segunda-feira, novembro 29, 2010

Os 23: Sobis


Minha imagem de Rafael Sobis ou digamos o lugar de Rafael Sobis entre o resto do grupo pra mim é especial. Especial porque primeiramente ele é Colorado de corpo e alma, Colorado que tambem por acaso ou não é jogador profissional. Segundo porque ele já mostrou seu coloradismo com lagrimas e carregando bandeira como um torcedor comum. Ele é mais especial ainda pelo que já fez pelo clube no gramado.

Lembro quando ele começou lá por 2004 (ou seria 2003). No inicio, bem no inicio ele teve algumas dificuldades, o sucesso não foi imediato. mas ao poucos (como agora) ele foi se adaptando e logo começou a fazer gols importantes. Em pouco tempo passou de promessa (algo que todo ano aparece 10) pra estrela (algo mais raro de se confirmar) e alem de ter um otimo 2005 em 2006 se consagrou na Libertadores, especialmente na final em São Paulo quando literalmente tirou a Libertadores do San Pablo.

Infelizmente não ficou para o Mundial, imagino que isso deve ter sido difcil pra ele, mas como recusar os salarios da Europa? Financeiramente imagino que a Europa e Arabias foram bons negocios pra ele, mas futebolisticamente acho que foi algo negativo. Depois de um bom inicio meio que desapareceu dos noticiarios Brasileiros e virou uma memoria distante (não só para nos mas para Seleção por exemplo). Com 23 ou 24 anos estava indo para as Arabias, na minha opiniãocedo demais, muito cedo. Aquelas ligas é lugar pra jogar pensando em aposentadoria, não para uma estrela do Futebol Brasileiro com 20 e poucos anos.

Mas Sobis voltou e voltou na hora certa. Chegou em tempo de contribuir novamente na Libertadores fazendo o Gol que tecnicamente nos deu o Bi e agora finalmente tem a chance de jogar o Mundial.

Seu momento é bom. Fisicamente ele parece estar recuperado. Está fazendo gols bonitos e com isso a moral tá elevada. Sobis está chegando no ponto. Com a saída de Taison sua importância aumenta mais ainda pois é basicamente o unico atacante com chance de ser titular que tem uma boa movimentação em combinação a uma boa velocidade.

Acho que podemos começar a aumentar nossas expectativas em relação a Sobis no Mundial, mesmo que nada seja garantido. Mas acho que tá tudo sendo feito certinho e podemos sonhar sim com um gol antologico do Sobis na Final. Raça, Coloradismo e vontade sabemos que não vai faltar.

PS: Chances de ser o Gabiru do Mundial: Sem Chances de ser um "Gabiru" porque se ele fizer gol na final não vamos ficar surpresos com isso.