quinta-feira, julho 23, 2009

25 Que Tal Esquema Minelli 76 no Inter 09?

Pra não dizer que só reclamamos aqui, vai ai minha tentativa de escrever algo construtivo:

Li uma entrevista muito boa com o Rubens Minelli onde ele explica como o Inter de 76 (o melhor de todos daquela decada) jogou. E o esquema era bem interesante. Você pode ler aqui.

O esquema era um 1-3-1-2-3. Onde Falcão quando o Inter tinha a bola ficava a frente do Batista e do Caçapava. Mas quando o Inter defendia, Falcão ficava atras da linha do Batista e Caçapava os dois volantes do time. Ou seja o Batista e Caçapava eram os primeiros combatentes la na frente e Falcão pegava a sobra. E ainda atras do Falcão tinha uma linha de 3 com Claudio, Figueroa e Vacaria e AINDA o Marinho ATRAS desses tres como libero pegando a sobra de tudo.

Disse Minelli:
"quando o Inter tinha a bola, a base do nosso triângulo ficava voltada pro Manga, o nosso goleiro, e o ápice no ataque, com o Falcão, que eu adiantei mais; quando nos defendíamos, eu trazia o Falcão pra trás, e invertia a base do triângulo. Os nossos dois volantes marcavam os dois meias dos rivais que sempre vinham, e sobrava o Falcão. Nossa marcação começava mais à frente. Esse detalhe deu ao Inter toda a diferença em 1976."

No ataque o Inter era assim:

Na hora de defender o Inter ficava assim com Falcão recuando:



Como isso poderia ser traduzido para o Inter de 2009 e o futebol de hoje? Teria como? A essa altura eu ficaria satisfeito com qualquer mudança de esquema. A entrevista do Minelli mostra o gênio que ele era. E mostra de como o Inter em 76 era taticamente obediente ao seu tecnico, pois só assim isso funcionaria.

Traduzindo essa escalação para hoje teriamos algo assim quando atacando:



Mas o problema é que DALE não é Falcão, que não só era genio no ataque mas sabia defender tambem. Com isso seria dificil colocar SANDRO e GUINA a frente do DALE na hora de defender.Pra dizer a verdade, num esquema desses ANDREZINHO serviria bem mais para a função do "Falcão" do que o Dale. Andrezinho defende melhor que Dale e alguns diriam até ataca melhor.

COM ANDREZINHO no lugar de DALE o Inter na hora de defender seria assim o que seria bem mais aceitavel do que ter DALE atras do Guina e Sandro:


Os nomes até podem ser substituidos por outros, mas que tal o esquema? E ainda teriamos o trio Taison, Alecsandro e Nilmar la na frente. Alecsandro mostrou ontem seu valor fincado na area. Só não acredito que DALE possa fazer a dupla função do Falcão...Andrezinho teria mais esse perfil pois nunca vi Dale marcar alguem. Tambem não to feliz com Kleber nesse time, mas pra manter a Paz e por causa da irregularidade do McD eu deixei Kleber na escalação.

Deixem ai suas opiniões da estrategia do Rubens Minelli ou nome de jogadores que entrariam perfeitamente em uma dessas funcóes do Minelli e em especial na posição do Falcão. Daria certo no futebol de hoje? Que ajusted seriam necessario? Sinceramente já cansei do 4-4-2 e do 3-5-2, o Futebol tá precisando de algo novo. Algo por sinal que é um problema do futebol, taticamente falando muda muito pouco ano a ano, faltam surpresas taticas é sempre a mesma coisa.

PS:

Aos que ainda não visitaram o Blog Vermelho Forum http://www.blogvermelho.net fica o convite para aparecerem por lá. Já são mais de 5000 Posts, 400 membros e 87 Mil visitas em apenas 2 meses!

25 Comentários:

christianmiola disse...

É muita coisa pra ler ... hehehehe

Schroder-EUA disse...

Na verdade é bem pouquinho..acho que os graficos dao a ilusao de ser bastante kkkk deixa de ser preguisoso! kkkk

col disse...

Louis, simplesmente não acredito em esquemas com três atacantes.

Três atacantes, mais dois meias, isso é esquema Telê 82. Se A ou B fica na frente de C ou D, acho irrelevante.

Ademir disse...

Esta escalação eu não gostaria deste jeito, mas assim me serviria:
LAuro
Danny Sorondo

Bolivar Sandro Guina


Andrezinho Dale Cordeiro

Nilmar Taison

Como opções ao Cordeiro o Giuliano ou Bolaños.
O time marcando por pressão no campo do adversário.

Leandro Luz disse...

Achei muito faceirinho esse esquema. E outra, se passar pela última linha de três, é na cara do gol. Mas enfim, poderia ser testado. O problema do Inter é simples: tem q criar mais e chutar em gol. Se chutar, as chances aumentam.

Leandro - www.blogcolorado.wordpress.com

Schroder-EUA disse...

Faceiro...irrelevante...chamem o que quiser...mas foi assim que se formou o melhor Inter de todos os tempos...o Inter de 1976.

col disse...

Os tempos mudam, parece.

Tem um que outro time na Europa que ainda encaixa um 433 quando ataca, mas pra isso é necessário ter as peças corretas E disciplina tática (o quê não existe aqui).

Iuri disse...

O problema é que precisava de umt écnico de verdade, como o Minelli, para treinar isso.
Aliás, ele é um exemplo de quem sabe parar na hora certa, por cima, e se manter discretamente aposentado, um verdadeiro campeão.

m.rodrigo.oliveira disse...

O problema do nosso time está na maneira atravessada com que estão sendo explorados os talentos individuais.

O Tite prende os laterais atrás pra que Guina e Magrão se mandem pra frente.

No lado direito, tudo bem. O Bolívar é marcador mesmo.

Agora, do lado esquerdo, é um crime segurar o Kleber na defesa e soltar o Guina pra atuar em todo o campo.

Tinha que ser o contrário.

O Kleber tem bola pra jogar como o Juan e o Leo Moura jogam no Flamengo. Ele tem que jogar avançado e tabelando com o meia-atacante e os dois atacantes.

Mas isso fica impossível se o Guina não guardar posição.

Estamos tomando gols a rodo pelo lado esquerdo. E normalmente eles acontecem em momentos em que o Kleber fica sozinho na marcação, pois o Guina foi dar combate lá na lateral direita, ou dar um abafa na saída de bola do goleiro adversário, etc.

Isso fica bonito pra torcida. Mas está fazendo vazar a defesa em todos os jogos.

m.rodrigo.oliveira disse...

Com relação ao 433, tudo depende dos jogadores que se usa no ataque.

O Corinthians está jogando no 433, mas no ataque eles têm o Dentinho e, principalmente, o Jorge Henrique, que fecham muito bem o meio.

Aí dá pra jogar nesse esquema.

col disse...

Concordo plenamente e venho notando isso a algum tempo: essa do Guina correr o campo inteiro é prejudicial, mesmo que ele corra o campo inteiro para compensar os companheiros.

Unknown disse...

Na minha opinião o 4-3-3 à la Mano seria a melhor opção pra esse time com 2 wingers.

Um off aqui, alguém aí é cadastrado no nação colorada ? To procurando alguém pra me mandar um convite pro fórum deles, agradeço se alguém puder me mandar: rafael.hocevar @gmail

Marco disse...

Luis

Pensei nisto dias destes, acho que foi após o fiasco contra o Patético-PR.

Eu colocaria o Sandro para fazer a do Falcão, e mandaria o Andrezinho para a Sibéria, passagem só de ida. Este, sinceramente, tem que entrar aos 43' do 2° tempo - se tanto!

O Danny Morais eu venderia para o Palmeiras ou o Flu, que estão contratando mangabas saídas daqui. Este rapaz pode até se dar bem como volante, mas como zagueiro, não!

Deste time aí, trocaria as posições de Indio e Sorondo, bota o gringo ali para ganhar de cabeça o chutão do goleiro adversário. E botaria Giuliano ou Glaydson na meia.

Ficaria assim, olhando de cima para baixo:

Lauro
Indio
Bolivar, Sorondo e Kleber
Sandro
Giuliano (Glaydson) e Guiñazu
Taison, Nilmar e D'Alessandro.

Vendido o Nilmar, entra Alecsandro.

Uma opção seria recuar Sorondo (como você escalou) e colocar o Bolivar no meio (onde estava o Indio).

Aí, na direita colocaria o Arilton, que tem fôlego para chegar ao fundo.


Mas, este esquema, para dar certo, precisa de muito treino e dedicação, artigos raros no BR de TTK.

Na boa, mesmo, eu gostaria de um 3-5-2:

Lauro
Bolivar, Indio e Sorondo
Arilton (Glaydson), Sandro, Guiñazu, D'Alessandro e Kleber
Taison e Nilmar (Alecsandro).

Acho mais fácil da boleirada entender. Estes caras, se mudar a cor do pasto, eles morrem de fome. Tem que simplificar, não é todo time que tem Falcão e Carpergiani em campo.

Guilherme Barcelos disse...

Não vi o Inter de Minelli ao vivo.

A lembrança que eu tenho do Minelli é dele tomando uma virada espetacular do Abelão no gre-Nal do Século.

Saudações.

satel disse...

O TTK esta admitindo a pressao !!!
vai ver que o seu amigo kuka o avisou!!! Cuidado TTK o kuka esta desempregado e o seu cargo esta a perigo. Que papelao TTK na goleada que o CLUBE que paga o seu salario levou no maraca e o vc nem ai pra tudo isso. Agora uma coisa, prove que VC é um treinador de PONTA e recoloque o INTER na PONTA, começando por uma VITORIA no domingo longe do GIGANTE.

INTER um CLUBE 100 TENÁRIO

satel disse...

O TTK esta admitindo a pressao !!!
vai ver que o seu amigo kuka o avisou!!! Cuidado TTK o kuka esta desempregado e o seu cargo esta a perigo. Que papelao TTK na goleada que o CLUBE que paga o seu salario levou no maraca e o vc nem ai pra tudo isso. Agora uma coisa, prove que VC é um treinador de PONTA e recoloque o INTER na PONTA, começando por uma VITORIA no domingo longe do GIGANTE.

INTER um CLUBE 100 TENÁRIO

Joceli disse...

Não há esquema que funcione qdo o jóquei não é competente.

Além de jogadores o Inter de 76 tinha técnico (jóquei), este sim sabia fazer um time jogar, tanto que foi campeão brasileiro no Inter 75/76 e no São Paulo 77.

Agora com o jóquei que temos, é "dar murro em ponta de faca", como diz o gaúcho.

Rossato disse...

schroder para treinador!!!!

ahuehauehuaheuaheuaheuhauehae

bacana isso que tu fez.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Um 4.3.3 a la Curintia !

Lauro
Glaydson, Danilo, Sorondo e Guina
Magrão (Giuliano), Sandro e Kleber
Taison Nilmar e Dale

Cada um no seu quadrado, triangulação na esquerda (03 de pé esquerdo), idem na direita.

Na esquerda a lentidão do Kleber (pore´m mais lançador) seria compensada pela ENERGIA do Guina (seria quase como Alex e JW).

Mas precisa treinador para treinar...


Meu Time acima é quase igual ao da LA 2006
Clemer
Ceará, Bolivar, Eller e JW
WM, Edinho e Alex
Tinga, F9 e Sóbis

Era mais um 4.4.2, porém o Tinga chegava na área, mas muitas vezes entraram o Michel, Gabirú e Renteria na posição do Alex, ficando num 4.3.3 com 03 atacantes...simples não ?

É o que faz o MM, lá todos sabem jogar, jogam na aproximação, muita marcação, pouca correria (quem corre é o time adversário e a bola) e muita...muita linha de fundo !

Louis !
No Inter 75 / 76 só tinha um jogador lento (só o melhor zagueiro do Mundo 04 vezes, D. Elias), no teu time atual o Bolivar, Sorondo, Indio e o ZERINHO, vão dar o ritmo deles ao time = devagar quase parando.

Sem chances, além do que falta tutano para jogar bola nos acima citados, exceto Sorondo. Por coincidencia, Indio e Bolivar tiveram suas melhores fases com o Eller, por que será ? Eller era o cérebro, já o Indio e Bolivar, huumm, huuumm....

Por último, o Zerinho (10zinho) é o maior 171 que já vi, nem a bola parada é o bixo, bastou deixar o Kleber bater e deu no que deu...

Também reparem, o Zerinho jamais consegue dar uma passe para a sua direita....deve ser problema ´mecânico`

Cleber_Tapes/RS disse...

Não temos time

essa é a verdade

podem colocar o esquema que for, os jogadores que quiserem
o resultado vai ser sempre o mesmo

um time ta muito além de esquema e nomes

um time se faz com vontade e raça

hoje isso no BR não tem, e pra piorar os jogadores ja largaram de mão, tão de festa na noite

Esse ano ja ganhamos o gaúchão e vai ficar nisso
muito provavelmente nem LA 2010 vamos pegar

Unknown disse...

Louis,
Concordo contigo. Nas arduas discussões que eu e meu irmão temos sobre a escalação do Inter, essa escalação que tu postou é o consenso de ambos.
Belissimo post.

[]'s
Alexandre Telles

Ramon Dongo disse...

Olha, sei que tem sempre aqueles que acharão esse esquema "faceiro", mas é melhor jogar pra cima do que ficar nessa atual retranca. Talvez sejamos derrotados algumas vezes, mas ao menos atuaremos com grandeza e não como time pequeno.

Mas duvido que façam isso ou algo parecido aqui no Inter, porque depois que consagraram os cabeça de (bagre) área aqui no sul, tá dificil de reverter essa cultura.

Renan Santos disse...

"Não vi o Inter de Minelli ao vivo.

A lembrança que eu tenho do Minelli é dele tomando uma virada espetacular do Abelão no gre-Nal do Século.

Saudações."



Que BELA MERDA que tu quis implicar nesse teu post.

Mais respeito com a história do Inter, mais respeito com o MAIOR TÉCNICO da HISTÓRIA do Internacional, montou um dos maiores esquadrões DA HISTÓRIA DO FUTEBOL.

Só um DOENTE MENTAL pra menosprezar um GÊNIO como Minelli.


É, o grande Abelão conseguiu uma virada historicíssima sobre o Grêmio de Minelli (por causa muito mais da CAMISETA COLORADA, sempre eliminando o clube da Azenha) e depois perdeu um TÍTULO BRASILEIRO pro GLORIOSO BAHIA!

Franque disse...

Sou mais do 3-5-2 clássico com

Lauro

Bolívar - Sorondo - Indio

Giuliano - Sandro - Dale - Guina - Andrézinho

Nilmar e Alecssandro

Felipe Conti disse...

Já escrevi sobre isso no Grenalzito, e a "minha proposta" de esquema é o 3-4-3 holândes, ou do Barça do começo dos anos 90.
Lá vai:

Lauro; Bolívar, Índio e Sorondo; Sandro, Guina, Kléber e D'alessandro; Taison, Alecsandro e Nilmar.

Bolívar e Sorondo pelos lados da zaga e Índio na sobra; Sandro e Guina marcando lado a lado, Kléber jogando como terceiro homem de meio, auxiliando D'ale na criação das jogadas; Taison e Nilmar abertos e Alecsandro de centroavante.

Quem chama isso de "faceirinho", nunca viu a seleção da Argentina ou o time do Barcelona marcando pressão a saída dos laterais e dos zagueiros, sufocando os volantes!

Abraço!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]