domingo, abril 26, 2009

LOTAR O BEIRA RIO: Missão Imposivel?

Vem e vai ano, vem e vai campeonatos e finais (muitos nos ultimos anos por sinal) e o Beira Rio não consegue ficar lotado. Sim os radialistas exageram muitas vezes falando "O estadio tá lotado" mas 30 ou 40 mil não é lotado. Pelo que eu saiba no Beira Rio, lotado seria 56 Mil. Mas na final da Libertadoires 2006, em todos os jogos antes na mesma competição, nas finais da Recopa e Sulamerica e Gaúchão UMA coisa é certa: Vai ter espaço em branco no Gol do lado do Gigantinho.

Sim há varias razões para isso. Podem culpar a torcida adversaria, a policia, os cambistas, o clube, Deus, o Tempo, seja lá quem for mas depois de todas as desculpas do mundo nos resta o video do Gol do Fernandão contra o San Pablo naquela final filmada da altura do Gramado e quando a bola voa em closeup em direção a pequena area só se vez arquibancada VAZIA...na final da Libertadores! Culpe quem quiser, mas isso simplesmente é inadimissivel! Passa ano e a mesma coisa continua acontecendo. Mesmo com 80 Mil socios.

Na minha opinião esse negocio de socio ter que telefonar ou mandar email pra reservar sua vaga é dificil de dar certo. Se não tem dinheiro na conversa o cara pode ligar toda semana e reservar o espaço e depois não aparecer. Mesmo se desse certo o clube teria o que 1 ou 2 dias para vender os ingressos restantes? Isso é uma loucura.

Qual a solução? Existe uma? Deve existir por em outros lugares muitos estadio vivem completamente lotados. Clubes na Europa tem até lista de espera pra comprar ingressos para o ano todo.

Porque não tentar vender ingressos para socios e não socios por pacote de jogos e por campeonato antecipadamente?

Por exemplo, o Brasileirão vem aí e a tabela tá toda definida. Porque que já não se pode comprar ingressos no site do Inter para pacotes de digamos 3 jogos ou 10 jogos? Onde você escolhe os 10 jogos dos 19 que serão disputados no Beira Rio no Brasileirão. Assim a "corrida" para ingressos já teria começado e quem vai querer esperar pra comprar ingressos para certos jogos e arriscar ficar de fora? Eu por exemplo iria comprar um pacote para jogos contra o Gremio, Corinthians, Flamengo etc..enfim procuraria hoje mesmo para garantir meu espaço.

Um problema é a velha oferta e demanda. Quase todo mundo sabe que ingressos tem de sobra e por isso ninguem tem pressa de comprar, ninguem tem pressa de reservar e o estadio não tem pressa de lotar. A verdade é que o Inter deveria fazer mais para fazer o Ingresso ser algo mais visado, raro, desejável ou seja aumentar a demanda em vez da oferta. Acho que todos sabem que quando algo é mais dificil de conseguir mais gente acaba querendo. Tambem não aceito essa de que não dá pra comparar Europa e Brasil, ora os restaurantes, cinemas e shoppings vivem lotados no Brasil porque não os estadios onde Futebol é #1?!! Acho que na Europa eles simplementes fazem marketing melhor em cima do futebol enquanto no Brasil por geraçoes futebol tem sido tratado não como negocio pelos clubes mas apenas movido por Paixão (veja o Flamengo, enorme torcida mas é um clube com pouca estrutura). Só mais recentemente é que clubes como o Inter tem feito um trabalho invejável pelo Brasil. Mas dá para melhorar mais ainda.

Estou curioso para ver o que vai acontecer aqui nos EUA em 2010 quando inagurarem o novo estadio do Red Bulls aqui perto da minha casa, um belo estadio com capacidade para apenas 30 Mil maximo (parece maior quando voce ve ele por fora. O Clube com certeza fara de tudo para vender todos os ingressos de todos os jogos. Num País onde futebol é TALVEZ o quinto ou sexto esporte a Media de Publico da Liga MLS em 2007 foi de 16700. No mesmo ano no Brasil a media de Publico do Brasileirão foi de 17461 ou seja praticamente empatado com os EUA. Isso é inaceitavel.

E no Red Bull Arena que so ficara pronto para a temporada de 2010 já da para se comprar ingressos. Nesse site voce pode ver a visão de campo de qualquer parte do Estadio VEJA AQUI


Red Bull Arena no Dia 23 de Abril atraves do WebCam ao vivo


Eu não sei qual a solução para o Brasil nesse aspecto. Vocês que vivem aí devem saber mais do que eu o que faz o torcedor querer ir ao estadio ou não. Imagino que o fato que mal existe estacionamento no Beira Rio não ajude. Se voce tivesse que ir no Shopping Iguatemi e estacionar no barro, voce iria? Duvido. Ultima vez que tive no Beira Rio em 2005 foi assim, no barro e num estacionamento estilo "salve-se quem puder".

Algumas das minhas iniciativas seriam:

- Estacionamento e segurança prioridade #1
- Oferecer Pacotes de jogos. Tipo 3, 5, 10 e 19 jogos do Brasileirão.
- Reservar 7500 ingressos para publico não socio em todos os jogos. Independentemente de socios ir ou não.
- O resto dos ingressos iriam para Socios e Socios com Pacotes (e ou Cadeiras Cativas)
- Criar um setor no estadio (se já nao existe) e PROMOVER esse espaço onde você senta na SUA cadeira e todos os jogos voce tem o mesmo "vizinho". Já existe isso aí?
Uma vez peguei o ingresso do meu Sogro da NFL e sentei na cadeira dele, chegando lá todo mundo ao meu redor conhecia meu Sogro e perguntaram por ele querendo saber quem eu era. Acho isso legal mesmo que se no Brasil fosse apenas em um setor do estadio.
- Aumentaria o conforto no estadio diminuindo a capacidade para entren 45-50 Mil pessoas. O que tambem ajudaria a aumentar a demanda.

Apresentem aí as suas soluçoes....mas por favor sem essa de aumentar a capacidade do estadio. Sou contra! Se não conseguimos colocar 30 mil com regularidade a ultima coisa que precisamos é estadio para 70 Mil pessoas.

PS:

O Site do Barcelona explica o esquema deles. Alguns pontos importantes:

- Socio e Ingresso a todos os jogos são coisas separadas. Como Socio voce tem direito de comprar TODOS os jogos do ano ou pacotes menores de 3 a mais jogos.
- Voce precisa ser socio pra poder comprar pacotes de jogos.
- Existem Pacotes por TODAS TEMPORADA ou POR TORNEIO.
- Voce pode emprestar sua Carteira de dono de pacote para outra pessoa. Ou seja se voce não vai ao jogo tu da para alguem (ou ate vende).
- Tu pode transferir tua cadeira/pacote a outra pessoa atravez do servicó de Socio do Clube.
- NO MOMENTO NÃO HÁ PACOTES DE INGRESSOS PRA TEMPORADA. Estão todos vendidos, socio novo tera que entrar numa lista de espera ou ganhar de herança!

PS:

Media de Publico no Beira Rio no Brasileirao de 75 : 46,491 (segundo Wikipedia)

Isso quando a População de Porto Alegre era metade do que é hoje! Mas hoje Porto Alegre tem mais opçoes para entretendimento do que tinha em 75. É dever dos clubes saber lutar e ganhar dos Shoppings, Cinemas na competição de levar seu dinheiro.