sexta-feira, julho 24, 2009

Prejuízos da Copa Suruga

Apesar do mau momento no Campeonato Brasileiro, o Internacional irá disputar com a equipe principal a Copa Suruga Bank no Japão, para a qual 3 jogos da equipe no campeonato nacional foram adiados por determinação da Conmebol, que promove o jogo juntamente com a Associação Japonesa de Futebol (JFA), entre os campeões de Copa Sul-Americana e da J-League.

Exatamente no momento mais delicado do Campeonato Brasileiro , em que todas as equipes estão com foco exclusivo e os jogos ocorrem duas vezes por semana, o Internacional irá se ausentar para uma longa e cansativa viagem. O desgaste físico será inevitável e os prejuízos no Campeonato Brasileiro são bastante prováveis, uma vez que cada ponto é preciosíssimo neste Campeonato que é um dos mais disputados do mundo.

Fora o desgaste com a viagem em si, os jogos que tiveram suas datas canceladas serão disputados em dias que deveriam ser de descanso, recuperação e treino para a equipe. Além disso, ficaremos diversas rodadas com jogos a menos que as demais equipes, o que nos deixará prejudicados na tabela até o início do mês de setembro, com previsíveis prejuízos emocionais e maior pressão sobre a equipe.

Os jogos que seriam nos dias 1º, 6 e 9 de Agosto, serão disputados em 10 e 26 de Agosto e 2 de Setembro. Sendo que dois deles que seriam em fins de semana, serão disputados em dias úteis, às 21 horas no auge do inverno gaúcho. Entretanto, o respeito ao torcedor, que nunca foi prioridade, é o de menos em meio a tantos problemas que o Internacional terá que enfrentar em decorrência de um torneio caça-níquel. Para se ter uma idéia, no dia 10 de Agosto quando jogarmos o primeiro dos jogos adiados, estaremos com três jogos a menos que as demais equipes.

Se a Conmebol quer promover um campeonato como esse atendendo aos interesses dos clubes que a sustentam, deveria fazê-lo no começo do ano, na pré-temporada dos clubes da América do Sul. Nem a poderosa CBF que tem como Vice-Presidente o Conselheiro do Internacional, Sr. Emídio Perondi, é capaz de interceder em nome de um de seus principais clubes, para o bem de seu principal campeonato que tem o Internacional como um dos concorrentes ao título. Como se vê, as Federações do futebol são entidades com interesses que muitas vezes colidem com os interesses dos Clubes, quando deveriam ser uma representação coletiva dos Clubes, verdadeiros protagonistas do mundo do futebol.

Espero, por fim, que a Direção do Internacional não tenha medido esforços para evitar a utilização da equipe principal junto a Confederação Sul Americana, afinal o Clube já perdeu pontos valiosos no Brasileirão em decorrência dos diversos campeonatos paralelos que está disputando e que disputará. Não vamos esquecer que em Setembro, logo após a recuperação dos jogos adiados em decorrência desse jogo promocional no Japão, começa a importante Copa Sul-Americana. Como se vê, a disputa da Copa Suruga Bank com a equipe principal resultará em sérias dificuldades para o nosso Internacional.

Vamos torcer para que a força da nossa camisa supere todos esses obstáculos em nosso caminho.
Texto originalmente publicado no Blog dos Conselheiros (aqui)