terça-feira, novembro 16, 2010

Missão Impossivel

Pela milesima vez no Blog Vermelho vou escrever sobre arbitragem no futebol. Não só no futebol Brasileiro mas no futebol em geral.

O PROBLEMA É CLARO:

O que pedimos de um Juiz e dois bandeirinha é simplesmente impossivel. O trabalho deles é um trabalho que na melhor das hipoteses ele podem acertar 75% das vezes. E aí é que está o problema. Sabendo disso eles ou alguem ou uma entidade pode se aproveitar desse fator "errar faz parte" pra fazer pequenos ajustes em resultados aqui e ali. Não é todo jogo, mas acontece. Provavelmente é até incomum manipulação intencional acontecer, mas pode acontecer por causa dessa falha. Na maioria dos casos são simplesmente erros que acontecem porque o trabalho deles é isso mesmo e num bom dia ele erra "só" 25% das vezes. Mas em muitos casos como já foi provado pelo mundo há manipulação intencional. Mas é o fato da FIFA não fazer ajustes a Arbitragem (adicionar mais juizes e tecnologia) que permite que essas vergonhas aconteçam não só no Brasil como até em Copa Do Mundo!

Vamos por partes.

O BANDEIRINHA

Na minha opinião o percentual de acerto/erro dele é mais complicado do que o Juiz, simplesemnte pelo fato de quase literalmente ser uma função fisicamente impossivel de se fazer. Qual a obrigação do bandeira? É de fazer 3 coisas ao mesmo tempo: Ficar de olho na bola....ficar de olho no ultimo zagueiro e ficar de olho no atacante mais avançado tudo ao mesmo tempo. Qualquer criança saberia somar o numero de olhos...TRÊS...e saberia que é um olho a mais que o ser humano normal tem!

Soma-se a isso o fato que ele tem que correr lateralmente seguindo o ultimo zagueiro e que muitas vezes os passes vez de longe e que quase sempre tem 5,6, 10 corpos bloquenado sua visão dos seus tres objetivos e que os corpos estão correndo em direção contraria muitas vezes (zagueiro saíndo, atacante entrando) e dá para se ver que a tarefa do Bandeirinha é muito complicado. Num bom dia eu diria que se o cara acerta 50% ele já tá indo alem da capacide humana! Ou seja...seria a mesma coisa que fazer par ou impar ou usar uma moeda pra decidir.

Quem acredita que bandeirinha deveria acertar todas ou a maioria dos lances simplesmente não pensa em todos esses fatores.

O JUIZ

Esse tem um papel bem differente do bandeirinha mas mesmo assim tão ou mais complicado que o bandeirinha. Fisicamente é outra tarefa complicada. Vejamos. O cara tem 35, 40, 45 anos e a tarefa dele é correr num campo do tamanho de uma pequena fazenda atras de 22 Atletas de 20 e 30 e poucos anos e com visibilidade bloqueada em muitos lances decidir se houve ou não falta em determinado momento.

Em alguns caso a decisão é simples e obvio pois as vezes ele tá de frente para o lance sem ninguem atrapalhando sua visão. Mas em boa partes dos lances o Juiz tem que chutar mesmo ou ir pela logica (se parece lance classico de falta que que já é aceito no futebol como falta ... marca) porque ele pode ter sua visão do lance atrapalhada pelo pessimo angulo em que está. Pode haver 1, 2 ou 3 corpos em sua frente. O Zagueiro pode estar completamente fora de sua visão e ele só ve o atacante cair...o que ele faz? Vai pela logica e dá falta (pois a tendencia é se o cara caiu tem mais chance de ser falta do que não). E ainda tem o fator "mergulho" onde o Juiz tem jogadores que diariamente tentam enganá-los caindo com qualquer leve toque.

Ou seja em boa partes dos lances numa partida de futebol os juizes tão chutando ou indo com a logica ou com as melhores chances. É uma GRANDE FALHA DO FUTEBOL! E a culpa é dos mandantes no futebol que insistem em usar apenas 1 juiz e dois inuteis bandeirinhas numa partida.

Existem esportes menores com MUITO mais Juizes em campo. No Basquete tem 3 o mesmo numero do futebol mas com metade dos jogadores e uma cancha muito menor. Em outros esportes como Tennis, Volley é a mesma coisa, eles tem muito mais juiz por metro quadrado do que no futebol.

Na NFL onde o tamanho do campo e numero de jogadores são comparaveis eles tem 7 Juizes em campo mais 1 no Video Replay.

Então enquanto a FIFA não dá um jeito nisso esses problemas vão continuar e nos nunca vamos saber se em certo dia o erro foi casual ou intencional. A FIFA permite tudo isso por insistir em não mudar as coisas. Os malandros então se aproveitam dessa falha e usam e abusam disso sabendo que depois de alguns dias a maioria esquece do ocorrido e vida continua até o proximo erro.

Se voces concordam que isso é a essência do problema não deixam de clicar o retweet abaixo e FB Like para que outros possam ler e quem sabe um dia a indignação chegue a midia e a FIFA de que não basta criticar o juiz apos cada partida, temos que criticar a FIFA até esses idiotas reformularem de vez como jogos são apitados.

PS:

E que INSULTO FDP DO GLOBO ESPORTE ontem, no segmento "Polemica da Rodada" perguntaram a MARCIO REZENDE DE FREITAS o Juiz que NÃO DEU O PENALTI NO TINGA em 2005 e ainda o expulsou se o Penalti no Ronaldo foi...dessa vez esse Filha da Puta diz que foi Penalti Claro mas em 2005 esse bandido não deu um penalti que TODO MUNDO VIU QUE NÃO TINHA A MINIMA DUVIDA. A Globo só pode tá de brincadeira. Sinceramente não sei porque perco meu tempo vendo futebol...poucos são honestos.