a todos e a velha pergunta: LOUIS, QUANDO VENS AO BRASIL?

Um abraço

Nolci

cjr-sp disse...

Justamente pq o lado direito deles é razoavel é que no meu time, ALEXXX e nem GIL poderiam jogar ali...pois primeiro, nao sabem marcar, e muito menos jogar.

E o outro lado da moeda como fica? tira o adriano que é certeiro e que guarda para por o gil que tem medo de entrar na area....ou seja estás preocupado com o avanço deles, mas nas me parece preocupado em como vamos fazer gols. E todos sabemos que o artiheiro certeiro é o ADRIANO.

E sobre estrategia eu vi bem a estrategia com gil e alex em SALVADOR....nao deu nada, assim como nao deu nos dois grenais do ano passado e nao dara nesse tb.

Alias é so pegar os granais do brasileirao ano passado com alex e gil em campo e ver no que deu.

Schroder-EUA disse...

Nolci não sei como sempre hehehe mas meu Pai ta chegando aqui daqui umas horas, vou pega-lo no Aeroporto...ele vem passar umas ferias comigo aqui, faz 1 ano que nao o vejo! Vamos ver o Grenal juntos aqui...espero vitoria!!

Davi disse...

Meu primeiro Grenal foi esse do Tristian, 1 a 0 Gremio. Depois fui nos dois jogos da final do gauchao 2006, dois empates. Saldo até agora, 1 Derrota e 2 empates, mas salvo as circunstâncias, pra mim são 3 derrotas.

Palpite pro Grenal: 1 a 1.

Marimon: meu time pro Grenal é esse também. Quanto ao horário do jogo, a Globo é florida. Torço muito para que um dia acabe esse monopólio. O futebol brasileiro é refém da televisão há decadas. Só pra lembrar, na final da la 2006, inter e são paulo, a globo passou flamengo e um time do interior paulista pro RJ. é dose...

Abs

Unknown disse...

para nÃO ME CONTRADIZER E FAZER O QUE VOLTA E MEIA CRITICO, OU SEJA, DESRESPEITAR O POST DO AUTOR, DISCUTINDO OUTROS ASSUNTOS, PEDIRIA QUE ALGUÉM ABRISSE UM ESPAÇO PARA DISCUTIRMOS O GRENAL.....ESTRATÉGIAS, ESCALAÇÕES, ETC....AH.....ESTOU DIGITANDO NO ESCURO PARA NÃO APANHAR DA MULHER......HEHEHE......E NÃO VI QUE ESTAVA EM CAPS LOCK......NÃO ESTOU GRITANDO, VIU PESSOAL.....UM ABRAÇO NOLCI

Daniel - Sta. Maria disse...

Meu primeiro gre-NAL foi no longínquo ano de 1991, segundo jogo das finais do gauchão.

O Gaymio havia conquistado os seis títulos anteriores, mas nós havíamos ganho o primeiro gre-NAL das finais no chiqueiro.

Nesse segundo jogo, o Inter jogou bem, mas fomos descaradamente roubados pelo Marsilha no Gigante - anulou um gol legítimo do Marquinhos e deu um penalti inexistente, no final do jogo, no Assis, irmão do Amarelinho Gaúcho. O resultado foi 0x2.

Se não me engano, o Gaymio recém havia caído pra segundona, e a torcida fazia aquele hoje tradicional coro: "ão, ão, ão, segunda divisão".

Os jogadores do Gaymio fizeram volta olímpica e tudo, mas não sei porque têve um terceiro jogo, também no Gigante, em que jogávamos pelo empate. O resultado foi 0x0 e saímos campeões.

Sou pé-frio em clássicos, nunca vi o Inter ganhar, embora tenha visto a classificação na sul-americana com derrota no chiqueiro. Por isso estarei bem longe do chiqueiro domingo.

Alexandre R. disse...

Meu primeiro grenal foi tragico. A estreia do benitez e do famigerado uniforme todo vermelho. O nelson deve lembrar daquele ano de 1977.
Que horror.
Lembro que o pai me levava em todos os jogos, mas no grenal nao podia ir pq era 'perigoso' pra crianças. Chorei tanto que acho que ele me levou só pra eu calar a boca - hahahaha
Mas no balanço geral, ainda to no lucro.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]