terça-feira, abril 19, 2011

Documentário


Achei isso no Youtube, um documentario de 90 Minutos sobre o Falcão feito pelos Italianos.

Interesante ver imagens de Porto Alegre no inicio dos anos 80 quando 80% dos carros na rua era Fucas. Lembro bem disso.

Estranho que o documentario sobre o maior idolo do Inter foi feito porque ele foi idolo no Roma. Se não fosse pelos Italianos não existiria documentario sobre ele.

Acredito que no Brasil falta muito documentar figuras historicas como as do Inter em livro e filme. Se Falcão fosse jogador do Yankees já tinham 10 Biografias de 400 paginas cada sobre o Falcão. Chico Espina teria lançado um livro de 300 paginas contando como chegou ao seu momento no sol em 1979 quando substituiu o Valdomiro e praticamente garantiu o Tri do Inter. Batista já teria escrito um Best-Seller contando todos os detalhes de sua transferência historica do Inter para o Grêmio em 1982. Já teriam escrito varios livros sobre o Rubens Minelli. Etc etc etc...

Fica minha dica a quem tem talento pra escrever. Existem muitos, mas muitos topicos no futebol Brasileiro que podem virar livros mas que até agora nada. Dependemos de pequenas reportagens especiais em revistas ou jornais para muitos assuntos que na verdade deveriam ser material para um belo livro. Até nosso Tri Invicto, o unico livro que eu saiba foi escrito pelo Falcão...e o livro é fininho e na verdade uma coleção de entrevistas... Quando vou na biblioteca aqui e passo pela parte de esportes vejo tudo que é tipo de livro as vezes contando a historia de um mero jogo ou até de jogadores medianos.

Quem sabe um dia a história do futebol Colorado seja documentado adequadamente?