quinta-feira, julho 23, 2009

Que Tal Esquema Minelli 76 no Inter 09?

Pra não dizer que só reclamamos aqui, vai ai minha tentativa de escrever algo construtivo:

Li uma entrevista muito boa com o Rubens Minelli onde ele explica como o Inter de 76 (o melhor de todos daquela decada) jogou. E o esquema era bem interesante. Você pode ler aqui.

O esquema era um 1-3-1-2-3. Onde Falcão quando o Inter tinha a bola ficava a frente do Batista e do Caçapava. Mas quando o Inter defendia, Falcão ficava atras da linha do Batista e Caçapava os dois volantes do time. Ou seja o Batista e Caçapava eram os primeiros combatentes la na frente e Falcão pegava a sobra. E ainda atras do Falcão tinha uma linha de 3 com Claudio, Figueroa e Vacaria e AINDA o Marinho ATRAS desses tres como libero pegando a sobra de tudo.

Disse Minelli:
"quando o Inter tinha a bola, a base do nosso triângulo ficava voltada pro Manga, o nosso goleiro, e o ápice no ataque, com o Falcão, que eu adiantei mais; quando nos defendíamos, eu trazia o Falcão pra trás, e invertia a base do triângulo. Os nossos dois volantes marcavam os dois meias dos rivais que sempre vinham, e sobrava o Falcão. Nossa marcação começava mais à frente. Esse detalhe deu ao Inter toda a diferença em 1976."

No ataque o Inter era assim:

Na hora de defender o Inter ficava assim com Falcão recuando:



Como isso poderia ser traduzido para o Inter de 2009 e o futebol de hoje? Teria como? A essa altura eu ficaria satisfeito com qualquer mudança de esquema. A entrevista do Minelli mostra o gênio que ele era. E mostra de como o Inter em 76 era taticamente obediente ao seu tecnico, pois só assim isso funcionaria.

Traduzindo essa escalação para hoje teriamos algo assim quando atacando:



Mas o problema é que DALE não é Falcão, que não só era genio no ataque mas sabia defender tambem. Com isso seria dificil colocar SANDRO e GUINA a frente do DALE na hora de defender.Pra dizer a verdade, num esquema desses ANDREZINHO serviria bem mais para a função do "Falcão" do que o Dale. Andrezinho defende melhor que Dale e alguns diriam até ataca melhor.

COM ANDREZINHO no lugar de DALE o Inter na hora de defender seria assim o que seria bem mais aceitavel do que ter DALE atras do Guina e Sandro:


Os nomes até podem ser substituidos por outros, mas que tal o esquema? E ainda teriamos o trio Taison, Alecsandro e Nilmar la na frente. Alecsandro mostrou ontem seu valor fincado na area. Só não acredito que DALE possa fazer a dupla função do Falcão...Andrezinho teria mais esse perfil pois nunca vi Dale marcar alguem. Tambem não to feliz com Kleber nesse time, mas pra manter a Paz e por causa da irregularidade do McD eu deixei Kleber na escalação.

Deixem ai suas opiniões da estrategia do Rubens Minelli ou nome de jogadores que entrariam perfeitamente em uma dessas funcóes do Minelli e em especial na posição do Falcão. Daria certo no futebol de hoje? Que ajusted seriam necessario? Sinceramente já cansei do 4-4-2 e do 3-5-2, o Futebol tá precisando de algo novo. Algo por sinal que é um problema do futebol, taticamente falando muda muito pouco ano a ano, faltam surpresas taticas é sempre a mesma coisa.

PS:

Aos que ainda não visitaram o Blog Vermelho Forum http://www.blogvermelho.net fica o convite para aparecerem por lá. Já são mais de 5000 Posts, 400 membros e 87 Mil visitas em apenas 2 meses!