sábado, abril 11, 2009

E quando maio chegar

Salvo alguns tropeços está bem encaminhada a fase de pré-temporada do Internacional. Antes de encerrar o quarto mês do ano já temos três vitórias contra o co-irmão e muito provavelmente seremos campeões gaúcho ainda em abril e nos classificaremos a terceira fase da Copa do Brasil. Tudo como planejado. Exatamente como queríamos. Mas o ano está prestes a começar.

Vêm aí as fases quentes da Copa do Brasil e o início do Campeonato Brasileiro. Os adversários vão mudar de figura e os jogos tendem a se complicar. E neste momento vale a pergunta: será que o Inter está pronto pra enfrentar times grandes? Será que estes 3 meses de “pré-temporada” foram bem aproveitados? Será que temos um time confiável pra hora que necessitarmos?

Eu confesso que ainda não tenho uma opinião definitiva. Acredito que temos ótimos jogadores, mas um conjunto que não inspira muita confiança. Vencemos o Grêmio em três oportunidades e este é o único parâmetro que temos até agora. Não enfrentamos mais nenhum time de qualidade. Até aquele jogo em Caxias contra o Ju não me parece um grande teste. Mesmo com as vitórias nos GreNAIS ainda acho que falta muita coisa ao Colorado.

Temos um lateral direito que não pode continuar jogando nesta posição. Um goleiro inseguro, um zagueiro fora de forma e um lateral esquerdo que parece em marcha lenta. Do meio pra frente temos outro panorama. O primeiro volante tem muita qualidade tanto na marcação quanto no passe (e faz muito menos falta que o capita Edinho). Daí pra frente 2 jogadores que marcam e jogam e um trio final que não existe igual no Brasil. Além disto um banco com vários jogadores de qualidade que podem fazer a diferença quando precisarmos de grupo forte.

Em resumo, acredito que temos problemas defensivos que devem ser resolvidos imediatamente. A entrada do Sorondo na zaga e a contratação de um lateral direito devem resolver nossas maiores carência. No mais, temos um esquema definido, um time que tem posse de bola e boa qualidade ofensiva. Mesmo com alguns pontos fracos acho que temos um time acima da média nacional e quando maio chegar temos condições de vencermos, no mínimo, mais dois títulos este ano.

E vocês: acham que a “pré-temporada” está sendo bem aproveitada? Já vêem um time definido e capaz de enfrentar times da primeira divisão? Amanhã temos mais um jogo treino que pode responder algumas destas perguntas. É esperar para ver.