quarta-feira, maio 11, 2011

Idade Média

Sou contra preconceito de idade. Mas acredito que no futebol é importante misturar experiência com juventude. Time jovem demais tem seus problemas assim como time velho demais.

Um dos problemas atuais do Inter é que o time tá velho demais.Temos pelas minhas contas 11 jogadores que tem mais de 30 anos e a maioria terá 31 pra cima até o fim de 2011.

As vezes o problema nem é fisico com jogadores de mais idade. Chega um ponto que alguns deles talvez percam aquela vontade que tinham quando mais jovens. Estão estabelecidos, ricos, com familia, com seu jeito de ser e jogar...venceram na vida e agora estão em Cruise Control. Tem outros negocios pra cuidar. Não vão mudar seu jeito porque um novo tecnico quer. Não estou dizendo que seja o caso com um dos nossos, espero que não, mas essas coisas acontecem em todos os setores da vida. Porque não o futebol?

Acredito que por isso seja perigoso ter um time "velho demais". Uma coisa é ter 3 ou 4 jogadores acima dos 30...outra é ter 6 ou 7 em campo e 11 no elenco.

Já pesquisei e postei a um tempo aqui no blog que o auge de boa parte dos craques na historia do Futebol foi mais ou menos aos 26 anos. Quase sempre historicamente o rendimento cai bastante depois dos 30. São raros os casos que são ao contrario. Mauro Galvão por exemplo jogou na zaga e bem até os 40. Só não foi a Copa de 98 com 36 anos por teimosia do Zagallo (foi Junior Baiano), a imprensa e torcida queria ele lá. Mas Galvão é uma raridade que jogou bem aos 18 e 38 anos.

O jogadores de 30 no Inter na verdade são quase todos 31 ou mais..alguns 32, 33 e 36.Um time experiente é bom, precisamos de experiência, mas não pode ser demais.

Pior é que os 2 mais cogitados a serem vendido são Oscar e Damião que são guris ainda. Mas claro, é dificil vender alguem com 32 anos né. Outra coisa assustadora é no momento não parece que temos muitas coisas boas vindos da base prontos pra jogar.

Então fica obvio que uma renovação tem que ser feito ao menos parcialmente.A nossa zaga então nem se fala. Já passou da data de validade. Um time velho tem mais chances de se dar bem numa Libertadores do que num longo e as vezes "tedioso" Brasileirão. E nós vimos como acabou a Libertadores. Pro Brasileirão uma renovação parcial é obrigatório ou o clube corre risco de ficar fora da Libertadores 2012.

Os dias mais importantes da nova carreira de Siegmann estão logo aí adiante e não é o GreNal, é a reformulação do elenco. Quem sai e quem fica são decisões de extrema importância que vão decidir o futuro do Inter.

PS: E que seja apenas boato que o Inter renovará com D'Ale por 600 Mil por mês. Se for o caso, podem anotar aí que com essa tendencia o Inter vai falir em alguns anos. Tu não pode pagar tanto dinheiro assim para um jogador no Brasil, ainda mais um jogador acima dos 30 que nem sempre rende. Se o Inter pagar mais que o que ele já ganha será um GRAVE ERRO da diretoria. E se tu paga 600 por Dale outros medalhões vão querer 300, 400, 500...e aí gente preparem se por 2 decadas de desastres. O Inter tem que gastar dinheiro inteligentemente.

Idades até o fim de 2011
Bolivar 31
Indio 36
Rodrigo 31
Sorondo 32
Kleber 31
Guinazu 33
Tinga 33
Glaydson 31
D'Alessandro 30
Zé Roberto 31
E Lauro 31 mas que para goleiro não é ruim.

E o video do dia é do grande Cazuza (que morreu aos 32) cantando Medieval.