domingo, maio 29, 2011

A Chave de Tudo

Eu gosto do Siegmann. Me parece ser uma pessoa sincera, honesta. Acredito que alguem no futebol que tem algo pra esconder não teria uma conta no twitter. Em vez disso ficaria escondido, longe do torcedor e dificil de contactar. Torço para o sucesso do Siegmann assim como torço para o sucesso de qualquer pessoa que vista a camisa Colorada.

Mas depois da derrota ridicula para o Ceará em casa pensei "Temos uma diretoria que tem 5 meses de experiência na atual função e um tecnico com 2 meses de experiência nesse seculo". Todo mundo sabe que quando tu tá num trabalho novo tu sempre erra no inicio, tem um tempo de adaptação e erros são comentidos. Ou seja o Inter está sendo comandado por um Presidente, Vice e Técnico com 12 meses de experiência...somados juntos.

Isso não queira dizer que eles não possam ter sucesso. Podem, mas eles tem que se adaptar rapidamente no mundo do Futebol e tu tem que saber separar Atleta (empregado do clube) de Amigo ou de Idolo do passado. Se jogador não serve mais não tem essa de "ele foi idolo em 2006"!

Mas...e aqui que pode estar a raíz de todos os problemas:

Um grande problema que nós torcedores enfrentamos em analisar as coisas é que nós com certeza não sabemos toda a história. É incrivel. Lemos e ouvimos pessoas falarem com autoridade que tem muita mutreta nos clubes. Mas a imprensa que deveria falar e investigar essas coisas não faz. Assim ficamos no escuro, imaginando o porque da contratação de certos jogadores e o porque da renovação de outros com data de validade já passada. Tambem fico imaginando,como será que esses homens feitos, com negocios, familias podem se dedicar ao clube assim com toda essa pressão e critica sem um salário? Como que um dirigente pode ver um Rodrigo da vida ganhar 100 Mil por mês, ou um Bustos encostado a 2 anos ganhando 80 mil por mês e eles nada? Afinal é nada né? Nunca ninguem fala em salário de dirigente então só posso imaginar que tão lá de graça certo?

Porque ninguem..NUNCA fala nisso? Porque que em 12000 capitulos do Sala De Redação NUNCA se falou no assunto? Porque com 20 Blogs de jornalistas esportivos em Porto Alegre nunca se toca nesse assunto? Porque em 40 anos de ZH nunca foi escrito algo sobre isso? Porque eu tô tocando no assunto?

Porque se for verdade o que a gente escuta, que dirigente (e não to me referindo a Siegmann mas sim qualquer dirigente) leva 10% na venda de jogadores (já li até que levam até parte do salario de jogadores) isso muda a equação de tudo e explica MUITA coisa.

Isso explicaria o porque da manutenção de jogadores em decadência. A confirmação de uma coisa dessas tambem faria com que nós não precisassemos perder tempo tentando entender essas coisa. Seria obvio! Seria até um alívio saber! Muitos misterios ficariam explicados!

Mas não. Dias, semanas, meses, anos passam e ninguem toca no assunto. Já escrevi aqui, um jornalista da RBS me falou em Abu Dhabi, cara a cara..."Dirigente leva 10 na venda". Ele me falou como se fosse fato que todo mundo sabe. Beleza, merecem ganhar dinheiro mesmo...mas em salário! Dirigente não tem que ter a mão em nada de jogador. Nem em venda nem em passe...nada. Algo assim muda a complexidade de tudo, Afeta o time pois há interesses pessoais financeiros atras da manutenção ou não de atletas.

Porque esse jornalista me contou isso mas não escreve sobre isso no seu jornal? Porque é segredinho que todo mundo sabe mas ninguem fala? Porque até o torcedor quando toca no assunto vira a cabeça pro outro lado e apenas diz "Ah todo mundo sabe disso, faz parte do futebol".

Ou seja ME ENGANA QUE EU GOSTO! Vocês não vê que uma coisa dessas afeta TUDO da qual a gente reclama diariamente sobre futebol?

Então não adianta ficar reclamando que fulano de tal foi renovado e ciclano nunca sai do time, e que dirigentes não lutam contra convocações ... porque se essas coisas forem verdade, está aí a explicação. É bem simples!

Gostaria de um dia ver UM jornalista Gaúcho com coragem pra expor todas essas coisas. Não sou contra dirigente ganhar dinheiro, muito pelo contrario acho que devem receber um otimo salario, mas sou completamente contra eles receberem dinheiro por venda, quebra de contrato ou "passe" de jogador. Outra, esses rumores circluam a anos, porque nunca um dirigente negou essas coisa. Minto...semana passada ex-Presidente Fernando Mirando respondeu uma pergunta minha escrevendo:

"Posso garantir que nunca fui remunerado, no exercício da presidência do Internacional. Fui remunerado, sim, no exercício da Liga Sul Minas, após o término de meu mandato. Paguei os impostos e declarei todos meus rendimentos."

Então aí temos um que falou sobre o assunto. Gostaria de saber do Fernando Carvalho se ele nunca foi renumerado nos anos de Inter dele. Como disse antes, FC merecia um baita salario pelo que fez, mas acredito que ele não tinha um salario...então pergunto a ele: Você já ganhou dinheiro atraves de venda ou passe/salarios de jogadores? Trabalhou 8 anos no Inter sem receber um tostão? Nada sobre esse assunto no livro do FC. Gostaria tambem de saber isso da diretoria atual. Afinal dirigente ganha dinheiro no clube ou não? É uma simples pergunta.

Porque quero saber? Porque não adianta eu vir aqui e escrever um texto reclamando das escalacões, derrotas e especialmente ELENCO se há razões e interesses "secretos" por essas coisas serem assim! Estarei perdendo meu tempo. Porque a imprensa não fala no assunto. Porque a torcida aceita. Porque não é algo debatido no Conselho? Porque todo mundo faz de conta que isso é OK?

Dirigentes tem que ter salário e zero envolvimento financeiro em qualquer coisa a ver com um jogador. Ponto final.

PS: Peço que cada pessoa lendo esse texto mande um email ou tweet a seu jornalista/dirigente favorito, perguntando simplesmente: "Dirigente ganha dinheiro no clube atraves de vendas de jogadores?"

Vamos ver quantos respondem. Por favor façam isso e coloquem aqui nos comentarios pra quem você escreveu e se eles responderam.