sexta-feira, novembro 12, 2010

Clubes Parceiros

Cada vez que vejo falar no Tottenham da Inglaterra lembro da parceria que o Inter fez com eles. Não sei exatamente quais os frutos dessa parceria, só o Inter poderia explicar melhor. Mas imagino que em termos de troca de jogadores o Colorado estaria em total desvantagem. Talvez até pra vender alguns é uma boa parceria, mas tambem são esses tipos de clubes que levam nossos melhores atletas, vide Sandro.

Eu tenho uma sugestão melhor para o Inter. Faça uma parceria com um clube dos EUA. O EUA é um mercado em crescimento futebolistico. Cada ano maior mas ainda pequeno o suficiente pra entrar na hora certa.

Em primeiro lugar os clubes daqui não tem o cacife pra levar nossos melhores jogadores, mas seriam um otimo lugar pra mandar jogadores medios pra pegar experiencia e quem sabe uma grana para o Colorado. Os Clubes da liga MLS estão repletos de jogadores de nivel medio (Glaydsons, Mathias, Danni Morais da vida) que poderiam ser moedas de trocas entre o Inter e um clube daqui. Seria um otimo lugar pra fazer intercambio sem correr muito risco de perder as estrelas do time já que cada time da MLS só pode ter 1 ou 2 jogadores de alto salario (tipo Beckham no Galaxy, Henry no Red Bulls).

Sugiro até o NY Red Bulls como parceiro. Primeiro porque fazer uma parceria com um clube de New York seria otimo para a visibilidade colorada (ainda mais com o retorno do NY Cosmos em 2012..isso mesmo os Cosmos estão voltando), alem de ter Red no nome. Essa parceria poderia até um dia acabar na camisa do Colorado em vez de Banrisul já que Red Bull alem de time é um produto.

Outra vantagem. Falaram que a parceria com o Tottenham era de Marketing tambem, para aprender como eles fazem a coisa. Sinceramente, se querem aprender Marketing aprendam com os Americanos e não com os Ingleses. O Totenham tá la a 100 anos e nem é muito conhecido. Já veja o Seattle Sounders, existe a dois anos e tem uma torcida enlouquecida que lota o estadio todas as semanas. Parece até magica o que fizeram em Seattle, mas foi Marketing.

Alem disso existem dezenas de milhões de fãs de futebol nos EUA. Muitos deles gostam de ter um time na MLS mas tambem gostam de torcer para um clube estrangeiro. A maioria acaba escolhendo Barcelona, Manchester, Real Madrid etc... porque são esses clubes que tem exposição aqui. T'na hora de um clube Brasileiro entrar nessa parada. Na Inglaterra torcedores do Tottenham tão nem aí para Inter alem de ver se da pra garimpar alguma jovem promessa.

O Inter hoje tem que aproveitar seu status de Campeão do Mundo Fifa e Bi da Libertadores e que sabe novamente Campeão do Mundo. Muitos clubes gostariam de ser associado ao nome Inter e não só para tirar vantagens unilateral como os Europeus.

PS: Parece que é cada vez mais certa a entrada de times dos EUA na Libertadores em 2012.