quinta-feira, abril 23, 2009

Locomotiva ou Fusquinha ?




Obs: Post escrito antes do jogo, item 1 não mudo uma vírgula, Bolívar não é LD, ontem no único ataque pelo seu lado, simplesmente aterrisou, precisamos alguém mais ´energético` ali, pois o meio-campo não vai correr assim todo o Brasileirão. Ontem o Alecsandro ficou dentro da área, deu no que deu....
E passamos 2007 / 2008 venerando uma estrelinha falante e um quebrador de bola, hoje o Inter é a estrela maior, todos correm como operários e jogam bola...é simples.
--------------------------------------------------------------------------------
Este ano Centenário até agora está perfeito, sabendo que não existe perfeição, poderemos com a maior calma do mundo, corrigir eventuais e pontuais erros que são praticamente unânimes:

1 - A lateral direita não tem dono. Incrivelmente se noticia, espero ser ´bomba de efeito moral`, que alguém do Inter está indo para a França tentar baixar o preço do Bolivar...nem de graça, este já deu o que tinha que dar... Ou se contrata um Léo Moura ou se aproveitam os jovens que estão no elenco, Arilton ou Danilo Silva / Danny, todos eles hoje melhores do que bolivar, quer na LD ou na zaga. Experiencia se adquire jogando, principalmente num campeonato contra a maioria de times ruins como é o Brasileirão (vide co-irmão ano passado, time de muitos jovens chegou à LA2009)

2 - A zaga preocupa muito, Indio ainda tem crédito, mas no seu lado é só interrogação, enquando Sorondo não vem (nenhuma garantia de sua volta, apesar do competente e quase mágico Prof. Élio Carraveta). Danny espera sua chance...quase mofando, e quando entra tem que mostrar exclente ´serviço` instantaneo, coisa que não se é exigida dos ´veteranos`. Isto acontece desde 2007. Aos veteranos todas a desculpas e a maior paciência do mundo, consideração e até demasiada gratidão (apesar dos salários bons e em dia), aos jovens nenhum perdão ! Falando nisto, onde está o Marquinhos, meia-esquerda ? Ele já deve ser melhor do que o Andrézinho...tem também um jovem chamado Giuliano, nº 5, canhoto que jogou muito no Inter sub-20 !

3 - As subtituições do Tite são sempre as mesmas, Andrézinho é sempre o primeiro da lista, independente dos adversários, situação de jogo, etc...isto vai dando uma falsa impressão (até pra ele Andrézinho) de jogador imprescindível, o que está longe de acontecer. Na frente dele deveriam estar Giuliano e até Rosinei. Colocar Marcelo Cordeiro de volante ou meia é uma aberração, no máximo é um razoável reserva do Kleber que incompreensivelmente, é o que parece, tem instruções de não apoiar, o que transforma em deserto o lado esquerdo de ataque, acrescido do desértico lado direito, o que contra times fechados é quase fatal.

4 - Complementando o item acima, ficam sobrecarregados os 04 jogadores de meio-campo, ficando eles responsavel por toda a criação, armação de jogadas e marcação dos adversários, pois Kleber e Bolivar (?) são jogadores técnicos, não tem grande poder de roubar bolas no campo adversário, talvez seja uma das causas da falada ´falta de pegada` do Inter em alguns jogos.

5 - Falando em 04 jogadores do meio-campo, e exemplificando que não se pode dar poder absoluto a ninguém, nem ´bater palmas sem raciocinar` foi falado(pelo TT) justificando o Edinho no time, ou porque liberava os volantes Guina e Magrão para apoiar ou que alguém precisava fazer o trabalho SUJO (palavras do FC). Bastou firmar Sandro no time para não precisarmos mais de trabalho sujo, o que temos são jogadores de bola, que formam o melhor quarteto de meio-campo do Brasil, alguém duvida ?

6- Falando em experiencia, o Gauchão foi positivo para firmar o Taison que teve uma evolução fantástica como jogador, não tem mais aquela afobação de tentar sempre passar por 05 adversários em todas as jogadas, o que fazia de cabeça baixa, hoje tem a sabedoria de jogar coletivamente e contribuir regularmente no placar , o que em muito ajudou o Nilmar ao dividir com ele as preocupações das zagas adversárias. Neste quesito também noto uma falha no TT, quando coloca o excelente Alecsandro o posiciona pela lateral do campo, ora Mr. Adenor ! O Alecsandro é o centro-avante de área (homem de referência) que o senhor mesmo solicitava e fazia falta para o time, obvio que com a evolução do Taison deverá esperar lugar no time, mas quando o colocar, coloque-o em sua função de ´carteirinha`. Fora da grande área é um peixe fora d´água.

7 - Por último o Mr. Adenor, nós Torcedores, Diretoria e Time, também a imprensa querem ver sua atitude e caso seja preciso vamos ter que passar por cima de sua ´timidez` ao jogarmos fora do BR.
Penso este ser o grande obstáculo de 2009, os itens anteriores são perfeitamente solucionáveis, mas neste Brasileirão queremos ser uma LOCOMOTIVA ou um FUSQUINHA ?

Dizem que o MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE GANHAR....