quinta-feira, julho 23, 2009

Coletânea I





Seguem algumas frases soltas ´copiadas` de amigos colorados em ´mils` trocas de emails

Os textos abaixo estão transcritos em sua forma original, por se tratar de linguagem coloquial e escritas de amigos para amigos e com ´sentimentos` distintos, portanto desculpem-nos pelos eventuais erros, pois a ´coisa` está pegando...

1 - Após vencer o Fluminense, daquele jeito, Tite dizia que o objetivo é ir para a Libertadores.
O cara simplesmente assumiu publicamente que não precisava vencer o grenal. Tirou o dele da reta, pois sabia que com uma derrota hoje, não sairia do G4. E ninguém se opôs ou contrapôs. Letargia total! Mas e o título, não importa ? Entramos como favoritos, éramos líderes, mas não precisamos mais vencer nada?
O que falta no Inter para voltarmos a ter ambição de vencer algo? Vamos esperar o grêmio ganhar alguma coisa? É isso?
Baita abraço indignado!

2- O pior é escutar o Pifio dizendo "ainda somos lideres no numero de gre-nais ganhos"...

3 - O Píffero é a reencarnação do Obino.. O Inter tem exultado os seus grandes feitos (de 03 anos atrás), e a última é comemorar a liderança no ranking das 'categorias de base' (?)...

4 - O grupo do FC está por cima, muito mais pela falta de uma oposição decente do que por seus méritos. Se o clube tivesse uma oposição organizada, a última eleição não teria sido tão fácil.
Espero que os movimentos de oposição tenham tirado uma lição e se organizem para a próxima eleição. X ! ...... no fórum do nação colorada tá a mesma coisa. PERDERAM COMPLETAMENTE O RESPEITO PELO FC.

5 - Mais um ponto importante.
Podem notar que o time não conversa em campo, nenhum jogador orienta o colega, estilo o que o Fernandão fazia.
Isso esta faltando no nosso grupo, um jogador com inteligência acima da média, os times vencedores em regra tem isso, o inter com fernandão, o são paulo com o rogério ceni, o cruzeiro de 2003 com o alex.
Pois durante o jogo as instruções do técnico não são ouvidas pelo jogador e não tem um jogador hoje no atual elenco que possa receber a instruções do treinador na beira do campo e consiga passar clareza.

6 - Bah...e pior que quem andava fazendo isso ao menos nos escanteios era o Alvaro...isso eu já notava desde muito tempo também, assim como alguém colocou esses dias nas substituições os caras meio que se cumprimentavam só de longe...preocupante.
Até o Guina parece mesmo tá cansado dessa situação, talvez até saiba o que há de errado, mas não queira tomar a frente de um conflito por ser o cara gente boa que parece ser no trato com a torcida por exemplo.

7 - O guina não toma a frente, porque acho que não é a característica dele, ele é um líder pelo empenho e não pela palavras.

8 - A ocasião faz a reclamação.
Até a final da Copa do Brasil estava tudo nas maravilhas...
Agora até falar em eleição se fala....
Bom senso.
O normal, o básico, o simplismo, é trocar de técnico.
Novamente aglutinar, estruturar, reforçar, sanar as dificuldades, são posturas que podem surtir efeito.
É mais difícil, mas é só para os bons no que fazem. Sem beatismo.
Se tiver que cortar na carne...
Vamos lá,

9 - Em resumo: não acho que a mudança de treinador vá solucionar nossos problemas. Precisamos com urgência do F9, nem tanto pelo seu (bom) futebol, mas muito por sua (inegável) capacidade de liderança. Precisamos de uma voz forte no grupo para sacudir os omissos, caso seja possível. Ou escanteá-los de vez!

10 - Ainda acredito, mas tem que dar uma sacudida, o TITE está muito seguro de si, tem que sim que tomar uma critica aberta, uma cobrança em público, pra saber que ele tem sim responsabilidade.

11 - Não estava bom não.
Perdemos para o glorioso RONDONÓPOLIS.
Passamos com as cuecas na mão pelo CORITIBA levando um BAILE no Couto Pereira.
Passamos pelo FLAMENGO NA SORTE.
Acontece que os resultados MASCARAM as atuações.

12 - Sinceramente, o que esperar no restante do campeonato se NO CLÁSSICO o time ENTRA SEM VONTADE????

13 - Exatamente X....!
O TITE só está aí pq ele ACEITA que o FC escale o time.

14 - Vou dizer só duas coisinhas, e que passam longe de qualquer tese mais elaborada:
a - Treinadores bons e competentes, invariavelmente, fazem um bom trabalho e apresentam bons resultados. Podem até se desgastarem com o tempo; mas isso é FATO!
b - Tite não é um "desses" treinadores!
Nada mais a declarar!

15 - Como eu já disse, a direção é a maior culpada! Tem jogador merecendo afastamento e até dispensas poderiam ser feitas. Uma atitude radical poderia mexer de vez com o vestiário. Ninguém quer sentir "a água batendo no queixo".
Mas parece que está tudo OK, tudo legal. E queime-se o técnico, já que ele pode ser facilmente trocado ali adiante...

16 - O problema é que o FC parece estar fazendo força pra acabar com o próprio mito.

17 - O problema, X......, é que a gente se acostumou a exigir apenas o "razoável" do Inter.
Lá no fundo, o torcedor colorado (e o gremista também) acha que o Inter ou o Grêmio não tem que "ganhar tudo" literalmente. Que isso é um exagero. Que isso é reclamar de barriga cheia.
Para a nossa geração (e eu me incluo nela), ganhar a Recopa e a Sulamericana justamente no auge da história do clube (100 anos, 100 mil sócios, campeão da Libertadores e do Mundial, etc) já é mais do que suficiente. Podemos, agora, ficar uns anos sem ganhar merda nenhuma de novo. Não dá nada.
No nosso imaginário vira-latas, chegar às finais da Copa do Brasil e da Recopa já é motivo de orgulho. Perder um Gre-Nal, então, nem dói tanto assim. Até porque temos 22 vitórias a mais e bla bla bla.
Falta aos times brasileiros em geral, mas especialmente aos do sul do país, uma cultura de FANATISMO pelos títulos. Falta uma torcida que seja completa, absurda e exageradamente xiita na devoção por taças. Falta um time como o Boca, enfim. Lembro muito bem em 2007, do clima entre os bosteros para a finalíssima da Libertadores. Porra, eles estavam rumando para o HEXA, mas ninguém lá sequer engolia a possibilidade de perder o título para o Grêmio. Deu no que deu.
Falta aquilo que nós, brasileiros, sentimos pela seleção brasileira: um indisfarçável sentimento de vergonha e frustração sempre que os donos da amarelinha voltam para casa sem a taça. Somos penta por causa disso. Seremos hexa, hepta, etc pelo mesmo motivo.
Nós somos exatamente o que almejamos. Nem mais, nem menos.

18 - A diferença é que nos anos 80/90 eram direções totalmente perdedoras, era um parto para até ganhar gauchão.
A direção atual tem crédito, antes ela iria para o portão 8 para xingar um direção que não havia ganho nada, hoje iriam para xingar a direção campeão da libertadores e do mundo.
Por isso concordo com o X....., vai demorar para retomar a indignação de antigamente, somente a falta de títulos fará ela voltar.
Mas espero que não volte.

19 - O que não podemos fazer é terra arrasada. Fomos duas vezes vice-campeão em poucos dias e sei que isso pesa uma barbaridade. Estávamos com a expectativa insuflada pelo excelente 1o semestre, mas temos que lembrar que Gauchão nunca foi um termômetro acurado. A questão que fica é porque embalamos vitórias no início do Brasileiro com time misto e agora estamos tendo dificuldades com todos à disposição. Má preparação física? Conflitos no vestiário?
Tirando uma que outra carência, capital humano nós temos. Resta à direção alinhar interesses, administrar vaidades e buscar um foco comum.

20 - Certamente, assim como vocês, tenho participado de todos os momentos (bons e ruins) do Inter, inclusive estes vividos "pós 2006".
E apesar de termos tido realmente algumas alegrias dignas de registro, como uma série invicta de SETE jogos sobre os azulados, a conquista da Sulamericana (com as cuecas toda manchada, é verdade) e as comemorações do Centenário, o balanço que faço, confesso, me deixa ainda bastante frustrado.
Talvez eu esteja sendo muito exigente, mas temos ou tínhamos (segundo a mídia especializada) um dos melhores grupos do País, temos 100.000 sócios, temos planejamento e organização, temos uma das melhores estruturas do Brasil, temos as contas em dia, temos muito mais que a grande maioria dos clubes brasileiros... e talvez por isso, EU QUERIA MAIS!
Eu queria mais do que DOIS Gauchões...
Eu queria mais do que um 6º lugar no Brasileirão 2009...
Eu queria mais do que ser VICE da CB...
Eu queria mais do que ser VICE numa competição com apenas DOIS times...
Eu queria mais que apenas brigar pela Sulamericana neste Brasileiro de 2009...
Eu queria mais que o "Tite"..
Na verdade, sabem o que eu queria?
Eu só queria ser Campeão Brasileiro mais uma vez!

21 - Desde 2002 talvez? Por favor, tambem nao vamos tirar os meritos da gestao mais vencedora da historia do clube. Tem erros? Tem ? Insolucionaveis? Nao.
Vamos ver agora a capacidade e o pulso dos dirigentes do futebol pra corrigirem esses defeitos. Ano passado corrigiram com a contrataçao do TITE. Esse ano esperam corrigir com a MANUTENÇAO do TITE. Vendo o problema de dentro , as vezes perdemos alguns detalhes que poderiam soluciona-lo. Acho que é isso que está ocorrendo com o dpto de futebol do Inter.
Continuo defendendo a tese de que se é pra trocar , que se troque de cima pra baixo, desde o VP de futebol até o tecnico e acredito que isso só deve ocorrer no fim do ano. Até la, como torcedor vou continuar acreditando no clube e no time, e na medida do possível cobrar a correção dos erros identificados.

22 - Eu, como alguém que vivi uma parte mínima do que foi o Inter nos anos 70, tive o privilégio de saber como as coisas funcionavam naquele tempo, e minha referência é um time vencedor, independente dos seus adversários. Naquele tempo a dúvida era o placar. Mas a certeza da vitória era de praticamente 100%. A famosa turma do amendoim é formada por pessoas que viveram esta época.

23 - Se é o vestiário o problema, alguém tem que ir lá dentro e fincar a bandeira do Clube...

Está dado o recado !