sexta-feira, maio 27, 2011

30 A TAL HIERARQUIA

Um dos maiores problemas do futebol atual, é a chamada hierarquia de vestiário. Falcão chegou ao Inter e em sua coletiva de apresentação falou sobre o assunto. Era o indício de que ele cometeria os mesmos erros dos treinadores anteriores...

O que é hierarquia de vestiário? Como se mede isso? É pela idade do jogador? Pelo tempo que ele está no clube? A influência e liderança (positiva ou negativa) que um jogador tem sobre os outros? Isso não importa. O que realmente importa é que isto está se tornando algo mais importante que a bola em si. Hoje a escalação se dá mais pela tal hierarquia do que pela bola de cada um. Alguém, aí tem dúvida que o Oscar joga mais que o Tinga? Porque os zagueiros escolhidos são sempre os mais velhos, os líderes, e não os jovens Moledo e Romário que por sinal é de seleção... Muitos se enganaram pelo último jogo do Juan, inclusive Falcão elogiando o garoto... Então porque Rodrigo volta ao time? Se Juan foi tão bem, porque não fica no time?

Daniel está no Beira Rio há 90 anos, nunca jogou nada, é inimigo da bola e marca muito mal. Lembram em 2009, quando ele na vila tomou uma entortada do Kleber Pereira, em um jogo 3 x 3 que AlecGol fez 3? No último jogo tomou o mesmo drible de um fraldinha do Santos e tomamos 1 a 0... Porque ele continua jogando? Porque Glaydson não recebe uma chance? Ou o tal filho do Winck?

Em 2008, na Sul-Americana começou a surgir um 1º volante alto, passos largos, técnica apurada... Era Sandro. Caso Edinho não tivesse sido vendido, Sandro estaria até hoje acompanhando os jogos do colorado do banco de reservas, sob alegação da tal hierarquia...

Agora, Inter e Ceará... Oscar será reserva... No treino o meio foi Bolatti Guina Tinga e Dale. Dale foi expulso, Oscar entrou e fez 2 gols... Dale volta naturalmente ao time e Oscar? Ao banco, pois Paulo César Tinga, 30 e todos anos, muitos serviços prestados ao time, meu ídolo sim, autor do gol da primeira Copa em 2006, precisa jogar. Devido a hierarquia Tinga não pode ir pro banco de um jovem de 19 anos, ele precisa jogar ou o vestiário irá rachar... Ano passado o mesmo acontecia com Giuliano. Este era banco de Tinga, que infelizmente desde que voltou ao Inter jogou pouco.

Qual a solução? Acabe-se com a hierarquia e joguem os melhores, ou se livrem dos medalhões para que os melhores joguem. Será que não rola um troca-troca, mandando Índio, Tinga, Rodrigo, Daniel, Espetacular, Renan, Bolívar e Guinazu para as Arábias para ficar com Sobis?

A tal hierarquia... está estragando o futebol...


30 Comentários:

Carlos - Porto Alegre disse...

Alta Hierarquia, isto tem que ter fim!!

Wallau, teu texto tava indo tão bem, mas pecaste na última parte: mandar todos aqueles pra Arábia pra deixar o Sóbis aqui? Ele é meu ídolo, serei eternamente grato, mas não ta rendendo nada, e tu quer que fique por que? Alta Hierarquia? Um pouco contraditório, mas bom texto!

Felipe Wallau disse...

Ainda acho que Sobis tem salvação... Nilmar também demorou mais de 1 ano pra voltar a jogar após as lesões de joelho... se ele voltar pra arábia encerre carreira...

Carlos - Porto Alegre disse...

Ok, mas a questão é que o Sóbis ainda não mostrou sinais de recuperação, mesmo já estando há quase 1 ano no Beira-rio. Serei igualmente contraditório agora: também quero que ele fique (mas não a preço de ouro!).

O Doutrinador disse...

Tinga , Guina e Bolatti.... Se fosse o Roht que fizesse isso iam cair de pau em cima dele. O Tinga não funciona como armador!
Os Jogadores que optam por jogar nas 'Arábias' atrás dos petródolares abrem mão de jogar futebol competitivo. Olha o Emerson Sheik que não sai do DM. O mesmo ocorreu com o Sóbis, não é nem sombra do jogador que saiu do Beira Rio tempos atrás. Claro que ele tem potencial, claro que é bom jogador de grupo , mas tem o custo/benefício: os milhões de euros que estão pedindo por ele não compensa o risco do investimento na minha opinião.

colorado-RN disse...

Esperar algo do Sóbis???Passado por passado fico com o Tinga!!! O Sóbis jogou meia dúzia de excelentes partidas em um passado longíncuo. Desejo a ele uma boa viagem pras arábias.

Pablo Faria disse...

Sobre Damião, não me estresso antes do anúncio oficial. Imprensa é foda!

Zooworld disse...

concordo plenamente contigo felipe !!
Belo texto !!
Sinceramente o bolivar so conseguiu jogar no inter devido essa tal hierarquia pq futebol ele nao nunca teve !!
Cheguei a conclusao que temos que cobrar da direcao . pq se trocamos os tecnicos e os ruins continuam a jogar , tem algo errado deve ser a hierarquia da direcao tb !!

Marcelo em Floripa/SC disse...

Concordo que o Sóbis é caro... Investe esta grana em um L.Direito e aposta no Gilberto.

Mas colorado-RN, meia dúzia de partidas??? O Sóbis fez só DEZENOVE GOLS no Brasileirão de 2005, além do "Sóbis, sóbis... arghhhhhhhhhh" depois de voltar de lesão...
Sds. Coloradas!

m.rodrigo.oliveira disse...

Eu também vejo essa questão de escalarem por posição na hierarquia do vestiário.

Só não acho adequada a comparação do Oscar com o Tinga. Eles não são da mesma posição. E o Tinga, inclusive, foi o melhor em campo diante do Santos.

Felipe Wallau disse...

Tinga foi o melhor em campo segundo alguns, mas quem deu passe pro gol foi Oscar...

Marco disse...

Se Sóbis tivesse feito apenas quatro gols pelo Inter, já valeria todos os milhões que investimos nele:

1 contra o Cúrintia, naquele jogo em que fomos esbulhados no BR-2005;

2 na final da LA-2006, no Morumbi;

1 na semifinal da LA-2011, no Beira-rio.


Porém... não está jogando nada, se for para renovar o empréstimo até junho-2012, ok.

Caso contrário, valeu, abraços e muita felicidades no deserto futebolístico.

Marco disse...

Não assisti o jogo, mas a maioria aqui falou que o melhor foi o Zé Roberto.

Dizem que arrebentou.

Falaram bem, também, do próprio Tinga e do Juan.

Falcão disse, recentemente, que manteria Andrezinho titular porque entrou e jogou bem. Disse que se o substituísse, "perderia o vestiário" (sic).

Massssssssssssss....

JUAN jogou muito bem contra o Santos (opinião geral) e agora cede o lugar para o zagueiro de pimbolim (Rodrigo gazela)?

E não perde o vestiário, por quê????


Ahhhhhhhhhh.... a tal da hierarquia... tendi... tendi...

Klaus disse...

Marco.

Esqueceste do Gol na final da Libertadores no ano passado quando estávamos perdendo em casa...

E concordo: Nilmar, muito malhado aqui e muitas vezes chamado de ex-jogador, demorou 1 ano e deu a volta por cima.

Klaus disse...

1- Oscar no banco do Andrézinho é absurdo. Agora ele virou reserva do Tinga (e olha que eu gosto dele)!
Quem tinha que ser ser titular virou terceira opção!!!

2- Juan no banco para o Rodrigo é PALHAÇADA!


Continua tudo igual!!!


Os guris preteridos pela PANELA!!!


Entra treinador, sai treinador, entra jogador, sai jogador e a FORMA É A MESMA!!!


O que não mudou?


Aí está a solução!

Rubens Borges disse...

Daí, quando o Zé tava jogando bem, tinha que sair pra dar uma chance pro Sóbis, que ainda não tinha dado motivo nenhum pra ser titular.

Quer dizer, hierarquia é ruim quando tira um jogador que eu gosto do time. Quando entra um que eu não quero, mesmo que esteja jogando bem, volta a hierarquia? Parece que é assim que funciona

Ramon Dongo disse...

O problema é esse hierarquia determinada pelo bruxismo/empresários...

Se fosse hierarquia baseada no futebol tudo bem.

Celso disse...

ATENÇÃO

http://www.inter2000miranda.blogspot.com/

o BLOG DO MIRANDA deve ser lido, especialmente o ultimo post.

Será que o Manticore não é o Miranda?

Gabriel disse...

O problema eh que Sobis nao esta jogando bosta nenhuma. A unica coisa boa que ele fez desde que voltou foi aquele gol contra o time do Chaves... e soh!

Ike disse...

vendo ponte preta e vila nova

luis fernando , camisa 10 do vila nova - trazido do guarani mg, anotem esse nome

....e gol do ricardo jesus, que já tem 3 gols em 2 jogos e no INTER NUNCA teve chance

vítima da nossa hierarquia????

Jardel Marchiori disse...

Pensei que com a chegada do Falcao o inter ia dar uma energizada. Nao aconteceu nada. Piór de tudo: a culpa nao era toda do Roth nao. E ja to achando que com o Roth o inter nao perdia pro Penharol. Eita vida.

Zooworld disse...

Po pessoal ta na cara que a direcao ( empresarios ) e o problema !!!

Ta certo que os jogadores tem um percentual , mas a maior parte e desse bando de gatuno que ta embrenhado no beira rio !

Ike disse...

No INTER do tempo do Falcão jogador existia hierarquia - mas se jogador se arrastasse em campo, fosse quem fosse, a chapa esquentava no vestiário.

Reza a lenda que mario sérgio, jair e outros cariocas volta e meia tomavam uns tapas no vestiário do figueiroa, do claudio duarte pra se ligar no jogo

Pelo jeito falcão estava lá mas não aprendeu nada

Ike disse...

Falcão orienta cruzamentos para Glaydson e Daniel
Treinador tem trabalhado fundamentos com o grupo colorado


trabalhar fundamento com glaidson , 45 anos e daniel, no beira rio desde os 10 anos apanhando da bola.

se não aprenderam a cruzar até hoje...

Já dizia a minha vó: cavalo velho não aprende truque novo

Henrique Marks disse...

Pra mim, o problema do Falcão está em algumas escalações ruins, e nas suas trocas durante o jogo que, à exceção do greNAL atentam contra o que ele mesmo diz.

Mas eu estou começando a achar que a coisa está entrando nos eixos.

Comando do Grupo.
Conserto da defesa.
442 em campo.
Chance aos novos jogadores.
Lista de dispensas das nabas.

Quero ver amanhã, mas eu já me arrisco a dizer que acho que teremos um bom jogo do Inter, e a volta do otimismo.

Não concordo, em tese, com Bolatti, Guina e Tinga no meio-campo. Mas o Falcão pode estar colocando para jogar Guina e Tinga juntos, visto que em alguns dias já teremos que liberar o Bolatti.

Eu entendo o Falcão, quando coloca o Daniel. Não quer queimar o jogador. Mas, sinceramente, o Daniel é MUITO FRACO. Quando a gente acha que ele melhorou um pouquinho (muito pouco mesmo) ele comete um penalti IMBECIL num jogo fora de casa.

Depois do Ceará, pegaremos o américa de Minas no Mato Grosso, provavelmente com torcida a nosso favor. É MUITA CHANCE de começar bem o campeonato, pois na quarta rodada voltamos ao Beira-Rio.

Uma mensagem de otimismo frente a tanto descrédito. Eu gostaria de ver mais de vinte mil colorados amanhã no Beira-Rio, mas a torcida parece tão morna as vezes. Vamos ver.

Klaus disse...

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2011/noticias/0,,OI5154103-EI17896,00-Bahia+faz+proposta+para+ter+Keirrison+e+mira+Alex+Silva.html

Eu tentaria trazer o Keirrison para o Inter.

Leonardo disse...

Eu tbm concordo com o cara ali de cima.

Eu esperava muita mudança com a chegada do Falcão, mas por enquanto é decepção total.

Até agora não tem nenhuma diferença do q fazia o Roth,

e o Roth pra mim ainda tah com vantagem pq colocava o Oscar de titular e ainda acho q passava pelo penarol.

Leonardo disse...

É foda.

Nos ultimos anos o Inter ganhou tudo e ninguem no Brasil reconhece, e agora esse santos q tirando o neymara eh soh pregado em campo é badalação total.

"O tal esperado encontro Barcelona e Santos"

Não vi ninguem falar da copa audi.

Qro como vai ser se esse santos perder essa libertadores.

Jonatammm disse...

Tinga deixa o meio campo mais encorpado, mais marcador. Acho que o Inter não pode jogar com Oscar e Dale no meio, fica muito aberto.

Futebol não é só ataque, e do outro lado tem outro time.

Mas pra quem quer ver pelo em ovo, Tinga joga por que tá dando carteirasso.

E hoje em dia falar que o cara com 32 anos está velho pro futebol é uma baita bobagem.

Flávio - em Brasília disse...

Leonardo,

tão esperando o encontro Santos e Barcelona, mas vão ver Mnchester United e Velez! kkkkkkkkk

Anderson Pereira da Silva disse...

Ótimo texto, você é um grande escritor. Concordo e ja venho percebendo isso no Inter ha um bom tempo.
Abraço,
Parabens pelo blog

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]