terça-feira, abril 05, 2011

Roth X

O medo de perder. Esse é um dos grandes problemas do Celso Roth.

Dei uma olhada no historico do Celso Roth desde que ele chegou no Inter. São 57 partidas do Roth desde que ele chegou no Inter. Coincidentemente a partida que enterrou o Fossati foi contra o Vasco no Brasileirão, derrota de 3 a 2, o Vasco comandado pelo Celso Roth. Pouco tempo depois Roth, por incrivel que parecia na epoca, assumiria o comando do Inter.

Eu dividi essas 57 partidas em três. Partidas contra Grandes (os 11 adversarios de Rio, SP, MG e POA), os Medios (Goias, Atletico Paranaense etc...) e os pequenos (times do RS, Cearás da vida e sim Mazembe).

O resultado final mostra que Roth não seria ou teria dificuldade em ser Campeão Brasileirão contra apenas times pequenos. Roth só consegue um aproveitamente de 59% contra pequenos. Já foram 13 Vitórias, 9 empates e 5 derrotas contra timecos mundo afora. Pra ser campeão Brasileiro normalmente tu precisa de um aproveitamento de 61, 62 as vezes 67% pra cima. Ele perde ou empata mais (14) contra times pequenos do que ganha (13)! Pergunto a vocês...porque?

Contra times grandes o aproveitamento é pior ainda. Foram 9 Vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Mais uma vez perdemos e emaptamos mais (11) do que ganhamos (9). 52% de aproveitamento. Isso é preocupante se tivermos que enfrentar um time grande nas proximas fases da Libertadores.

Apenas contra times de medio porte é que o numero fica melhor. São poucos clubes que eu classifiquei como Medios então o numero de jogos é mais baixo. Foram 7 Vitórias, 2 Empates e 1 derrota. 77% de aproveitamento. Será que tem alguma Psicologia atras da razão do Roth ir bem contra times que não são Grandes demais, nem pequenos demais?

No geral desde que Roth chegou foram 57 partidas segundo meu calculo...algumas com reservas e tal... mas foram 29 Vitórias, 15 empates e 13 derrotas...59.6% de aproveitamento. (Alguem sabe o aproveitamente de outros times Campeões pelo mundo...Barcelonas...Milans etc...)

Amanhã é o Jaguares...um time pequeno e estatisticamente falando, com Roth temos tanta chance pra perder ou empatar do que vencer.

Será que esses numeros não provam de que se acovardar contra timecos acaba resultando em exatamente aquilo que você está tentando evitar?

PS: Um detalhe esses numeros usam jogos que o Time B jogou sob o comando de Ederson Moreria. Se tu eliminar esses jogos do Ederson (3V, 1E, 2D), Roth contra pequenos fica em 10 Vitórias, 8 Empates e 2 Derrotas o que é 63% de aproveitamento. Ainda assim perdemos e empatamos tanto quanto ganhamos. Contra medios nada mudaria e contra grandes continuaria a mesma coisa só que com uma derrota a menos (contra o Gremio).