terça-feira, novembro 16, 2010

A Foto Pode Mentir

Eu posso não ser cirurgião pra explicar uma operação, eu posso não ser professor de português pra escrever perfeitamente, eu posso não ser um jornalista esportivo pra achar que sei tudo sobre futebol mas o que sou é fotografo e disso eu entendo um pouco.

O blog do Juca Kfouri e varios outros sites postaram essa foto para "provar" que realmente foi penalti no Ronaldo. Eu nem vou debater essa questão, talvez tenha sido mesmo, talvez não, mas o problema mesmo é que se isso foi penalti o Juiz deveria ter dado ao Cruzeirono minimo um penalti usando os mesmos criterios.

O que eu quero explicar na verdade é que uma foto não é a midia certa pra se analizar um caso de penalti ou não. Juca proclama que essa foto definitivamente prova que foi. Bom então gostaria de saber, essa foto abaixo prova que Obama tava apreciando o bum bum dessa moça? Pela teoria do Juca, sim, a foto prova que Obama realmente tava de olho na bunda da menina. Mas uma foto pode ser muito traiçoeira, uma foto é um centesimo de segundo e muitas coisas podem acontecer em 1 segundo. O video abaixo prova que Obama não estava olhando para a moça...a foto é uma ilusão. (Já o Primeiro Ministro Francês é outros 500)






Então que fique claro ao Juca (não que ele esteja lendo isso) e qualquer outra pessoa que tem que se ter muito cuidado em analizar uma foto, nem sempre o que tu vê na foto é realmente o que aconteceu. Especialmente quando numa cena com pessoas ou objetos em movimento.

PS: E sinceramente o lance mesmo em video parece mais penalti que essa foto. Essa foto não me diz nada sobre o lance.