quarta-feira, julho 15, 2009

31 Velhos Rivais - Renner




Em muitos artigos que escrevo aqui, percebo pelos comentários o desejo de colorados de conhecerem mais sobre o passado do nosso futebol, especialmente sobre os clubes que fizeram nome mas já desapareceram.
Para satisfazer esta curiosidade, vou fazer uma série de artigos sobre alguns de nossos velhos rivais, que ficaram pela estrada do tempo.
O Grêmio Esportivo Renner foi fundado em 23.07.1931, por Victor Gottschold, Avelino Amaral e Apolinário Corrêa, entre outros, todos funcionários da A.J. Renner e Cia.

O clube realizou seus primeiros jogos na rua Frederico Mentz. Em 15.11.1935 o Renner inaugurou seu estádio na rua Sertório (esquina com a avenida Eduardo) vencendo o Taquarense por 5x4. O estádio foi construído em um terreno doado por Antônio Jacob Renner, presidente de honra.

O Renner era chamado de "Time dos Industriários", e seu estádio, o Tiradentes, era conhecido como Waterloo, porque os grandes clubes costumavam perder pontos jogando lá. Seu uniforme consistia em uma camiseta com listras verticais vermelhas e brancas.

Em 1936 o Renner participou da fundação da Liga Atlética Porto Alegrense (LAPA), ao lado do Portuário, Rio Guahyba, Gloriense e Arrozeira Brasileira. No ano seguinte, com a divisão da principal liga portoalegrense, o Renner abandonou a LAPA e ingressou na facção da Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos que manteve-se fiel à CBD (AMGEA cebedense). Em 1938 o clube venceu o Torneio Início e o campeonato municipal, disputando o campeonato gaúcho. Com a unificação do futebol portoalegrense, realizou-se no primeiro semestre de 1939 o Torneio Relâmpago, com onze equipes e que classificaria os cinco primeiros para a Série A, ficando os restantes na Série B. Renner, Cruzeiro e Americano terminaram o torneio empatados em 4º lugar. No Torneio Desempate o Renner ficou em último, perdendo a vaga na Série A.

Em 1940 o clube analisou a possibilidade de alterar seu nome para Industrial ou Navegantes, para adequar-se aos estatutos da AMGEA. Nesta temporada, com uma grande campanha na Série B, o clube teve seu atacante Caburé (artilheiro da competição) convocado para a Seleção Brasileira que disputaria o Campeonato Sul-Americano na Bolívia (os clubes gaúchos recusaram-se a ceder seus atletas e Caburé jamais jogou pela Seleção). Precisando apenas de um empate para ganhar o campeonato da Série B, o clube perdeu para o Porto Alegre, desperdiçando a chance de subir à Série A. Na melhor de três com o Porto Alegre, o clube foi novamente derrotado e ficou em segundo lugar. No ano seguinte o clube resolveu não inscrever-se para disputar o campeonato da Série B.

Em 1942 o clube venceu o campeonato da Série B mas não conseguiu o acesso para a Série A. Em 1944, novamente chegou ao título, conquistando o direito de ascender à série principal. Em 1947, no Torneio Extra, terminou a competição empatado na 1ª colocação com o Internacional, e venceu o jogo extra por 2x1. O clube voltaria a vencer o Torneio Extra em 1951. Em 1951 o Renner foi vice-campeão juvenil, repetindo o feito em 1953 e 1957. Mas o grande momento do clube foi na temporada de 1954. O Renner sagrou-se campeão citadino com três rodadas de antecipação ao vencer o Juventude por 9x2, no dia 08.01.1955. A seguir, conquistou o campeonato gaúcho de 1954, ao vencer o Ferrocarril por 2x0, em 30.01.1955.

Em 1956 o Renner conquistou o Torneio da ACEPA (um torneio extra norturno, disputado no final da temporada). Em 1957 disputou o Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro, contra Bangu, Vasco e Fluminense.

O final da década de 1950 marcou um período de crise do clube, que chegou a ter 5.000 sócios, mas era deficitário. No final de cada temporada a empresa A. J. Renner tinha de cobrir o rombo financeiro cada vez maior. Após o campeonato de 1958, a direção decidiu extinguir o departamento de futebol profissional do clube.
Entre os jogadores do clube, destacaram-se o goleiro Valdir de Morais (titular por vários anos no Palmeiras e avô de Danny Morais), o lateral-direito Bonzo, o lateral-esquerdo Olavo, o volante Badanha, o ponteiro-direito Sabiá, o meia Breno Melo (que foi para o Fluminense e fez fama no cinema, com o papel principal no premiadíssimo Orfeu Negro), os atacantes Caburé, Saladuro, Cabano e Medina, e os ex-colorados Joane, Hormar, Rui Motorzinho e Ênio Andrade.


31 Comentários:

satel disse...

Que saudades daqueles velhos tempos em que o MANTO SAGRADO era honrrado por quem a vestia, não como hoje, onde quem a veste (exceto o GUINA) o faz puramente por muito dinheiro.

Vaza TTK, e que venha o MURICY...

Sem gritaria para não acordar a direção...

col disse...

Muito obrigado, Professor!

Onassor disse...

Satel, o Muricy vale os 600 mil reais?
Tamo na merda...

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Mas pelo amor de Deus!

Se o Clemer, ex-atleta, caindo os dentes, terceiro goleiro, vale mais de 100 mil por mês; será que um treinador competente não valeria 600 mil?

Não sei se é o caso do Muricy, mas investimento em competência sempre traz retorno. Agora pagamento de aposentadoria para o Clemer?!

Esse sim é um dinheiro "morto". É o mesmo que rasgar dinheiro e colocar no ralo!

cjr-sp disse...

FERNANDAO ESTÁ VOLTANDO AO INTERNACIONAL...DEU NA BAND AGORA.

col disse...

Raul, achei esse texto aqui sobre o Cruzeiro interessante:

http://impedimento.wordpress.com/2009/07/14/o-primeiro-gaucho-a-surrar-europeus/

Celso disse...

Fernandão NÃO está voltando ao internacional.

ele rescindiu com o clube arabe mas vai para a europa

Cleber_Tapes/RS disse...

O F9 de volta?

Só se for pro lugar do TT

cjr-sp disse...

http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=108060&u=0\

Já deu na radio gaucha e tá no finalsports tb.

Fabio - Arena Vermelha disse...

Como sempre, muito bom, Raul.

Estamos aguardando outros post desta serie

abs

Ticiano disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2580986,STJD-nega-pedido-de-efeito-suspensivo-para-D-Alessandro.html

ISSO É UMA FILHADAPUTICE! TODO MUNDO RECEBEU EFEITO SUSPENSIVO (DIEGO SOUZA, DENTINHO, LEO...) POR ATOS, NO MINIMO, IGUAIS! FUTEBOL BRASILEIRO É LIXO! SE FUDER! Desculpem, mas não resisti a isso... TOMAR NO CU!@%$%$

Marco disse...

Aquilo é um covil de bandidos, o Sonda vai ter que encher os bolsos destes pulhas...

...ou o investimento dele vai pro ralo.


É assim: os aprobos ilibatos criam a dificuldade para vender a facilidade.

Renato Rolim disse...

Dão logo a taça para o Corinthians... PQP!!!

Espero que após esse tempo... o D'alessandro volte afiado para calar a boca desse STJD !!!

E o Brasil continua nessa Utopia política...

E o Elias? Larguei para as cobras o futebol brasileiro...

Precisodevcakis2 disse...

Mas que pouca vergonha esse futebol! O inter deveria parar de jogar essa merda de brasileiro. Todo mundo recebe efeito suspensivo, menos nós??

Que patifaria, que país de merda!

Enchi o saco!

Raul Pons disse...

Col:

O Cruzeiro realmente foi o primeiro time gaúcho a excursionar pela Europa. Foi em 1953 e 1960. Em 1961 foi o Grêmio, que só viajou pq o Cruzeiro não chegou a um acordo financeiro com o empresário.

Fábio:

A ideia é essa, apresentar nas próximas semanas o Americano, Fussball, Força e Luz, Nacional, etc...

Cleber_Tapes/RS disse...

É como dizem os caras da Band...

A malandragem e catimba argentina o Dale não tem, ele tenta fazer o que fazia o Ortega, mas ele sempre sai expulso...

Agora estamos nós tendo que ver o Andrezinho em campo, e lá nos camarotes o Dale com os bolsos cheios de dinheiro.

14 jogos é praticamente meio brasileirão, com a grana que o Inter investiu nele poderia ter trazido 2 bons laterais.

E o nosso investimento Camisa 10, fora de mais um grenal.

É o custo Dale

e que custo, bem carinho heim....

cjr-sp disse...

O SORONDO nao vai jogar hoje?

Larguei...

TECNICO DE MERDA..



DIREÇAO OMISSA E BURRA...

CAMPEONATO DE SAFADOS...

e torcida de merda...que só sabe bater palminhas dá nisso...

********************

No santos, contrataram o murici...mas lá a torcida enquadra todo mundo. Aqui é uns bostinhas nascidos após 2006.

TAMO FUDIDO ....LARGUEI. VTNC

*********************

AGORA COM O 10ZINHO VCS VAO VER COMO É BOM...

Unknown disse...

Vai jogar sim. E vai no 3-5-2 ainda, finalmente o luz viu a Tite. Boto fé hoje, e se não convencer hoje não vou botar a culpa nele.

Renato Rolim disse...

PArei de reclamar... A ouvidoria já deve ter me bloqueado...


Essa direção irá esperar os outros times contratar o Murici e Luxemburgo, daí vão dizer que não irão demitir o tite pois não terá tecnicos no mercado....

Renato Rolim disse...

Sorondo PORRA!!!

Foranelson1954 disse...

hauahuah, golaço do "coxa colada"... acho q CRACKaço dalessurdo tb faria esse golaço... Grilo falante, giuliano craque, 10zinho coxa colada... corneteiros e péssimos palpiteiros!!

schultznoia disse...

COM A ZAGA COLORADA NÃO TEM PLACAR EM BRANCO!!!

satel disse...

Que SUFOCO! isso nao é nada, dias ....... virão com o TTK....

SORTE que DEUS é COLORADO

grande ESTUDIANTES...., de virada é mais gostoso...ehehe

INTER o último CLUBE Brasileiro a conquistar um título INTERNACIONAL

Como DEUS é COLORADO, em 2010 se conseguirmos chegar na LA, temos boas recordaçoes de 2005, onde também o curintia levou na mão grande um titulo em cima do INTER.

VAMO VAMO VAMO INTERRRRRRRRRR.

Respondendo!, O MURICY vem pro INTER por duzentinhos...

Vamo vamo INTER

Cleber_Tapes/RS disse...

"...AGORA COM O 10ZINHO VCS VAO VER COMO É BOM..."

que frase em CJR.... hahahahaha

o CJR é um baita pé frio até pra secar jogador...... hahahaha

Jonatammm disse...

Finalmente o TT mexeu no time. E notei mudança de atitude. Bom.

Banquinho milagroso! Da-le nego Taison. Ele está de volta.

Cordeiro muito bem no 3-5-2. O time piorou quando o TT tirou um zagueio e botou 1 volante...

Unknown disse...

Exatamente Jonatam, Tite se deixa levar muito pelo momento, sacrificou o esquema todo só pra deixar os 2 atacantes, contrariando o que ele geralmente faz. E ainda tem o problema crônico da recuada titeziana, fizemos os 2 gols e chamamos o Fluminense no 2o tempo. Falei que não ia reclamar do Tite mas não deu hehehe mas tem que elogiar também, finalmente deu o braço a torcer e foi pro 3-5-2, isso que os dois laterais são reservas e mesmo assim fomos muito bem. Na minha opinião podia usar o Daniel denovo ali na ala direito que nem foi contra o Coritiba, já que o Danilo é zagueiro, no 4-4-2 até vai ele mas como ala não dá MESMO, ele fica sem saber o que fazer em campo.

A quanto tempo o nosso time não chegava ao ponto de DESPERDIÇAR gols ? Sério, quase chorei de alegria aqui.

Agora é rezar pro Danny entrar como volante e não a naba do Maycon, e MANTER o 3-5-2.

Julio.Colorado em Sampa disse...

3 5 2 é melhor com os jogadores que temos.

Sorondo sempre.

Magrão fora, banco.

Tite continua burro. Quase entregou o jogo.

HEHEHEHEHE...o LIDER está em crise.

cjr-sp disse...

Ao que nos chama de palpiteiro....

Acertei todas no ano...

Tite continua burro. Quase entregou o jogo conforme disse o Julio aí acima.

Lauro pessimo goleiro, falhou nos dois gols, fez uma reposiçao ridicula no peito do jogador do fluminense...

A defesa nao consegue deixar de tomar pelo menos 2 gols, até em casa. Pessimamente armada. Com os mesmos problemas, com INDIO E ALVARO que nao tem condiçoes de vestir a camisa colorada. A salvaçao ali foi o SORONDO como eu já pedia desde a muito tempo tb. Dani tb bem depois até na volancia.

Só ganhamos tb pq o time do fluminense é do nivel do caxias e consegue ter um goleiro pior que o LAURO.

Cruzeiro timeco vagabundo como eu venho falando a tempos aqui.

Triste é ver a libertadores mais facil de todas sem o INTER sequer participar.

Tenho acertado todas as previsoes na mosca. Previ a queda BAMBI, a queda do luxa, do Mancini, daqui a pouco vai o cuca, Adilson batista burro demais tb.

10zinho continua triste de ver em campo.

Agora vem grenal que é um jogo a parte. Mas nao se enganem com o TTKA..CONTINUA MUITO BURRO. O 3-5-2É RIDICULO.

NAO SE ENGANEM...

Sds Coloradas.

Kraint disse...

Putz, Andrezinho triste?

O cara jogou muito hoje. É ser mais teimoso que o Tite não admitir que o cara jogou bem. Se o tite pode mudar de estratégia porque quem mete pau no Andrezinho não reconhece o jogo do cara, e nem tô falando só do golaço que ele fez. E mesmo que tivesse feito de bom só o gol, não era pra criticar o cara. Se fosse o dale fazendo isso tavam aí pagando pau. E digo: há quantos meses dale não joga assim? andrezinho tá jogando melhor e com mais vontade! Não é nenhum craque mas é o meia-atacante com melhor momento no grupo.

cjr-sp disse...

O 1OZINHO É TRISTE PQ ELE SÓ JOGA CONTRA TIMECOS. É O NOVO ALEXXX. SÓ SERVE PARA GAUCHAO E TIMECOS DA QUALIDADE DO FLUMERDENSE.

PQ ELE NAO JOGOU NADA CONTRA A LDU E CURINTIANS?

PQ AÍ ELE SOME...

------------------------------

FUI.
SDS COLORADAS.

Anônimo disse...

Como disse o Nelson, tá tudo aí no ESTATUTO do CORNETA..

___________________
Jessica
Get 28 movie channels for 3 months free

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]