quarta-feira, novembro 24, 2010

21 Renovação

Nenhum clube (brasileiro ao menos) chega ao topo e nele se mantém por muitos anos.

Há uma alternância histórica na supremacia do futebol nacional.

Santos, Botafogo, Inter, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Corinthians: todos já tiveram ciclos de ouro, permeados por grandes conquistas e inesquecíveis esquadrões.

Timaços como o Santos de Pele, o Inter de Falcão e o Flamengo de Zico. Escretes que marcaram época, conquistando tudo que estava ao alcance e colocando seu nome no panteão de grandes equipes do futebol tupiniquim.

No entanto, todo ciclo acaba.

Quanto mais tempo perde-se ao reconhecer e começar a transição, mais tempo leva para reiniciar um novo ciclo vitorioso.

Pegamos o São Paulo, por exemplo. Hoje, talvez, o clube mais vitorioso de todos os tempos no cenário nacional.

No início da década, havia um estigma de clube “pipoqueiro”, amarelão.

Façanhas como perder uma Copa do Brasil no último minuto para o Cruzeiro, inúmeros vice-campeonatos e campanhas que ficaram no “quase” (por exemplo, um terceiro lugar na LA03, perdendo pro Once Caldas) apenas reforçavam que faltava algo, algo talvez mínimo.

A partir de 2005, este algo não faltava mais. Capitaneado por Rogério Ceni, veio um dos ciclos mais duradouros e vitoriosos do futebol brasileiro: 1 Libertadores, 1 Mundial, 3 Brasileiros, 1 Paulista. Sem contar 1 vice e 1 semifinal da Libertadores, além de 7 participações consecutivas na mesma. Tudo isto num período de 6 anos.

Este ciclo são-paulino acabou.

Sem a costumeira Libertadores e suas receitas vultuosas no horizonte e com o aposento próximo de lideranças históricas, ainda que de maneira tardia, a renovação já começou. O gradual lançamento de jovens e ambições imediatas mais modestas irão ser uma constante nessa nova fase de transição.

Trago o exemplo são-paulino não apenas pelo fato da válida comparação com o melhor, mas também pela proximidade e semelhança contextual com o nosso amado clube.

O ciclo vitorioso colorado, também irá ter um fim. Nada dura para sempre, e não seremos exceção.

Iniciado em 2006 (pode-se argumentar que o ciclo vitorioso começou antes), já somamos, mesmo que intervalados, 2 Libertadores, 1 Sulamericana, 1 Recopa, 1 Mundial, alguns gauchões e Deus queira, mais um mundial.

Em 2007, repousando ou não nos louros da vitória, a letargia e a falta de mudança de rumos abreviaram novos êxitos.

Creio que é imperativo que a nova direção, qual seja, seja capaz de discernir que o ciclo atual está próximo do fim e faça as necessárias mudanças de rotas, reavaliações de políticas e alicerces básicos da gestão do clube.

Dessa maneira, um novo ciclo, igualmente vitorioso pode emergir.

Listo abaixo, ao nível pessoal, o que EU espero do próximo presidente.

Renovação do plantel: Dispensa de atletas caros que não deram a resposta esperada (Edu, Renan, Leonardo) de baixa qualidade e/ou de baixo custo/benefício (Pato, Lauro, Bruno Silva, Daniel, Marinho, Ronaldo, Juan, Alecsandro). Oxigenação do grupo com contratações de qualidade (em condição de serem titulares) para goleiro, primeiro volante e centroavante e espaço maior para jovens promessas (Oscar, Damião, Marquinhos, Dalton…)
Desvinculação do patrocínio master ao coirmão, e obtenção de novos valores próximos ao valor estimado de mercado do clube (R$ 20 milhões/ano).
• Obtenção de novas receitas, investimento em revitalização do complexo Beira-Rio (sem prejudicar o futebol) e avanço na profissionalização da gestão do clube em áreas como marketing, finanças e administração.
• Manutenção da política de venda de jogadores para equilíbrio das finanças e reposição, CONTANTO que seja a altura, e NUNCA de jogadores imprescindíveis e em meio a campeonatos.
• Investimentos maciços em futebol, que é e sempre será o carro chefe e razão da existência do clube.

Por fim, existe uma frase muito “batida”, mas não menos verdadeira que diz que tão difícil quanto chegar ao topo, é manter-se nele.

O desafio que surge é tão difícil e exigente quanto foi reerguer o clube.

21 Comentários:

João Gabriel disse...

Eu acho que o Inter foi muito bem em seu processo de renovação, que já ocorreu e deverá ocorrer novamente.

O time de 2005/2006 foi se desmanchando aos poucos: Sóbis, Tingas, JW. Logo depois Pato, Sidnei, Ceará.

Outro ciclo vitorioso se iniciou em 2008. Saiu o Fernandão e o Iarley naquele ano. Chegaram jogadores como Guinazu, Magrão, Nilmar, Sorondo, D'Alessandro...
Ganharam a Sulamericana (Com o Super-Alex, agora protagonista). Depois de um 2009 de quases, um 2010 de Bi-Campeonato ("s", Deus queira).

Para 2011 (depois da LA)/2012, temos que pensar em substituir peças como Guinazu, D'Alessandro, Sóbis... e assim estar preparado
para daqui uns 2 anos, sem nunca deixar de disputar os títulos, sermos novamente campeões.

Nós já fizemos a transição de forma rápida. Temos que acertar o pulo de novo!

João Gabriel disse...

O Milan depois da temporada 2007 ainda não conseguiu renovar o time.

O ManU depois da temporada 2008 ainda não se acertou.

A Inter de Milão, Deus queira, começou a desandar.

O Barcelona foi um timaço em 2006 e só conseguiu repetir em 2009.

Nós já fomos muito bem pós 2006. Temos que repetir a fórmula!

Ramon Dongo disse...

Um time que renovou bem foi o Barça. Depois de 2006 eles passaram por uma certa turbulencia, até que conseguiram retomar o caminho da vitória e finalmente levantaram o caneco do Mundial ano passado. Acho que nenhum time europeu teve uma retomada tão rápida quanto os espanhóis. Se é normal até para clubes europeus passar por isso, então imagina só pra nós, mais humildes financeiramente.

Esse post veio a calhar, pois hoje eu tava lendo um texto mais ou menos sobre isso: http://espnbrasil.terra.com.br/luciodecastro/post/158053_AINDA+FORMAMOS+CAMISAS+10+EM+SERIE+NA+BASE+O+PROBLEMA+VEM+DEPOIS

O negócio é minimizar essa situação de renovação. Tem times que precisam cair pra segunda divisão pra se dar conta dos erros, outros ficam fora da Libertadores e disputam a Copa do Brasil. Espero que quando o Inter falhar, esteja sempre no time da segunda hipotese.

Roberto disse...

Ótimo texto.
Apenas adicionaria um fato: O grande planejamento e receitas que o internacional tem atualmente. Nenhum clube Brasileiro se iguala, nem jamais chegou perto desse feito. Além de que, poucos clubes (talvez nenhum, pois eu não saberia citar algum) consegue produzir/encontrar tantos craques como o inter... É Nilmar, Pato, Sobis, Guinazu, Alex... quem sabe sasha, Marquinhos, Oscar, Guto, Giuliano, e por aí vai?

E isso pode nos ajudar a, no mínimo, estender esse ciclo vitorioso por mais alguns anos. Assim como o Boca, eu gostaria de ganhar duas libertadores em série. Quem sabe não é a nossa vez? 2010 e 2011.

O internacional está, sem sombra de dúvidas (e aqui não precisa ser expert) no caminho certo. Está em linha reta ascendente e em boa velocidade. O que precisamos é evitar pequenos erros como os de anos anteriores... Precisamos (a diretoria precisa) perceber que as vezes vale:

1 - segurar um jogador por mais um ano e ganhar um título grande do que vendê-lo pelo primeiro grande punhado de dólares, como foi feito com Nilmar.

2 - Evitar uma venda/desmanche no meio do ano para, se preciso, fazê-la ao final.

3 - Deixar os egos de "Fernandos Carvalhos" da vida para trás e assumir os erros ao trazer perebas como Renan, alecsandro e Wilson Mathias. Se desfazer deles o quanto antes. Se não for possível trazer substitutos de qualidade, que se utilize a base. Se valorize os garotos. Se pararmos para analisar apenas esses 3... E olharmos para a base, DUVIDO que não vamos encontrar jogadores pelo menos no NÍVEL desses.


Enfim, as vezes o mais importante é seguir a mesma receita de sempre e variar pouco nos ingredientes. Talvez apenas para dar um pequeno gostinho diferente no final, seja ele bom ou ruim. Até porque eu prefiro ser eliminado numa semi-final de libertadores contra o Once Caldas do que numa semi-final de copa do Brasil pro Sport Recife. Assim como prefiro perder um gauchão pro grêmio e ganhar uma libertadores do Chivas, do São Paulo, do Estudiantes......

geoband disse...

Post lúcido.

Cinco estrelas Ministro!

Geoabraço

Leandro Luz disse...

Bom texto, bela análise, coerente. Quanto a renovação do plantel, acho que ela é fundamental para que tenhamos essa sequencia e, quem sabe, quebrar o tabu dos "ciclos"

DuDu disse...

Só não concordo com uma coisa, ainda não é confirmado que o ciclo do SP acabou.Estão a dois anos sem ganhar mas na década de 70 o Inter ganhou em 76, passou dois anos ruins e foi campeão invcto em 79.O ano de 2007 foi terrivel pro inter também.
Pela Estrutura, direção, organização de categoria de Base e tudo mais, acredito que os próximos anos ainda serão de Inter, São Paulo e Cruzeiro.

Unknown disse...

A preocupaçao quanto a renovação é pertinente, porém me parece que ela foi iniciada desde a conquista da primeira Libertina, com a saída de alguns jogadores importantes e a sua substituição.
Alguns deram certo, outros não, o que faz parte deste processo, desde que os acertos sejam maiores que os erros.
E o maior exemplo de que a renovação proposta pela direção está correto é a conquista da segunda Libertina.
Soma-se a isto o celeiro de ases que jorra no Beira-Rio, como já dito por outros, e que parece interminável.
Não tenho a preocupaçao do bloguista quanto a este período de transição, acho que estamos no caminho certo.
Minha maior preocupação é com os interesses das classes dirigentes. Só eles podem fazer o Internacional sair fora deste ciclo vicioso de vitórias. Se não tiveram a capacidade de entendimento, mesmo tendo dividido o poder por tanto tempo, o que devemos esperar agora que viraram inimigos ?

Edu disse...

em 2005 e 06 tivemos um grande time. Em 07 simplesmente afundamos, uma vergonha... Luigi brincando de dirigente. Em 08 conseguimos montar um time no 2o semestre. Em 09 fomos roubados na cb e depois entregamos o brás. Nesse ano, ganhamos a libertadores graças ao juliano e sorte. No gol temos uma mula cega, na zaga um vovô festeiro, no meio um volante ruim e no ataque, um cone escondido. Sem contar q edu poderá estar na delegação, contagiando a todos com sua preguiça.

Almilano disse...

Grande DAvi, escreve muito.

Assino embaixo meu camarada, parabéns pelo ÓTIMO texto, pra variar.

Abrassssss

Almilano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano disse...

pasquetti, falou tudo!!!!


pra nossa sorte nego walter e jiuliano nos salvaram a pele.

alias salvaram a pele do FC e sua trupe!!!

em 2009 venderam a cereja do bolo na qdo deveriam ter reforçado o time no ataque.

tivessemos nilmar o o br2009 era nosso.

Luiz Cezar Oliveira - Porto Alegre/Rs disse...

Muito Bom o Post, parabens, espero que a próxima direção não jogue dinheiro fora com contratações como EDU, Alecsono, Matias, Renan, Nei, Pato e outros e outros menos votados e passe a valorizar mais a base que tem muitos garotos de otima qualidade ou no minimo igual a muitas contratações equivocadas ou ficaremos pensando aqui que muitos diretores levam " algum" por fora para trazer estas nabas.

Muita Gente com chance de integrar o Grupo Principal em 2011:

Eduardo Sasha
Italo
Guto
Romario
Massari
Juliano
Muriel
Oscar
Daniel

É só saber dosar e colocar na hora certa com uma boa base de time que estes garotos com certeza deslancham.

Ab Valeu.

Ramon Dongo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ramon Dongo disse...

OFF - Nada contra o Palmeiras, mas ver o Felipão quebrar a cara é bom demais. KKKK

Respondam rápido, mas qual o maior fiasco do ano: Felipão ou Luxemburgo?

cjr-sp disse...

Belo Post.

Teve um time que conseguiu ser bi mundial na sequencia que foi o SP.

Isso é dificil de ser feito, mas com bom planejamento dá para fazer.

Num exercício para 2011 assumindo que voltassemos campeoes....o que deveria ser feito ???

1) Ver 4 jogadores que formam uma base sólida e que com eles nao se perde o entrosamento. Só que para mante-los tem que usar de INTELIGENCIA. FAZER UM NOVO PACOTE COM VARIADOS INCENTIVOS.

Esses 4 seriam Bolivar, Kleber, DALE e GUINA.

2) Selecionar mais 16 jogadores em potenciais, ainda novos mas que já estao no grupo principal ou no B.

Esses 16 seriam: Damiao, Derlei, Marquinhos, Sacha, Dalton, Roggia, Joao Paulo, Oscar(nao acredito muito mas vamos ver), Jiulano, Italo, Agenor, Ricardo Goulart, Massari, Daniel Guto e Daniel.

3) Selecionar mais 6 jogadores semi titulares e ou reservas uteis. Reajusta salario e um bonus e tamos conversados.

Rafael Sóbis, TINGA, Sorondo, Rodrigo, Glaydson, Nei.

*******************

E agora o principal...se ver livre de toda e qualquer despesa maximo possível de jogadores que nao servem, seja emprestando, seja vendendo, ou seja dando tb.

Nesse item recaem:
dezinho, cone, edu, espetacular, renan, lauro, pato, juan, marinho, ronaldo alves, ricardo conceiçao, leonardo(podemos ver mais um vez, com ele curado, quem sabe).

Apos isso,

para titulares, no questions asked...

GARIMPAR A DEDO UM GOLEIRO TITULAR ABSOLUTO INQUESTIONAVEL.

POR VIA DAS DUVIDAS TRAZER MAIS UM VOLANTE.

TRAZER UM JOGADOR DE VELOCIDADE PELOS LADOS PARA O ATAQUE.

E MAIS UM MATADOR COM A 9 TB.

*****************************

Ou seja seriam 4 contrataçoes cirugicas para 2011 que somados a gurizada e a base mantida reoxigenaria o grupo, fazendo todo mundo correr.

Reparem que estou dando como certa a saída do GIULIANO para poder abastecer os cofres, a saída sem receita do Indio e depois no meio do ano, vai o DAMIAO tb.

**************************************

AS MINHAS 4 CONTRATAÇOES CIRURGICAS PARA 2011 DENTRO DO POSSÍVEL:

DIEGO CAVALIEIRI,

TIAGO MOTTA da Inter de Milao, OU CRISTIAN ex corinthians.(Podem jogar de primeiros e segundos).

MAURO ZARATE, ou Carlos Eduardo para os lados

LUIS FABIANO, para matador. Ou Nilmar again.

*******************************

Se vierem 3 dos 4 acima já tá muito bom.

******************************

Segue o time para 2011 sem ainda esses reforços acima:

Muriel ou Agenor,
Nei, Bolivar, Dalton, Kleber.
Derlei, Guina,
Sacha, Dale e Marquinhos.
Damiao.

Tinga e Sóbis nao jogariam no meu time. Hoje são lentos. Já foram rápidos. Nao gosto de jogadores lentos.

Teríamos um guri novo e bom em cada setor para reoxigenar a coisa...

*********************************

TAÍ NA BANDEJA PARA O LUIGI FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO. ATENÇAO LUIGI, COPIE O MEU POST, EMOLDURE NA SUA SALA, E FAÇA COMO UMA TABUA DE MANDAMENTOS.

SE FIZER ISSO, SEREMOS TRI MUNDIAIS.

QQ DUVIDA PODE ME CONTATAR AQUI NO BLOG MESMO. MAS NAO CONTRATA ERRADO. SÓ NA MOSCA...COMO FOI QUANDO EU TE DISSE PARA TRAZER O GUINA E O MAGRAO, LEMBRA ??? SENAO LEMBRA PROCURE AÍ NOS ANAIS DO BV QUE TÁ LÁ TODAS AS MINHAS DICAS PARA TI ANTES DE QQ PESSOA SEQUER MENCIONAR ESSES JOGADORES COMO REFORÇOS.

Kraint disse...

Barcelona 4 a 0 no Valencia em 2008. Adivinhem quem era o goleirão?

http://www.youtube.com/watch?v=2XJqdYOLdog

Schroder-EUA disse...

que fiasco esse video do Renan contra o Barça.

No 1 gol Renan Borboleta
No 2 gol Renan Estatua
No 3 Gol Renan Estatua
no 4 gol Renan Dança Rodinha

VTNC esse goleiro NÃO PRESTA...contra time grande então se acaga todo e culpa o resto do mundo!

TenisVermelho disse...

mas voce são louco??

4 GOLS NA CARA DO GOL
CADE A DEFESA DO VALENCIA
RENAN NÃO TEVE CULPA EM NENHUM DELES

O LAURO CONTRA O AVAI FOI MUITO PIOR QUE ISSO

ISSO QUE ACHO QUE RENAN TEM DE SER A QUARTA OPÇÃO

João Gabriel disse...

1- Henry na cara do gol.
2- Henry na cara do gol.
3- Falha do Renan. Daniel Alves Livre.
4- Henry livre na cara do gol.

Bah, é judiaria fazer isso com o Renan.

É um bom goleiro que vai recuperar seus melhores momentos. Como em 2006 quando ficou 9 jogos invicto no brasileiro, até ser vencido por um pênalti.

Ps.: Meu goleiro para o Mundial é o Pato. O 3º é o Muriel.

Lauro manda de volta para ser o 3º do Cruzeiro.

Schroder-EUA disse...

OTIMO POST DAVI!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]