quinta-feira, maio 05, 2011

Quem Deveria Sair

Foram 5 minutos de blackout.

Eu tava traquilo no Intervalo. Se não completamente, um tanto. Sabia e escrevi que precisavamos de mais uma gol, pois 1 a 0 era arriscado demais.

Mas estavamos ganhando, estavamos em casa, não perdemos em casa na Libertadores faz anos e mal tomamos gols. Fui pegar uma cerveja quando vi que o 2 Tempo estava por começar. Antes de me sentar vi um furacão atravesar o gramado do Beira Rio em 20 segundos...1 a 1.

A partir daí o Inter parecia uma vitima de assalto a mão armada. Confuso e em estado de choque. "Acorda!!" eu gritava!! "Te Liga Pô!" Mas antes do time ter chance de snap out of it levamos o segundo gol.

Naquele momento me senti como um piloto de um avião da qual tinha acabado de perder todos os motores. Um piloto que sabia que estava vivendo seus últimos minutos. O Inter como eu escrevi ontem antes da partida não sabe fazer gols com facilidade e agora precisava fazer 2 em 40 minutos. Lembrou Abu Dhabi.

Foram apenas 5 minutos. O primeiro tempo até fomos bem. O toque do Inter impressionou a Fox, mesmo que muitos dos toques serem por falta de opção. Boa parte do 2 Tempo seu deu nós, mas aqueles 5 minutos somados a dificuldade de fazer gols somava desastre. E foi o que aconteceu.

Está claro que temos problemas. Já escrevemos sobre isso a tempo. Não é segredo mas as vezes só os técnicos e diretoria não veem isso. Então vou fazer minha lista de jogador a jogador. Quem serve e quem não serve mais. Levam em conta que não podemos mandar todos embora, temos que ficar dentro de uma certa realidade. Não adianta dizer "manda todo mundo embora". Ainda precisamos de reservas e elenco. Minha teoria é eliminar entre 6 e 8 salarios para contratar uns 3 grandes jogadores pra entrar direto no time. E todos sabem que temos gordura ($alario$) pra eliminar desse grupo. Prefiro Eliminar 6 salarios a 200 mil...e contratar 3 extra classes a 400 Mil. Então Vamos lá:

Verde: Deveria Fica (mas não necessariamente como titular)
Amarelo: Corda bamba
Vermelho: Hora de sair

- Lauro: Deveria voltar ao time. Com os goleiros que temos ele é titular. Mas Lauro tem que ter algumas performances exepcionais para tranquilizar a torcida.

- Renan: Reserva até acabar emprestimo e aí deveria voltar pra seu clube Europeu. Temos que investir nos mais novos como Muriel ou contratar alguem já estabelecido. Não precisamos 2 altos salarios no gol. Podemos usar esse salario em outro lugar. (Salario? +- 200 Mil)

- Nei: Chegou hora de ser negociado. Não tem mais clima com a torcida e quando isso acontece esquece. Alem disso o lado direito defensivo do Inter é uma avenida. (Salario +- 150 Mil)

- Indio: Falou que ia talvez se aposentar apos Libertadores. Bom chegou a hora mesmo. Obrigado por todos os titulos e esforço. (Salario +- 300 mil)

- Bolivar: Não deveria ser Capitão e provavelmente nem titular. É muita moral para um jogador do nível dele. Seu tempo já passou. Substitui o Indio no banco ou negocia. Amarelo por ser reserva.

- Rodrigo: Entre os que temos, não é o pior e está melhor do que o Indio. Eu segurava por enquanto.

- Juan: Sinceramente não vi o suficiente dele para opinar com certeza, mas pela idade tem que receber muitas chances ainda.

- Sorondo: Uma pena que ele se machuca, poderia ter sido titular na Libertadores. Obrigado Gaúchão. Tambem já tá avançado na idade, mais ainda pelas lesões. Eu negociava pra poupar no salario. Quantos milhões já gastamos nele nesses anos? (Salario +- 150 Mil)

- Daniel: Não joga. Não fica no banco. Recebe salário. Só aqui poupamos uns $R100 mil.

- Kleber: Estou meio cansado de ver ele apático na lateral. Sim tem um otimo cruzamento mas parece sempre jogar em camera lenta. Linha de fundo nem pensar! Ele só cruza da intermediaria, imagina isso!! Nunca vi ele correr de verdade. Ele ainda tem o seu valor mas se vai ficar tem que jogar com vontade. As entrevistas dele pos-derrotas ou ate pre-jogos são deprimentes ou melhor são conformados: "é hoje não deu". O problema é quem viria em seu lugar? Ele é quase um DALE na Lateral...quando joga bem joga muito mas quando desaparece....

- Bolatti: Quase craque para sua posição. Tem que se construir um time ao seu redor. E tem só 25 anos de idade.

- Guinazu: Fica tambem é claro. Mas não pode ser o jogador que recebe bola na entrada da area 5 vezes como contra o Peñarol pois ele não sabe chutar e acaba passando lateralmente! Outra Ele já tem 32 anos, quanto mais tempo ele aguenta?

- Wilson Mathias: Outro que não tem clima com a torcida. Melhor ele ir embora. Dificilmente conseguirá reverter seu relacionamento com a torcida que diga-se de passagem em parte é culpa do FC que o chamou de Espetacular.(Salario +- 150 Mil)

- Glaydson: Para o bem da carreira do proprio deixa ele ir jogar em outro lugar. Mais 100 Mil para usar em 3 contratações de peso.

- Tinga: Em Abu Dhabi Pedro Ernesto me falou "Tinga foi um erro, é ex-jogador". Porque ele falou isso não sei mas as lesões tem atrapalhado e não deu pra ver exatamente que Tinga temos. Por enquanto fica, mas se ficar se machucando...

- Oscar: Obvio que o guri tem que achar um lugar fixo no time. É um jovem entre um monte de "velhos". E não podemos vender ele tambem...como disse o resto do time já tem idade avançada. Isso é um problema, especialmente se ficamos vendendo os jovems. Oscar assim como Bolatti tem que ter um time feito ao seu redor.

- D'Alessandro: Não é Craque. Ele é um bom jogador de futebol, mas nem sempre joga bem. Então entendem isso Craque ele não é. Saber fazer a La boba não faz dele craque. É muito irregular e isso é um grave problema para a estrela do time. E tambem já chegou aos 30. Por enquanto tem que ficar, mas o time hoje não pode mais ser construído para ele. Ele já provou varias vezes (Final da Copa do Brasil, Mazembe, Penharol) que não é sempre o GO TO GUY. Quando o Inter entender que o time não PODE ser Dale + 10 a coisa melhorará. Eu ficava com ele, MAS se houvesse uma troca com alguem quem sabe? Esse 10 do Peñarol pareceu interesante, mas não dá pra saber por causa de 45 minutos. Coloquei Verde mas quase no Amarelo.

- Andrezinho: Não acredito que tenha lugar como titular. Talvez com lesões e tal mas não quando temos outras opções. Dito isso acho que ele é jogador de grupo e que pode entrar em certas partidas e decidir como já fez varias vezes. Precisamos de jogadores para o banco, por isso não o mandaria embora ainda.

- Rafael Sobis: Infelizmente alem de ser caro quando seu emprestimo acabar ele não provou desde que voltou que é 50% do jogador que era. Ele ainda tem 1 ou 2 meses pra provar o contrario, mas por enquanto não dá mais e tá segurando a fila. (Salario +- 300 Mil)

- Leandro Damião: Mesma coisa que Oscar. Fazendo essa lista eu começo a ver o quando é velho nosso time e quanto é necessario segurar Oscar e Damião por muito mais tempo. E não temos um Pato, Walter ou Sobis 2005 na espera se ele sair.

- Ricardo Goulart: Fica pelas razões acima e ainda na verdade é um misterio.

- Cavenaghi: Não sei porque não tá recebendo chance. Pelo que Falcão fala é porque ele não tá treinando bem, mas eu insisto, coloca ele pra jogar 90 com Damião. Fica na minha opinião ainda mais com a provavel saída do Sobis.

- Zé Roberto: Outro misterio. Oitavas de Libertadores e ele tá na Bahia. Sei não. Talvez mereça mais umas chances como suplente e não muito mais que isso.

- Falcão: Tem que dar tempo a ele. Chegou em meio a uma fogueira, decisão apos decisão. E agora tem mais uma na pressão do Gre-Nal. Isso é complicadissimo! Ele merecia é ter uma pre-temporada e tal, algo que não teve nem perto de ter. Então seja lá qual for o resultado do Gaúchão o Falcão tem que ser projeto longo prazo. Eu confio nele, mesmo com alguns erros nas sunstituições contra o Peñarol.

- Diretoria: O Grande, enorme erro que ainda rende dividendos foi a manuntenção do Celso Roth apos o Mazembe. Isso atrasou o ano porque era INEVITÁVEL sua saída mais cedo ou mais tarde e com grande chances de ser nos primeiros meses do ano. Eu que não sou profissional do futebol escrevi VARIAS VEZES aqui que Roth não passava de Março ou Abril e ia nos custar Milhões de multa! Pior teriamos que começar um trabalho novo em meio a Libertadores! Falcão ou outro deveria ter começado em Janeiro...assim como foi feito com Fossati que queiram ou não saiu nos classificando pra Semi da Libertadores. Esse foi o grande erro. Eu até gosto da garra do Siegmann , gosto que ele grita. Pensei que o que ele fez no GreNal deixaria os jogadores ligados, mas parece que jogador é um bicho estranho e sem logica. Luiggi tá mais no papel de Presidente mesmo, mais distante. Em geral não dá pra aprovar nem dizer que fracassaram, é cedo demais. mas fizeram uma contratação sensacional no Bolatti e talvez no Cave se ele receber chances. Mas tão na corda bamba. O Inter não tá tão longe de ser ajeitado...só tem que fazer umas contratações e dispensas cirurgicas. Isso deveria ser o foco do Siegmann agora.
________

Só em salarios poupados, minha lista poupa R$1.450.000 por Mês...isso sem contar os em Amarelo. Dá pra usar esse dinheiro pra trazer fazer uma BAITA defesa. Elimina 8 salarios e contra 3 grandes jogadores para a defesa. Suplementa o elenco (esses 5 de diferença) com jogadores vindos da base. Win-Win situation.

Vocês podem ver que minha maior preocupação é na area defensiva mesmo que o nosso ataque esteja faltando algo. Então primeiro arruma a zaga, temos quase ninguem! Depois tenta entender porque dá dificuldade de gols. Seria a dependencia do irregular Dale? Seria o toque toque lateral? Então porque isso acontece? Seria os bolões "Ave Marias" da intermediaria do Kleber? Esses são os problemas que temos que resolver...a zaga...e a falta de gols. A zaga é facil...contrata zagueiros bons. Os gols é mais complicado..talvez uma troca soluciona tudo, mas temos que descobrir qual exatamente é o (jogador/es) problema se é que é um só.

No fim reitero minha decepção com a eliminação. Diferente de um Brasileirão onde morte vem aos pouco, na Libertadores ela é instantanea e tu nem tá preparado. Quem diria que um time com Bolatti, Guina, Tinga, Dale, Sobis, Cavenaghi, Kleber ou seja um monte de Nomes seria eliminado em casa. TRISTE. Muito triste. Ainda mais sabendo que não há garantia de participação em 2012.

Agora o foco (depois do Gaúchão) tem que ser Brasileirão 100%. Em resumo, elimina 5 ou 6 salarios grades pra contratar 2 ou 3 jogadores pra entrar no time. A libertadores deveria servir ao menos para fazer scout de possiveis contratações para o Brasileirão.